FCP e SLB sentiram… 

OPINIÃO20.09.201801:23

Campeão e vice-campeão de Portugal face a vice-campeão e campeão da Alemanha. Assim, arrancou a nossa Champions. Desproporção de forças? Nadinha em Gelsenkirchen (este Schalke, que foi 2.º na Bundesliga, mas a 24 pontos do monstro Bayern!, ia agora apenas derrotas somando). Num despique chato, muitíssimo físico/atlético - duvido que outra equipa portuguesa resistisse… -, o FC Porto mostrou claríssima supremacia em qualidade técnica. Empate soube a pouco. Na Luz, outra dimensão… do Bayern. Muito outra! Chama-se classe. Benfica bem taticamente, amiúde sugerindo taco a taco (Odysseias com escasso trabalho); mas, nos decisivos pormaiores, a diferença ditou lei. Este Bayern possui um dos 3 melhores plantéis do mundo; com Neuer, Kimmich, Boateng, Hummels, Alaba, Javi Martínez, James Rodríguez, Robben, Ribéry, Lewandowski e mesmo Renato (menino que, lá está, como tantos outros, não houve poder financeiro para segurar em Portugal), mais lesionados, como Thiago Alcântara, e sendo Muller suplente (!), forma constelação de galáxia inacessível a lusitanos - e, frise-se, não só…            

REGRESSA o campeonato. Benfica, SC Braga e Sporting no topo (3 vitórias, 1 empate), 1 ponto à frente do FC Porto campeão e do… Marítimo. Entretanto, no arranque da Taça da Liga, dos candidatos ao título nacional, só o FC Porto não venceu (empate, em casa, com o Chaves) - talvez não mera coincidência com a atual classificação no campeonato…


Parêntesis para pormaiores na Taça da Liga: aproveitada por quase todos os técnicos para dar tempo de jogo aos menos utilizados (Peseiro quase não o fez, decerto por urgência em sedimentar modelo de jogo e consistência de titulares), lógico que também o CA aproveite para lançar alguns novatos - só que correu muito mal no Dragão (Vítor Ferreira: 3 penáltis por assinalar! -ou 4, dois para cada lado?) e muito mal correu na Luz (Rui Oliveira: entre cartões amarelos absurdamente exibidos e outros que muito se justificavam e ficaram no bolso, puro caos disciplinar!). Em Alvalade, o experiente Manuel Mota foi traído por auxiliar: fora de jogo inexistente no lance que daria golo do Marítimo, logo se seguindo 2-0… Óbvio: árbitros, auxiliares inclusive, iniciando-se na alta competição mais necessitam de amparo do VAR - pago pela Federação. Mas esta é Taça… da Liga. Apelo à Liga: faça investimento; esta bem-vinda Taça não deve ter marca de competiçãozinha.  


Foi longo o meu parêntesis…


Braga, prato forte da 5.ª jornada. Abel Ferreira e José Peseiro parecem ir conseguindo afinar as suas equipas, cujas exibições têm sofrido tremeliques (nos bracarenses, brevíssima escala europeia foi mesmo catastrófica!). Aliciante confronto entre SC Braga - presidente persiste em vê-lo campeão - e Sporting - galvanizado por ressurgir de terramoto - tem a grande importância de ir mostrar níveis dessa afinação… Potenciando entusiasmante embalagem, ou angústia de estagnação, quiçá retrocesso.


Setúbal, outro marco desta jornada e das possíveis consequências. Simples: com todo o respeito devido ao Vitória, o FC Porto não pode tropeçar outra vez…


Benfica? Na Luz, perante Aves que ainda só 1 ponto conseguiu, enorme surpresa provocará se desmentir ser a equipa com mais consistente rendimento - fruto de aceleradíssima, e vitoriosa, preparação com meta no acesso à Champions e nos soberbos €43 milhões, como mínimo…  



CASTIGOS. Enfim!, começaram a chegar, não limitados a multazinhas. De súbito, jogos sem espectadores e respetiva receita. Assim o IPDJ puniu o Benfica por não legalizar claques (guerra interna neste Instituto do Estado é curiosa estória… muito vasta). E também assim o Conselho de Disciplina puniu SC Braga, Benfica e P. Ferreira, por péssimo comportamento de adeptos. Porquê só agora? Presidente do CD explicou: regulamento da Liga (obra dos clubes) determina ser a punição após 2 multas por idêntico motivo: interrupção do jogo. Que fica deste estremeção? Premente necessidade de mais responsabilizar os clubes/SAD, de haver firme registo de adeptos membros de claque oficializada (indivíduo a indivíduo) e de, sobre cada infrator, haver dura ação… criminal (muito importante: câmaras de vigilância). O secretário de Estado do Desporto afirma que nova Lei de Segurança está pronta e será votada na AR. Essencial: os tribunais passarão a condenar com inibição de entrada em estádios e obrigatoriedade de apresentação numa esquadra à hora do jogo. Eureka! Há largos anos, a Grã-Bretanha assim liquidou os seus hooligans no futebol…