De Barcelos a Eindhoven

OPINIÃO22.08.202107:00

A segunda parte frente ao Gil Vicente foi de total domínio da equipa de Jorge Jesus - que mexeu bem, e a tempo, na equipa!

Barcelos é uma cidade com história e o seu símbolo mais marcante é o seu Galo, ligado a uma lenda em que a justiça , e o seu sentido profundo de equidade, está sempre presente. Eindhoven é a cidade da Philips, e por isso o Estádio do PSV  designa -se Philips Stadion. São quase dois mil quilómetros  de distância e no destino joga-se o futuro próximo, seja em termos financeiros seja em termos de competitividade desportiva, do Benfica. Deste concreto Benfica! Ontem em Barcelos o Benfica venceu com toda a justiça. A segunda parte foi de total domínio da equipa de Jorge Jesus - que mexeu bem, e a tempo, na equipa  ! - e que culminou com um fantástico golo de Grimaldo. Esta vitória evidencia que este Benfica está a crescer, está bem melhor do que na época passada e a fazer-nos acreditar no  acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Assim depois Barcelos, e desta segunda parte, vamos a  Eindhoven para ganhar!

Se o Benfica joga terça feira o relevante acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, na próxima  quinta-feira Paços de Ferreira e Santa Clara lutam pela presença na fase de grupos da nova competição da UEFA, a Liga Conferência . E ambos os clubes jogam em Londres e em Belgrado com um golo de vantagem  e podem  legitimamente sonhar com esta nova, e diferente, Europa do futebol. A vitória do Paços de Ferreira perante a forte equipa agora liderada por Nuno Espírito Santo levou muitos (as) adeptos(as) do Tottenham a descobrir uma cidade e um clube de Portugal. O que mostra a força do futebol. Tal como, em outro prisma, a derrota do Partizan de Belgrado - e sempre a Sérvia como referência - frente ao Santa Clara, o clube de excelência dos fantásticos Açores, da extraordinária Ilha de São Miguel e da acolhedora e atrativa cidade de Ponta Delgada, não deixou de merecer a devida atenção aos milhares de adeptos do histórico clube sérvio. E com estas duas vitórias, e também obviamente a do Benfica, Portugal está apenas a um empate do quinto lugar do ranking da UEFA e, logo, não só de ultrapassar a França mas, acima de tudo, de legitimamente sonhar com a entrada de três clubes na fase de grupos da Liga dos Campeões. E, assim, se mostra que a Liga dos milhões se constrói com pontos dos grandes e igualmente pontos dos pequenos! Que são enormes na vontade e na entrega, na força e na fé. E, por tudo, Paços de Ferreira e Santa Clara merecem, e o conjunto das respetivas estruturas, um palavra de agradecimento e outro de muito estímulo.

Meité foi titular na vitória do Benfica frente ao Gil Vicente, ontem, em Barcelos

Permitam-me um olhar para o outro lado do Atlântico, em concreto para o Brasil. Sem esquecer o drama dos salários em atraso que levaram  o competente José Peseiro a demitir-se da liderança da seleção da Venezuela. No Brasil, e depois do êxito extraordinário de Jorge Jesus no Flamengo  e da sabedoria reconhecida de Jesualdo Ferreira no Santos, e das conquistas - que se repetem - de Abel Ferreira no Palmeiras, está a afirmar-se, em Curitiba, capital do Paraná, e no Club Athletico Paranaense, o António Oliveira. Jovem treinador, exemplar cidadão, estudioso do futebol e , acima de tudo, um Homem de Família. Sim, o António Oliveira, que foi profissional de futebol, cresceu, e bem, ao lado de um Grande Senhor do futebol português: António Oliveira, o grande Toni. Sei que tudo fez e tudo faz para ajudar o Filho a crescer, a progredir como treinador, a afirmar-se como profissional de excelência. Sei que continua a sofrer  em cada jogo, em cada momento de derrota, em cada instante de desânimo. Como conhece, como poucos, o mundo do futebol - e em particular, o mundo cão do futebol - não deixa de apoiar, não deixa de se entusiasmar com as conquistas, não deixa de sofrer com as injustiças! Na madrugada  da passada quinta-feira acompanhou, certamente, a épica vitória da equipa  liderada pelo seu Querido Filho face à LDU de Quito e, logo, o apuramento para as meias finais da denominada Copa Sul -Americana e onde defrontará o Peñarol, esse clube com história, e histórico, do Uruguai. Acredito que António Oliveira chegará à liderança técnica de uma equipa da Liga Portugal. E sei bem que seus Pais , e em particular o nosso Querido e Bom Amigo Toni, lhe darão um apertado abraço. Pelo que fez, pelo que é, e, logo, por saber agarrar o futuro. Boa sorte em Curitiba ! Felicidades profissionais e pessoais António Oliveira!

O Barcelona tem uma dívida impressionante: 1350 milhões de euros. Mas o Tottenham tem uma dívida de 1814 milhões. E o Chelsea de 1378. E o  Manchester United de 1211. E o  PSG de 1044.  O Real de Madrid de 950 . O Inter de 915. O Atlético de Madrid de 886. A Juventus de 851. Tudo em milhões de euros . Todos eles estão na génese da Superliga, por ora, digo,  paralisada! O Barcelona, em parceria com a Goldman Sachs  formalizou , esta semana , uma operação de financiamento de €455 milhões a dez anos e que lhe permite uma liquidez imediata, o que determina que se  liberte  de um sufoco de tesouraria que o estrangulava. Como se percebeu com o caso Messi! E deu como garantia… os direitos televisivos! Tudo similar do lado de lá e do lado de cá do Guadiana!

Vamos, agora,  a um roteiro gastronómico como temos feito nas últimas semanas.  Com o regresso a Lisboa é a retoma da Cave Real, com tertúlia alargada à quarta, e combinando as gambas à Brás com uns enchidos de Trás os Montes que, mesmo neste quente Verão, nos levam, com um CARM, a um delicioso manjar. Com o Alberto e o Albino, o João e o Paulo, o Nuno e o Armando. Mas mais a Norte , para lá do Douro e das suas pontes, nada como visitar o Ó Mar  ali em Matosinhos. As nossas pupilas gustativas viajam entre umas pataniscas de bacalhau crocantes e uns filetes de sardinha  com coentros. Mas, surpresa, somos brindados, para provarmos (!!!) , com uns  bifes de presunto com arroz de feijão! Divinal ! E para terminar, tal como ocorre com este artigo, um pudim de laranja… com um cálice de vinho do Porto. E terça feira próxima , lá perto das dez da noite, espero brindar com esse néctar de Portugal,  a presença do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões! À vossa saúde!