Benfica está rico!
MAIS de 2 meses até que os plantéis fiquem, enfim!, definidos. Porém, a temporada oficial do nosso futebol arrancará 3 semanas antes - e há pré-eliminatórias na Champions (FC Porto) e na Liga Europa (V. Guimarães e SC Braga). Férias, agora, é o que não têm dirigentes e empresários. Mesmo para treinadores e vários futebolistas, ainda que na praia, os telemóveis não param… Alvoroço na preparação (exigente e… crucial) da próxima época. Realidades e sonhos: tempo de esboçar perspetivas (podem mudar pouco depois deste texto estar escrito…).
BENFICA. Está rico! (à escala lusitana). Fabulosa transferência do miúdo João Félix: €120 milhões!!! (a receber em quantas parcelas/quanto tempo?). Mais os 38 milhões vindos do Wolverhampton, por Jiménez, os 19, do Guangzhou, por Talisca, e os 12 do Frankfurt, por Jovic se mudar para o Real Madrid. Abata-se comissões; ainda assim, e com exagero nelas!, o encaixe atinge, pelo menos, 150 milhões! Mais entrada direta na Champions: garantia de 40/45 milhões, como mínimo (na época anterior, a carreira do FC Porto valeu 80 milhões!).
Portanto, receitas extraordinárias do Benfica já estão nos 200 milhões! E pode não ficar por aqui… se Carrillo sair definitivamente (10/15 milhões?) e/ou se algum clube se interessar a sério pelo talento (competitivamente adiado) de Zivkovic, por exemplo. Previsto adeus a Fejsa não terá significativa contrapartida financeira.
Benfica campeão e, de súbito, rico! Tem, pois, condições, muito superiores às habituais, para segurar continuidade de Rúben Dias, Grimaldo, Rafa, Pizzi, Ferro, Florentino… - e a de Cervi, se sobre ele não tiver dúvidas…
Claro que necessita de reforços: 2, ou 3, pontas de lança a sério (adeus a João Félix e, quase de certeza, a Jonas…); quiçá defesas laterais (parece evidente!; mas Vieira garantiu que não!) e um defesa central. E tanto se tem falado de o Benfica querer outro guarda-redes…
Salvio decidiu deixar saudades da sua classe, tão fustigada por lesões - e não faço nem leve ideia do extremo já contratado, vindo do Al Ain: Caio Lucas. Sobre outro extremo (a confirmar), o menino Pedro Neto, internacional esperança (há 2 anos, saiu do SC Braga para a Lazio, dizem que por 17 milhões!), tenho ideia de possuir bom potencial.
Por muito forte investimento que faça, não creio que o Benfica despenda sequer metade dos tais 200 milhões que já garantiu encaixar. Se, para além de forte, o investimento será bom, isso só o tempo dirá (há um ano, de 9 aquisições, apenas 2 se impuseram: Odysseas e Gabriel).
FC PORTO. Saídas de Militão e de Felipe valeram entrada de €70 milhões (50+20). E a conta bancária portista já inchara com os 80 milhões conquistados na Champions. Portanto, mau grado mais um ano sob alçada financeira da UEFA, dinheiro disponível não é escasso. Problemão está nisto: para além do adeus à, quanto a mim, melhor dupla de defesas centrais em Portugal, também deixará de haver Casillas; tal como, ao que tudo indica, a enorme capacidade competitiva de Herrera (em todas as posições do meio campo!) e o invulgar talento de Brahimi. Meia equipa titular! Nada tendo de improvável a perda de outra chave-mestra no possante futebol à Sérgio Conceição: Marega, desde há um ano híper desejoso de rumar a Inglaterra. Aquisições? Até ver, apenas Saravia, defesa direito argentino (duro falhanço em última hora: Bruma, avançado no qual vejo pujante talento). Regressam o médio Sérgio Oliveira (Herrera…), o extremo Galeno (Brahimi…) e o central Osorio - este para discutir com os jovens (muito prometedores) Diogo Leite e Diogo Queirós a importantíssima dupla com Pepe; e regresso de Marcano estará na calha? Continua a não se vislumbrar alternativa ao precioso Alex Telles… Gritante: SOS por guarda-redes!
SPORTING. Crucial: quantos milhões pela, tão dolorosa quanto inevitável/necessária, perda do líder Bruno Fernandes? Emprestado Gudelj (foi importante) também parte - mas Battaglia deverá recuperar de grave lesão e Doumbia deu indicações de mais-valia. Aquisições feitas: defesa direito (Rosier), experiente defesa central (Luís Neto), avançado (Vietto). Decerto regressará outro avançado, a grande promessa Gelson Dala. Por definir: Acuña e Bas Dost ficam? Resposta importantíssima…