Anda bater, tu bates bem

OPINIÃO23.06.202107:00

A esperança de que William Carvalho corte o bigode e Fernando Santos deixe de fumar

ANDA bater, tu bates bem», disse Ronaldo para Moutinho no desempate por penáltis com a Polónia no Euro-2016. A frase tornou-se viral e, cinco anos volvidos, é até slogan publicitário. Ao ouvi-lo por estes dias lembrei-me logo do selecionador nacional e da forma como tem sido criticado. Uma espécie de Anda bater no Fernando, tu bates bem. OK, cá vai então a minha paulada: o Portugal-Alemanha foi o jogo mais visto na televisão portuguesa este ano, mas a dada altura deu a sensação que Fernando Santos era o único que não estava a assistir, de tal forma que, ao minuto 63’, quando Joachim Low tirou Gosens (sim, parece um nome de código dos beneficiários dos sacos azuis do GES), a coisa soou quase a cortesia profissional.
Pronto, o engenheiro teve um dia mau (OK, muito mau), e o problema nem foi Portugal querer a lua, foi estar no mundo da lua, mas agora deixem-me dizer também que se Fernando Santos tem «orgulho em ser motorista desta equipa», eu tenho orgulho em ir no autocarro, conduzido por ele, juntamente com mais 10 milhões de selecionadores portugueses (e virologistas, como brincava Goretzka). Não é dívida de gratidão, é reconhecimento de competência. Por isso, apesar do despiste, anda conduzir Fernando, tu conduzes bem. O importante é que Portugal passe aos oitavos e possamos manter a esperança de William Carvalho cortar o bigode e Fernando Santos deixar de fumar (por esta ordem de importância).
Uma última palavra para o nosso CR7 e a rábula das garrafas: eu também acho que ouvir Maria Leal é capaz de não fazer bem à saúde, mas se entrar em casa de alguém e estiver a tocar não vou desligar o rádio. Enquanto não inventam um Euro  com snacks biológicos e sumos naturais nas conferências, imagina que os jogadores franceses são garrafas de Coca-Cola e anda bater Ronaldo, tu bates bem. E por favor certifica-te de que não recusaste dar a camisola a algum jogador da seleção francesa nos últimos tempos...