Sérgio Arteta e Jurgen Conceição

OPINIÃO22.11.202105:55

Que une os dias 20 de março de 2021 e 20 de novembro de 2021? Sim, oito exatos meses de diferença, mas não apenas

O futebol português puxou de todas as espingardas para, a 20 de março deste ano (e nos dias e semanas seguintes), disparar sobre Paulo Sérgio e Sérgio Conceição, treinadores de Portimonense e FC Porto. Ambos tiveram, nessa jornada 24 da Liga, atitudes menos bonitas, atirando sucessivas bocas um ao outro: ‘Agora queres mandar nos árbitros? Tens a mania que mandas nesta m... toda. És um palhaço!’, atirou um. ‘Estás a falar comigo? Olha que eu não sou igual aos outros, tu comigo falas baixinho, pianinho, eu não sou como os outros com quem fazes o que queres’, disse o outro. ‘Falo contigo como eu quiser, c...!’, replicou o primeiro. ‘Oh anão do c...! Comigo baixas a bolinha, ouviste?’, disse o segundo. O árbitro, enquanto ambos cresciam um para o outro, expulsou os dois treinadores. No final do jogo, ambos pediram (e bem) desculpa pela conduta.
 

AS virgens ofendidas surgiram debaixo de cada pedra e por dentro de cada artigo de opinião, sobretudo implicando com as sucessivas atitudes menos próprias do treinador do FC Porto e, por arrasto, do próprio futebol português: ai, meu Deus, isto só acontece em Portugal; ai, meu Deus, o futebol português está ao nível da América do Sul; ai, meu Deus, que coisa terrível; ai, meu Deus, o Sérgio e o Paulo são grandes indisciplinados; ai, meu Deus, o Sérgio é sempre a mesma coisa
 

Árbitro Michael Oliver mostra cartão amarelo a Jurgen Klopp e Mikel Arteta, em Anfield

ANTEONTEM, porém, no Liverpool-Arsenal a contar para a jornada 12, os treinadores Jurgen Klopp e Mikel Arteta fizeram exatamente a mesma coisa: braços levantados um para o outro, palavrões de banco para banco (em alemão, espanhol ou inglês, é a dúvida) e, quase, quase, peitaça contra peitaça. Do alto do seu 1,91 metros de altura bem poderia ter sido Klopp a chamar anão (ou enano ou dwarf ou zwerg) ao pequeno Arteta com apenas 1,76 metro. Tiveram de ser separados e fizeram lembrar as cortesias entre José Mourinho e Arsène Wenger, por exemplo. No final do jogo, Arteta explicou: «Limitámo-nos a defender as respetivas equipas. Não foi nada de especial. Dei-lhe os parabéns pela vitória.» Klopp também não valorizou o problema: «O árbitro esteve bem, sei que mereci o amarelo.» 
 

NOS dias e semanas seguintes, não se ouviu lamúrias em inglês/espanhol/alemão: oh my God, this only happens in England; oh my God, english football is at the level of South America; oh my God, what a terrible thing; oh my God, Mikel and Jurgen are great undisciplined people; oh my God, Jurgen is always the same thing. Foi mau a 20 de março de 2021 como foi mau a 20 de novembro de 2021. A diferença é que o primeiro nome de Arteta não é Sérgio e o último de Jurgen não é Conceição.