Dois portugueses no onze do ano da FIFPRO (com um dado histórico)
Vitinha e Nuno Mendes fazem parte do onze do ano da Federação Internacional de Associações de Futebolistas Profissionais (FIFPRO), votado por mais de 20 mil futebolistas profissionais de 68 países.
A presença da dupla portuguesa do PSG reflete o domínio dos parisienses, representados nesta equipa por quatro jogadores, mais Gigi Donnarumma, guarda-redes que deixou Paris e assinou pelo Manchester City no verão.
Além do trio, Ousmane Dembélé, o Bola de Ouro de 2025, e Achraf Hakimi são os restantes atletas do PSG eleitos para o melhor onze do ano. Fica assim mais uma coroação para uma equipa que venceu a Ligue 1, a Taça de França e a UEFA Champions League na temporada transata.
Lamine Yamal é um de dois representantes do Barcelona – o outro é Pedri –, ele que faz história: aos 18 anos, é o futebolista mais novo de sempre a figurar neste onze.
O jovem extremo bate o registo de Kylian Mbappé, presente na equipa do ano da FIFPRO em 2018, com 19 anos.
Mbappé e Jude Bellingham são os dois jogadores do Real Madrid presentes. Cole Palmer (Chelsea) e Virgil Van Dijk (Liverpool) completam a eleição.
This is the 2025 FIFPRO Men's #World11, voted by players worldwide.
— FIFPRO (@FIFPRO) November 3, 2025
🇮🇹 Gianluigi Donnarumma
🇲🇦 @AchrafHakimi
🇵🇹 Nuno Mendes
🇳🇱 @VirgilvDijk
🏴 @BellinghamJude
🏴 Cole Palmer
🇪🇸 @Pedri
🇵🇹 @Vitinha
🇫🇷 @DemBouz
🇫🇷 @KMbappe
🇪🇸 Lamine Yamal pic.twitter.com/yDeqAfQz2y
Por último, refira-se que além de Vitinha e Nuno Mendes, havia outros dois internacionais portugueses nomeados para este prémio: João Neves, também do PSG, e Cristiano Ronaldo, do Al Nassr.
A votação, refira-se, foi referente ao período entre 15 de julho de 2024 e 3 de agosto de 2025 e cada jogador pôde votar num guarda-redes, três defesas, três médios e três avançados. A última vaga foi atribuída ao jogador de campo seguinte com maior número de votos, independentemente da posição.