Ciclismo Iúri Leitão campeão mundial de omnium! (vídeo)
O português Iúri Leitão garantiu um dos maiores feitos internacionais em pista ao sagrar-se campeão mundial de omnium, em Glasgow, Escócia.
O já campeão europeu e mundial de contrarrelógio da categoria júnior, em 2014, conquistou o título com 187 pontos, mais dois em relação ao francês Benjamim Thomas e 14 para o japonês Imamura Shunsuke, medalhas de prata e de bronze, respetivamente.
«É hoje mais um dia histórico para Portugal! Campeão do mundo de omnium. Ainda não acredito que isto está a acontecer!», reagiu o português nas redes sociais. «É absolutamente incrível a sensação de vencer o Campeonato do Mundo de omnium!»
Iúri Leitão começou por vencer as duas primeiras provas do omnium, o scratch e o tempo, para depois concluir na segunda posição a perseguição e defender-se muito bem na decisiva especialidade de pontos.
«As oportunidades apareceram nas duas primeiras corridas, porque estava no sítio certo, à hora certa e tinha as pernas certas para fazer o que era necessário. Foram duas provas simples devido a esse aproveitamento tático. A eliminação já foi mais exigente fisicamente. A primeira metade da corrida por pontos foi a gerir as forças e as sensações, que não eram as melhores. Na segunda metade foi apostar tudo e deixar tudo na pista para trazer este título», contou o novo campeão mundial.
O jovem de Viana do Castelo, 25 anos, é o segundo português a garantir um título mundial de elite após Rui Costa em estrada, em 2013. No omnium, Iúri Leitão já tinha uma medalha de bronze europeia no currículo, obtida em 2020.