Sporting goleia Benfica e coloca-se em vantagem na final do 'play-off'

Futsal Sporting goleia Benfica e coloca-se em vantagem na final do 'play-off'

FUTSAL10.06.202321:00

O Sporting goleou o Benfica, por 5-1, no jogo 1 da final do 'play-off' do campeonato nacional, numa partida realizada ao final da tarde deste sábado, no Pavilhão João Rocha, em Alvalade.

O triunfo dos leões, cujos números não deixam quaisquer margem para dúvidas, esteve assente, sobretudo, numa primeira parte de gala dos comandados de Nuno Dias que, depois do equilíbrio inicial, arrancaram para uma exibição de luxo, consubstanciada por quatro golos.

Tomás Paçó, Diego Cavinato e Pauleta fizeram o gosto ao pé num espaço de 6 minutos, mas o melhor golo da tarde estava reservado para os instantes finais da primeira parte: canto da esquerda de Alex Merlim remate de primeira de João Matos, de meia distância, que levou a bola a entrar junto ao ângulo superior direito da baliza de Léo Gugiel. Foi uma verdadeira obra de arte do capitão leonino que sentenciou o 4-0 ao intervalo.

Na etapa complementar assistiu-se a uma (natural) reação do Benfica - apesar do domínio dos encarnados ter sido, percebeu-se, consentido pelo Sporting -, mas apenas por uma vez a formação orientada por Mário Silva conseguiu derrubar a muralha defensiva leonina. Sendo que o golo das águias até foi... um autogolo: remate de longe de Léo Gugiel e desvio infeliz de Zicky Té para a própria baliza.

Depois disso, e pese embora algumas boas investidas dos encarnados, o jogo entrou numa toada mais morna, em que as situações claras de finalização não abundaram, e o marcador só voltou a funcionar aos 37 minutos, quando Guitta, aproveitando o facto de o Benfica estar a jogar em 5x4 e, por essa razão, não ter guarda-redes na baliza, rematou ainda da sua grande área e inscreveu também ele o seu nome na lista de marcadores desta partida.

Há teorias que defendem que a real diferença entre Sporting e Benfica não é aquela que ficou espelhada nos 5-1 finais, mas a verdade é que cada jogo é um jogo. E por muitos dérbis disputados entre leões e águias, haverá sempre uma história diferente para contar. E esta, relativa ao primeiro jogo da final do 'play-off', foi claramente pintada a verde e branco. Porque o Sporting foi (muito) melhor que o Benfica, venceu com inteira justiça e deu o primeiro passo para a conquista do tricampeonato. O primeiro passo, sublinhe-se. Porque tal como disse Nuno Dias no final da partida, foi apenas um jogo. E para que uma equipa se sagre campeã nacional tem de somar... três triunfos.

O jogo 2 desta final está agendado para a próxima terça-feira (20.30 horas), desta feita no Pavilhão da Luz.

Recorde o filme do jogo:

Final da partida! Sporting 5 Benfica 1.

40 minutos: Tiro de longe de Diego Nunes para uma excelente defesa de Guitta.

40 minutos: Remate cruzado de Bruno Cintra, por cima da barra da baliza defendida por Guitta.

Pausa técnica solicitada por Nuno Dias, treinador do Sporting.

38 minutos: Grande oportunidade para o Sporting! João Matos fez uma interceção durante o ataque do Benfica, sendo que a bola, de forma caprichosa, encaminhou-se na direção da baliza (deserta) dos encarnados, acabando por bater no poste direito e não entrar.

38 minutos: Remate cruzado de Jacaré para excelente defesa de Guitta, com os pés.

Pausa técnica solicitada por Mário Silva, treinador do Benfica.

37 minutos: Golo do Sporting! Guitta, aproveitando o facto de o Benfica não ter guarda-redes na baliza, rematou ainda dentro da sua grande área e aumentou a vantagem leonina. 5-1.

O Benfica passa a jogar em 5x4, com Bruno Coelho a desempenhar as funções de guarda-redes avançado. Faltam cerca de 4 minutos para o final da partida.

36 minutos: Cartão amarelo a Arthur.

36 minutos: Cartão amarelo a Pany Varela.

36 minutos: Quarta falta cometida pelo Sporting.

34 minutos: Excelente jogada individual de Pany Varela pelo corredor esquerdo, finalizada com um remate que saiu muito perto do poste esquerdo da baliza de Léo Gugiel.

34 minutos: Segunda falta cometida pelo Benfica.

34 minutos: Terceira falta cometida pelo Sporting.

31 minutos: Remate de Afonso Jesus e defesa atenta de Guitta, para canto.

Números oficiais: 2549 espectadores no Pavilhão João Rocha.

31 minutos: Remate de longe de Arthur, forte, mas por cima da barra da baliza de Guitta.

30 minutos: Segunda falta cometida pelo Sporting.

29 minutos: Cartão amarelo a Tomás Paçó.

29 minutos: Primeira falta cometida pelo Sporting.

27 minutos: Golo do Benfica! Remate de longe de Léo Gugiel e desvio infeliz de Zicky Té para a própria baliza. 4-1.

23 minutos: Cartão amarelo a Diego Nunes.

23 minutos: Primeira falta cometida pelo Benfica.

22 minutos: Remate forte de Erick Mendonça, de meia distância, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza de Léo Gugiel.

Início da segunda parte!

Uma primeira parte de luxo do Sporting dá aos comandados de Nuno Dias uma importante e confortável vantagem ao intervalo. 

Depois de uns instantes iniciais mais equilibrados, os leões tomaram as rédeas do encontro sensivelmente a partir dos cinco minutos e, a partir daí, só deu mesmo Sporting. Tomás Paçó, a passe de Pany Varela, inaugurou o marcador (7'), Diego Cavinato, que respondeu da melhor forma à assistência de Alex Merlim, aumentou a contenda (10') e Pauleta, que deu o melhor seguimento a um canto de Pany Varela, fez o 3-0 (13').

A pressão do conjunto leonino foi sempre demasiado intensa e, dessa forma, o Benfica nunca conseguiu assentar o seu jogo nem incomodar verdadeiramente Guitta.

Mas o melhor momento desta primeira parte (quiçá do jogo e até desta final...) estava guardado para o minuto 19: Canto da esquerda batido por Alex Merlim e João Matos, do meio da rua, sem deixar a bola bater no chão, rematou de primeira e fez a bola entrar junto ao ângulo superior direito da baliza de Léo Gugiel. E se os milhares de sportinguistas presentes no Pavilhão João Rocha já estavam em ebulição com o resultado e com a exibição da sua equipa, está fácil de ver que, depois desta obra de arte do capitão leonino, ficaram ainda mais em êxtase. Porque, na verdade, o golo de João Matos foi um autêntico monumento!

O desnível no marcador não é, naturalmente, sinónimo de jogo ganho, mas, para que o cenário possa ser outros nos segundos 20 minutos, o Benfica vai ter de fazer muito mais e melhor. E esperar que o Sporting não esteja tão inspirado como tem estado...

Intervalo! Sporting 4 Benfica 0.

19 minutos: Quinta falta cometida pelo Sporting. Falta 1 minuto e 15 segundos para o intervalo.

19 minutos: Golo do Sporting! Ou, em bom rigor, golaço do Sporting! Pontapé de canto cobrado por Alex Merlim, do lado esquerdo, e João Matos, do meio da rua, sem deixar a bola bater, rematou de primeira ao ângulo superior direito da baliza de Léo Gugiel. 4-0.

Pausa técnica solicitada por Nuno Dias, treinador do Sporting.

15 minutos: Remate de Tomás Paçó a rasar o poste direito da baliza de Léo Gugiel.

14 minutos: Gonçalo Sobral, descaído para o flanco direito, tentou o remate cruzado, mas Guitta fez bem a mancha e defendeu para canto.

14 minutos: Passe de Tomás Paçó e Zicky Té, de costas para a baliza, rematou de forma acrobática, mesmo perante a cobertura de Léo Gugiel, com a bola a sair junto ao poste esquerdo da baliza do guarda-redes encarnado.

13 minutos: Golo do Sporting! Pontapé de canto cobrado por Pany Varela do lado direito e Pauleta, no centro da área, desvia de pé esquerdo para o 3-0.

12 minutos: Grande oportunidade para o Sporting! Assistência de Tomás Paçó e remate cruzado de Anton Sokolov para uma excelente intervenção de Léo Gugiel.

12 minutos: Quarta falta cometida pelo Sporting.

11 minutos: Remate forte de Alex Merlim, de longe, e João Matos, junto ao poste esquerdo da baliza de Léo Gugiel, não consegue o desvio de cabeça por muito pouco.

Pausa técnica solicitada por Mário Silva, treinador do Benfica.

10 minutos: Golo do Sporting! Passe fantástico de Alex Merlim e remate de primeira de Diego Cavinato, de pé esquerdo, para o 2-0.

9 minutos: Assistência de Alex Merlim e cabeceamento de Erick Mendonça ligeiramente por cima da barra da baliza de Léo Gugiel.

8 minutos: Terceira falta cometida pelo Sporting.

8 minutos: Segunda falta cometida pelo Benfica.

8 minutos: Cartão amarelo a Gonçalo Sobral.

8 minutos: Primeira falta cometida pelo Benfica.

8 minutos: Remate desenquadrado de Diego Nunes, com a bola a sair muito ao lado.

7 minutos: Golo do Sporting! Reposição lateral de Pany Varela e remate de primeira de Tomás Paçó, à entrada da área, para o 1-0.

7 minutos: Excelente iniciativa individual de Pauleta, mas quando o jogador do Sporting se preparava para rematar à baliza, surgiu Léo Gugiel, fora da área, a fazer a interceção pela linha lateral.

6 minutos: Segunda falta cometida pelo Sporting.

4 minutos: Primeira falta cometida pelo Sporting.

4 minutos: Tiro fortíssimo de Léo Gugiel, do meio da rua, com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza leonina.

2 minutos: Remate cruzado de Alex Merlim, para defesa eficaz de Léo Gugiel.

1 minuto: Remate de longe de Bruno Cintra, à figura de Guitta.

Início da partida!

Benfica (cinco inicial): Léo Gugiel; Gonçalo Sobral, Arthur, Bruno Cintra e Diego Nunes

Suplentes: Martim Figueira, Silvestre Ferreira, Afonso Jesus, Bruno Coelho C, Ivan Chishkala, Lúcio Rocha, Rocha e Jacaré

Treinador: Mário Silva

Sporting (cinco inicial): Guitta; Erick Mendonça, João Matos C, Pany Varela e Alex Merlim

Suplentes: Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Zicky Té, Hugo Neves, Pauleta, Anton Sokolov, Diego Cavinato e Miguel Ângelo

Treinador: Nuno Dias

Árbitros: João Sinval (AF Braga) e Wilson Soares (AF Aveiro)

Já há equipas!

Também na projeção do dérbi deste sábado, Mário Silva recordou o último triunfo sobre o rival. «As vitórias trazem confiança, mas esta qualificação para a final era uma obrigação do Benfica. Da última vez que defrontámos o Sporting vencemos e essa vitória traz-nos confiança, não nos pode trazer é tranquilidade e pensar que este jogo vai ser semelhante ou igual», apontou o técnico dos encarnados, que não escondeu que o menor tempo de recuperação pode ter algum peso: «O facto de termos ido a terceiro jogo [nas meias-finais do 'play-off', diante do SC Braga] implica menos tempo de preparação e recuperação, que é o que mais me preocupa».

Na antevisão a este primeiro jogo da final, Nuno Dias sublinhou a sede de vitórias dos leões. «Há uma vontade muito grande de ganhar títulos, algo que não acontece há muito tempo, desde a Supertaça. Somos um grupo vencedor, mas este ano estamos a falhar por um ou outro pormenor. Já falhámos a Taça da Liga, a Taça de Portugal e a Champions, mas não queremos falhar mais nenhuma. Tudo faremos para ser tricampeões», analisou o treinador leonino, que não tem qualquer impedimento para o duelo desta tarde. «É uma dor de cabeça para mim ter de deixar quatro jogadores de fora», confessou.

Já o Benfica, que terminou a fase regular na 3.ª posição da tabela classificativa, eliminou a Quinta dos Lombos nos quartos de final (vitórias por 4-2 e por 5-3, esta última após prolongamento) e  o SC Braga nas meias-finais (derrota por 1-3 no primeiro jogo e triunfos por 4-1 e 3-2 nas partidas seguintes).

Depois de vencer a fase regular, o Sporting deixou pelo caminho o Caxinas nos quartos de final (vitórias por 9-2 e 3-0) e o Leões de Porto Salvo nas meias-finais (triunfos por 3-1 e 3-2, este último após prolongamento).

Contas feitas, Sporting e Benfica já mediram forças em quatro ocasiões esta época, com vantagem para os leões: duas vitórias (na final da Supertaça e na 13.ª jornada da fase regular do Campeonato), um empate (1-1, na 2.ª jornada da fase regular do Campeonato) e apenas uma derrota (1-4, na final da Taça de Portugal).

Na presente temporada, e apesar de uma fase regular do campeonato um pouco aquém das expectativas - o que levou mesmo à mudança de treinador, com a saída de Pulpis para a entrada de Mário Silva -, a verdade é que o Benfica já soma dois troféus: Taça de Portugal (vitória por 4-1 diante do Sporting) e Taça da Liga (triunfo por 3-0 diante da Quinta dos Lombos). Já o Sporting, depois de começar a época com a conquista da Supertaça (3-1 no desempate por penáltis, frente ao Benfica, após o 4-4 registado no final do prolongamento), não mais voltou a festejar, até porque a formação de Alvalade também não foi feliz na final da Liga dos Campeões (derrota por 3-5 no desempate por penáltis diante dos espanhóis do Palma Futsal, depois do 1-1 no final do prolongamento). 

No histórico do campeonato nacional de futsal, o Sporting tem, claramente, a hegemonia na prova, uma vez que os leões já somam 17 títulos. O Benfica é o segundo clube que mais vezes ergueu o cetro, feito que conseguiu por 8 ocasiões. 

Eis o calendário dos jogos desta final: 

Jogo 1: Sporting - Benfica (hoje, às 18 horas)

Jogo 2: Benfica - Sporting (dia 13, às 20.30 horas)

Jogo 3: Sporting - Benfica (dia 17, às 16 horas)

Jogo 4 (se necessário): Benfica - Sporting (dia 21, às 20.30 horas)

Jogo 5 (se necessário): Sporting - Benfica (dia 25, às 15 horas)

Recorde-se que a final do 'play-off' é disputada à melhor de cinco jogos, ou seja, a primeira equipa a conseguir três vitórias sagra-se automaticamente campeã nacional. O Sporting beneficia daquilo que se convencionou chamar de 'fator casa', por via de ter ficado em 1.º lugar na fase regular - o Benfica ficou na 3.º posição, atrás do SC Braga, adversário que eliminou, depois, nas meias-finais -, sendo que, caso seja necessário o 5.º jogo nesta final, então essa partida realizar-se-á no recinto leonino.

Este sábado fica marcado pelas comemorações históricas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mas no mundo do desporto, neste caso concreto no futsal, o dia 10 de junho também pode ter uma história para começar a ser escrita. É que ao final da tarde de hoje, mais precisamente a partir das 18 horas, Sporting e Benfica começam a discutir o título de campeão nacional, com o jogo 1 da final do 'play-off' marcado para o Pavilhão João Rocha, em Alvalade. Tal como acontece habitualmente, A BOLA online está presente nas grandes decisões e, como tal, vamos contar-lhe tudo sobre o dérbi eterno. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e faz parte do nosso cinco inicial!

Boa tarde!