Pedro Gonçalves vai fixar-se só numa posição: Adivinha qual?

Sporting Pedro Gonçalves vai fixar-se só numa posição: Adivinha qual?

NACIONAL08.06.202313:27

Influência, rendimento e golos. Muitos golos. Três palavras que resumem na perfeição tudo aquilo que Pedro Gonçalves representou em Alvalade nas últimas três épocas. Um médio que se transformou goleador, um reforço que se tornou figura principal de toda a ideia de jogo do reinado de Rúben Amorim. É sobre ele que, curiosamente, recai grande parte da esperança no golo. Uma responsabilidade acrescida logo na temporada de estreia, 2020/2021, em que se sagrou o goleador da Liga com 23 golos.


E se na época seguinte deu esse protagonismo a Sarabia (apontou 21 golos e foi o melhor marcador da equipa), na temporada que agora findou Pedro Gonçalves voltou à sua melhor versão, de goleador, pois apresentou números que voltam a impressionar em termos ofensivos: 51 jogos, 20 golos e 13 assistências. Um número que poderia ser superior ou não tivessem os interesses da equipa «em primeiro lugar», como confirmou o técnico leonino que, em diversas ocasiões, foi obrigado a recuar a sua peça mais influente do ataque para o meio-campo, sempre que um dos médios - no caso Ugarte ou Morita - estivessem indisponíveis por castigos ou lesões.
Linha ofensiva para renovar


Um cenário que irá mudar. Rúben Amorim está disposto a dar maior poder de fogo no ataque em 2023/2024 e para tal já tem em mente uma renovada linha ofensiva. Na qual constará, pois claro, Pedro Gonçalves. De forma permanente. E com companhia. A SAD pretende dar mais soluções ofensivas ao técnico - Gyokeres continua a ser a prioridade - e a chegada de mais um trunfo para o ataque servirá, aliás, para dotar a equipa de novas soluções que, em diversos momentos esta época, pareceram não existir, sobretudo contra equipas que privilegiavam a consistência defensiva.


Será, assim, perante o maior leque de soluções no meio-campo (com a recuperação de Daniel Bragança e a iminente chegada de mais um 6), Pedro Gonçalves a liderar uma linha ofensiva para uma temporada em que o médio - que se encontra a gozar um período de férias em Miami, EUA - parte com elevadas expectativas. Mesmo com a ausência da convocatória de Portugal, o atacante leonino mantém-se empenhado e completamente focado no leão. De forma a repetir mais uma excelente temporada a nível individual, como aconteceu em 2022/2023.