Europeu a pensar em Paris-2024

Râguebi Europeu a pensar em Paris-2024

RÂGUEBI08.06.202319:30

As possibilidades de qualificação das seleções nacionais de râguebi sevens, masculina e feminina, para os Jogos Olímpicos Paris 2024, passam, indiretamente, por Vila Real de Santo António. De 9 a 12, as 12 melhores seleções europeias, onde se inclui França, Espanha, Grã-Bretanha e Irlanda, residentes do Circuito Mundial de Sevens, disputam a primeira de duas etapas do campeonato da Europa (Hamburgo, 7 a 9 de julho).

No Algarve, para além da luta pelo título europeu, as seleções visam uma classificação que as poderá colocará num grupo (três de quatro equipas) teoricamente mais acessível na 3.ª edição dos Jogos Europeus. A competição multidesportiva, de 24 e 27, em Cracóvia, na Polónia, qualifica, pela primeira vez, uma seleção europeia de râguebi para os Jogos Olímpicos, abrindo ainda a possibilidade ao 2.ª e 3.ª lugar de disputarem uma repescagem no Torneio Final de Qualificação Olímpica.  

Itália, Grã-Bretanha e França, esta última já apurada para Paris 2024 como país organizador, mas que teria igualmente garantido o bilhete via ranking circuito mundial (foi 4.ª), calharam em sorte à seleção feminina. «São duas competições, vamos trabalhar para chegar aos Jogos Olímpicos, é um grande desafio, o grupo é difícil, a maioria das seleções é profissional, nós somos estudantes, trabalhadoras e o râguebi é o final do nosso dia», disse Beatriz Oliveira, capitã, numa conferência de imprensa, na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, onde foi apresentada a 4.ª edição do Algarve Sevens, evento internacional organizado pela Sports Ventures.

«Tudo pode acontecer. Temos dado boas alegrias, estamos confiantes e muitos dos jogadores estão mais experientes. As outras equipas estão reforçadas por causa da qualificação olímpica e são profissionais, mas esse é o dilema do râguebi nacional. Sabemos as nossas forças e sem complexos vamos jogar o jogo pelo jogo», garantiu Frederico Sousa, selecionador nacional, que enfrentará, na fase de grupos, Lituânia, Chéquia e Espanha.