Mudança já em marcha: Fontelas Gomes marca reuniões

Arbitragem Mudança já em marcha: Fontelas Gomes marca reuniões

NACIONAL08.06.202316:00

O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fontelas Gomes, convidou esta quinta-feira o Sindicato de Jogadores, a Associação de Treinadores, as Associações Distritais, dirigentes e demais sócios da FPF para reuniões individuais que deverão ocorrer durante o mês de junho.


O objetivo do presidente do Conselho de Arbitragem, que lidera grupo de trabalho sobre a criação de uma entidade externa para a arbitragem profissional, é recolher contributos sobre o tema. A primeira reunião do grupo de trabalho com Liga e APAF está agendada para esta sexta feira.

Recorde aqui o comunicado da FPF sobre o tema:

1.  A Direção da FPF entende que o Conselho de Arbitragem e a arbitragem gozam da liberdade e da independência necessárias para o normal funcionamento, nomeadamente no que concerne às competições profissionais. Também é sua convicção que o trabalho conjunto dos membros do CA e das equipas de arbitragem tem permitido melhorar o setor.

2.  Tal como tem demonstrado ao longo dos seus três mandatos, a Direção da FPF está sempre disponível para novas soluções e ideias.

3.  A FPF propõe que se avance em Portugal para um modelo de organização da arbitragem nas competições profissionais que contemple uma entidade externa, a exemplo do que já sucede em outros países, o que permitirá utilizar ferramentas e mecanismos legais que garantam a constituição e desenvolvimento do quadro de árbitros mais adequado.

4.  Face ao atual enquadramento legal, a FPF entende que será necessário estudar a alteração das principais normas que regulam a gestão da função de arbitragem.

5. A FPF informou desta intenção os sócios da Federação Portuguesa de Futebol e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e convidará de imediato a Liga Portugal e a APAF para integrar um grupo de trabalho que será liderado pelo presidente do Conselho de Arbitragem e que contará com o suporte da Direção Jurídica da FPF.

Notícia atualizada às 15 horas