Dimarco cita ‘Mou’: «Champions é um sonho para nós, mas uma obsessão para o City»

Inter de Milão Dimarco cita ‘Mou’: «Champions é um sonho para nós, mas uma obsessão para o City»

INTERNACIONAL05.06.202318:14

O defesa lateral-esquerdo internacional italiano Federico Dimarco, do Inter de Milão, sublinhou esta segunda-feira a importância dos ‘nerazzurri’ vencerem sábado, dia 10, o Man. City, em Istambul (Turquia), a final da Champions e somar o quarto título europeu do seu historial, depois dos de 1964, 1965 e 2010, ante um tricampeão inglês finalista vencido da prova em 2021 (0-1 ante o Chelsea, no Estádio do Dragão, no Porto) e ainda à procura do seu primeiro título continental.

«Para nós, vencer a Champions é um sonho, mas para o Man. City é uma obsessão», disse o jogador italiano, de 25 anos, numa alusão ao tricampeão inglês nunca ter sido campeão europeu… e recorrendo a uma citação que, como a própria La Gazetta dello Sport recorda, é original de José Mourinho, atual técnico da Roma, e último a conquistar a ‘orelhuda’ como técnico do Inter, e tem 13 anos.

A tirada foi de Mourinho, em 2010 (2-0 ao Bayern na final, em Madrid), antes das meias-finais dessa edição, diante do Barcelona, então treinado pelo mesmo Pep Guardiola que agora estará do outro lado na final de Istambul, como técnico dos ‘citizens’.

3-1 em San Siro e 0-1 no Camp Nou foi o resultado dessas ‘meias’, recorde-se, com o inolvidável episódio de Samuel Eto’o – hoje presidente da federação de futebol dos Camarões – a recuar de avançado para lateral-direito com os ‘nerazzurri’ em inferioridade numérica (10 para 11) no jogo da Catalunha e aí se ‘sacrificar’ em prol da equipa, a pedido do técnico português, e o Inter a sofrer mas a passar à final.

«Jogar a final da Liga dos Campeões não acontece todos os dias. Jogá-la como protagonista é algo incrível! Como equipa, estamos orgulhosos e muito felizes com este feito, que fizemos por merecer dentro de campo [chegar à final]. Ganhar este troféu é um sonho nosso, mas, repito, para eles [Man. City] é uma obsessão»

«É o sonho de qualquer criança, um jogo destes. Temos de jogar o nosso jogo, e no melhor nível, em todos os departamentos, não só na defesa. Haaland [avançado norueguês do Man. City] não se pára só com a defesa! Somos uma equipa forte e mostrámo-lo durante a caminhada até à final. Temos de fazer o Inter usar o orgulho e a força! Teremos de jogar com o coração para superar este último obstáculo», sentenciou Dimarco em Appiano Gentile (Itália) neste UEFA Media Open Dia, aos jornalistas, na antevisão do duelo de sábado.

« Ganhar é o sonho de todos. Até para o City! Vamos a Istambul jogar as nossas cartas. Aos fãs digo que vamos dar tudo e cuspir sangue, se necessário, até o jogo acabar! Nem todos conseguiriam sobreviver num grupo com Bayern de Munique e Barcelona. Depois, defrontámos outras equipas fortes [FC Porto nos ‘oitavos’, Benfica nos ‘quartos’, AC Milan nas ‘meias’]. Dentro de campo, merecemos a final e agora queremos jogá-la em pé de igualdade», foi o repto do lateral ‘nerazzurri’,

Das memórias do último título europeu do Inter, em 2010, em Madrid, no Estádio Santiago Bernabéu, Dimarco foi nostálgico.

«Vi-a, pois claro! E há 13 anos que assisto, sempre, à final da Champions, não apenas nos últimos anos. Lembro-me do segundo golo de [Diego, avançado argentino que bisou no 2-0 ao Bayern] Milito e do [Javier, argentino, defesa-central e ex-capitão] Zanetti a levantar a taça! Sei que estou aqui a viver este momento histórico com os meus companheiros porque trabalhámos muito e merecemo-lo. Agora, quero aproveitar este momento», concluiu Dimarco.