Foi da Champions a sem-abrigo: «Bebia o máximo para esquecer o 'stress'»

Futebol Foi da Champions a sem-abrigo: «Bebia o máximo para esquecer o 'stress'»

INTERNACIONAL05.06.202322:14

O nome de Jacob Mellis pouco ou nada diz ao futebol atual, mas há mais de uma década, então com 19 anos, o médio estreava-se pelo Chelsea na Liga dos Campeões e aspirava a carreira de topo no futebol mundial. Hoje com 32 anos, Mellis é... sem-abrigo.

A história é revelada esta segunda-feira pelo Daily Mail, que conta que Mellis foi forçado a pendurar as chuteiras em 2022, após lesão mal diagnosticada num joelho. O dinheiro deixou de entrar na conta, Mellis perdeu o trabalho, o carro e a casa, e sobrevive com a ajuda de familiares e amigos. Mas a culpa não foi da lesão. Foi do álcool.

«Ao longo da minha carreira foi algo que me causou problemas. Quando estás a beber não controlas o que estás a fazer. Isso afeta a tua forma de treinar, os treinadores não ficavam felizes», contou, lembrando o dia em que num treino do Chelsea foi caçado por David Luiz.

«Lembro-me que uma vez cheguei bêbedo ao treino. Teria 19 anos. Steve Holland [adjunto do Chelsea] mandou-me entrar. Houve algumas ocasiões em que isso me afetou. David Luiz não falava muito inglês, mas quando estávamos a aquecer perguntou-me: 'Estiveste a beber?' Dizia para parar», contou.

A dada altura, nomearam Ashley Cole como uma espécie de tutor de Mellis.

«Para me impedir de sair e para falar comigo. Eles tentaram, não posso mentir», prosseguiu, reconhecendo o quão mal procedeu:

«Bebia o máximo que podia só para esquecer o stress. Era convencido e arrogante naquela altura [no Chelsea].»

Mellis deixou os blues em 2012 e a partir daí foi sempre a descer. Foi para o Barnsley e ainda vestiu as camisolas de Blackpool, Oldham, Bury, Mansfield, Bolton e Gilingham, acabando por terminar a carreira no Southend United. 

«Passo os dias apenas a pensar para onde realmente ir. Tenho família, mas não quero depender dela. Quero tentar fazer as coisas sozinho. Tem sido difícil. Tento não pensar muito nisso e tento apenas seguir em frente».