Fórmula 1 GP de Espanha: outra corrida a solo de Verstappen!

MOTORES04.06.202316:34

Max Verstappen, em Red Bull-Honda RBPT, ganhou a ronda 7 do Mundial de Fórmula 1 (o calendário foi corrigido após o cancelamento da Emília-Romanha, em Imola, devido ao muito tempo registado naquela região de Itália nos dias que antecederam o grande prémio programado para 21 de maio, como o sexto da temporada), conseguindo a terceira vitória consecutiva neste campeonato, a quinta em 2023 e a 40.ª na categoria-rainha do desporto automóvel. Não menos importante: em Espanha, depois de assinar o sexto 'hat trick' ('pole position', volta mais rápida e primeira posição) e o terceiro ‘Grand Slam’ (‘pole position’, volta mais rápida e primeiro na corrida de fio a pavio), o bicampeão em título aumentou a vantagem no comando da classificação de pilotos, de 39 pontos para 53, depois do segundo na tabela, o companheiro de equipa Sergio Pérez, terminar ‘apenas’ na quarta posição.

Verstappen liderou as 66 voltas e os 307.236 km da edição 53 do Grande Prémio de Espanha, considerando apenas os que pontuaram para o Mundial de Fórmula 1, corrida que Max ganhou pela terceira vez - 2023 depois de 2022 e 2016 (a primeira vitória, num 15 de maio, foi também a primeira na categoria e conseguiu-a na estreia pela Red Bull, beneficiando de colisão logo após o arranque entre os Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton).

«É um prazer enorme poder pilotar este monolugar. Vencer aqui é sempre muito especial e consegui-lo desta forma torna-o ainda mais incrível. Sabia que o arranque era difícil, por fazê-lo com o composto de pneus mais duro, mas consegui resistir ao ataque de Carlos Sainz, manter a primeira posição na curva 1 e, depois, construir uma vantagem confortável», afirmou Max Verstappen, que ganhou uma corrida que não teve abandonos nem intervenções do Safety Car. Para a Red Bull, que também está cada vez mais isolada no topo do Mundial de Construtores, vitória 99 na Fórmula 1.

Na Catalunha, num circuito com desenho (adotou o estreado pelo MotoGP em 2021, com 4,657 km e 14 curvas em vez da configuração com 4,675 km e 16 curvas utilizada a partir de 2007), vários construtores introduziram desenvolvimentos nos monolugares, casos de Ferrari e Mercedes. Os italianos foram malsucedidos (provam-no os resultados desta tarde), mas os britânicos apresentaram progressos, como demonstram tanto o segundo lugar de Lewis Hamilton, que repetiu o melhor resultado do ano, registado na Austrália, e somou o 193.º pódio na categoria (um recorde!), como a terceira posição de George Russell (10.º 'top-3' da carreira, o primeiro de 2023).

«Eis resultado que nunca antecipámos! Tiro o chapéu à equipa pela forma como nunca desiste. Os ‘touros’ continuam à nossa frente, mas vamos continuar a trabalhar e, passo a passo, talvez possamos aproximar-nos. No final da temporada, veremos as distâncias», exclamou Lewis Hamilton, seis vezes vencedor em Espanha, recorde que partilha com Michael Schumacher, numa corrida em que totaliza 11 pódios, menos 1 que o alemão. A Mercedes, com os pontos de Barcelona, passou para a segunda posição no Mundial de Construtores, à frente da Aston Martin.

Classificações

1.º Max Verstappen, Red Bull-Honda RBPT, 1:27.57,940 horas

2.º Lewis Hamilton, Mercedes, +24,090 s

3.º George Russell, Mercedes, +32,389 s

4.º Sergio Pérez, Red Bull-Honda RBPT, +35,812 s

5.º Carlos Sainz, Ferrari, +45,698 s

6.º Lance Stroll, Aston Martin-Mercedes, +1.03,320 m

7.º Fernando Alonso, Aston Martin-Mercedes, +1.04,127 m

8.º Esteban Ocon, Alpine-Renault, +1.09,242 m

9.º Zhou Guanyu, Alfa Romeo-Ferrari, +1.11,878 m

10.º Pierre Gasly, Alpine-Renault, +1.13,530 m

11.º Charles Leclerc, Ferrari, +1.14,419 m

12.º Yuki Tsunoda, AlphaTauri-Honda RBPT, +1.15,426 m*

13.º Oscar Piastri, McLaren-Mercedes, +1 volta

14.º Nyck de Vries, AlphaTauri-Honda RBPT, +1 volta

15.º Nico Hulkenberg, Haas-Ferrari, +1 volta

16.º Alexander Albon, Williams-Mercedes, +1 volta

17.º Lando Norris, McLaren-Mercedes, +1 volta

18.º Kevin Magnussen, Haas-Ferrari, +1 volta

19.º Valtteri Bottas, Alfa Romeo-Ferrari, +1 volta

20.º Logan Sargeant, Williams-Mercedes, +1 volta

Volta mais rápida: Max Verstappen, em Red Bull-Honda RBPT, com 1.16,330 m na volta 61, à velocidade média de 219,641 km/h.

Próximo Grande Prémio (8.º de 22): Canadá, no Circuito Gilles Villeneuve, em Montréal, no dia 18.

*Na pista, terminou a corrida em 9.º, mas ultrapassagem irregular a Zhou Guanyu valeu-lhe 5 s de penalização e 'queda' para a 12.ª posição

Mundial de Pilotos

1.º Max Verstappen, 170 pontos

2.º Sergio Péres, 117 pontos

3.º Fernando Alonso, 99 pontos

4.º Lewis Hamilton, 87 pontos

5.º George Russell, 65 pontos

6.º Carlos Sainz, 58 pontos

7.º Charles Leclerc, 42 pontos

8.º Lance Stroll, 35 pontos

9.º Esteban Ocon, 25 pontos

10.º Pierre Gasly, 15 pontos

11.º Lando Norris, 12 pontos

12.º Nico Hulkenberg, 6 pontos

13.º Oscar Piastri, 5 pontos

14.º Valtteri Bottas, 4 pontos

15.º Zhou Guanyu, 4 pontos

16.º Yuki Tsunoda, 2 pontos

17.º Kevin Magnussen, 2 pontos

18.º Alexander Albon, 1 ponto

19.º Nyck de Vries, 0 pontos

20.º Logan Sargeant, 0 pontos

Mundial de Construtores

1.º Red Bull-Honda RBPT, 287 pontos

2.º Mercedes, 152 pontos

3.º Aston Martin-Mercedes, 134 pontos

4.º Ferrari, 100 pontos

5.º Alpine-Renault, 40 pontos

6.º McLaren-Mercedes, 17 pontos

7.º Haas-Ferrari, 8 pontos

8.º Alfa Romeo-Ferrari, 8 pontos

9.º AlphaTauri-Honda RBPT, 2 pontos

10.º Williams-Mercedes, 1 ponto