CDUL vence Taça carregada de drama

Râguebi CDUL vence Taça carregada de drama

RÂGUEBI03.06.202321:12

Suspense, intensidade e muito drama. O CDUL venceu a 60.ª edição da Taça de Portugal Santander ao derrotar o Belenenses por 20-18 (10-7 ao intervalo), com três reviravoltas no marcador nos últimos 10 minutos.

Num final de jogo de cortar a respiração, os universitários, após virarem o resultado aos 72 minutos (13-17), por ação de um ensaio (o segundo da partida para o CDUL) do veterano e ex-internacional, Pinto Magalhães, permitiram o segundo ensaio dos azuis do Restelo - então acantonados na linha de 5 metros - já com o relógio a bater os oitenta minutos. Francisco Menéres, exímio chutador em tarde de desacerto, viria a falhar o pontapé de conversão e deixou o placard nos curtos 18-17.

Ainda assim, em vantagem, quando se esperava que seria a equipa de João Mirra a levantar o quarto troféu consecutivo, e sétimo do historial, uma penalidade na bola de jogo permitiu ao lobo Jorge Abecassis, autor ainda de duas conversões (9 pontos no total), devolver ao CDUL a Taça de Portugal, sete anos depois (venceu pela última vez em 2014-2015). Os universitários passam a somar 9 troféus e igualam Benfica e Direito, no segundo lugar do pódio dos vencedores da segunda mais importante competição do râguebi nacional, atrás da Agronomia.

Como nota, os dois troféus da temporada 2022-2023, têm mão argentina. Júlio Farias venceu a Taça pelo CDUL e Enrique Pichot, o campeonato, pelo Direito.