João Silva novo camisola amarela na Volta do Futuro

Ciclismo João Silva novo camisola amarela na Volta do Futuro

CICLISMO03.06.202318:12

A subida para o Alto de S. Macário foi determinante para provocar uma revolução na classificação geral, no final da 3.ª etapa da Volta a Portugal do Futuro, percorrida entre Sernancelhe e S. Pedro do Sul (Alto de S. Macário), na distância de 127,5 km. João Silva (Kelly-Simoldes-UDO) é o novo camisola amarela com a vantagem de 9 s para Vicente Rojas Naranjo (Supermercados Froiz) e 10 s para Daniel Jiménez Martinez (Supermercados Froiz).  

Com três contagens de montanha, duas de 3.ª cat. e a ultima na meta de 1.ª cat., a etapa viveu de vários cenários que foram surgindo ao longo da corrida. Dois ciclistas deram nas vistas, no primeiro terço da etapa Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios) andou na frente da corrida, mas acabou neutralizado com o pelotão compacto quando estavam percorridos 50 km. Aos 85 km,  17 corredores registavam uma ligeira diferença para o pelotão, para quando estavam percorridos 95 km e devido a vários ataques, o pelotão  fragmentou-se e formaram-se vários grupos.

Cláudio Leal (Porminho) foi o segundo ciclista a evidenciar-se, depois de se isolar e passar com a vantagem de 40 s para um grupo perseguidor de 14 unidades na meta volante em S. Pedro do Sul.  A diferença no início da subida com 9 km para S. Macário cifrava-se em 1,20 m, depois do pelotão ter absorvido um grupo de 14 ciclistas e mais adiante Cláudio Leal também não resistiu. Os ataques e contra ataques sucederam-se ao longo da subida, com Adrian Benito (Bicicletas Extremadura), Alexandre Montez (Credibom), Duarte Domingues (Glassdrive) e Vicente Naranjo (Supermercados Froiz) a ganharem espaço para o grupo perseguidor. Com Benito Gonzalez a descolar dentro do ultimo quilómetro, os restantes decidiram a vitória na etapa com o espanhol Vicente Rojas Naranjo a impor-se pela diferença de 4 s para Duarte Domingues (Glassdrive) e de 21 s para Alexandre Montez (Credibom).

João Silva (Kelly-Simoldes-UDO) que cortou a meta em 5.º lugar com mais 52 s que o vencedor, conquistou a camisola amarela com que vai partir para a última etapa no domingo entre Murtosa e Águeda na extensão de 136 km, em que a principal dificuldade orográfica reside na tripla passagem por Belazaima do Chão de 3.ª cat. As atenções estão no entanto direcionadas paras as bonificações em três metas volantes nas três passagens pela meta e as bonificações no final da etapa, pelas quais os espanhóis tentarão chegar ao primeiro lugar. A Kelly-Simoldes-Udo, apenas alinhou com três ciclistas, João Silva, Duarte Mixão e Noah Campos, vai tentar resistir ao assalto à geral na ultima etapa. «Não vamos ter tarefa fácil, é evidente que vamos dar tudo para que o João Silva consiga chegar ao fim de amarelo, porque sinceramente não vínhamos com grandes aspirações face ao poderio das equipas espanholas que é bastante notório e apenas dispormos de três ciclistas. A regularidade do João Silva nas duas primeiras etapas colocou-o entre os melhores e na etapa de hoje voltou a estar na discussão dos primeiros lugares. Reconheço que vamos ter uma missão difícil mas não é impossível voltarmos a vencer a Volta a Portugal do Futuro», declarou a A BOLA, o diretor desportivo, Manuel Correia.

  

CLASSIFICAÇÕES

3.ª ETAPA

SERNANCELHE-ALTO DE S. MACÁRIO 127,5 KM

1.º Vicente Rojas Naranjo (Esp/Supermercados Froiz) 3.29.53 h

à média de 36,449 km/h

2.º Duarte Domingues (Por/Glassdrive-Q8-Anicolor) a 4 s

3.º Alexandre Montez (Por/Credibom-LA Alumínios) a 21 s

4.º Adrian Benito Gonzalez (Esp/Bicicletas Rodriguez) a 30 s

5.º João Silva (Por/Kelly Simoldes) a 52 s

6.º Martin Barrero López (Esp/Rias Baixas) a 1,00 m

7.º Daniel Jiménez Martinez (Esp/Supermercados Froiz) mt

8.º Sérgio Quevedo López (Esp/Rias Baixas) mt

9.º Pelayo Alonso Feiro (Esp/Rias Baixas) mt

10.º Elkin Stiven Malaver Robles (Col/Maglia Tecosylvia) a 1,10 m

GERAL

1.º João Silva (Por/Kelly-Simoldes) 10.26,09 h

2.º Vicente Rojas Naranjo (Esp/Supermercados Froiz) a 9 s

3.º Daniel Jiménez Martinez (Esp/Supermercados Froiz) a 10 s

4.º Duarte Domingues (Por/Glassdrive-Q8 -Anicolor) a 14 s

5.º Martin Barrero López (Esp/Rias Baixas) mt

6.º Alexandre Montez (Por(Credibom-LA Alumínios) a 36 s

7.º Adrian Benito Gonzalez (Esp/Bicicletas Rodriguez) a 49 s

8.º Pelayo Alonso Feiro (Esp/Rias Baixas) a 1,19 m

9.º Elkin Stiven Malaver Robles (Col/Maglia Tecnosylvia) a 1,29 m

10.º Andrés Taboada Rodriguez (Esp/Supermercados Froiz) a 1,41 m  

PONTOS

1.º Sergi Darder Gari (Esp/GPR) 41 Pontos

2.º Francesc Bennassar (Esp/GPR) 31

3.º Owen Thomas Lifhtfoot (Gbr/MTB) 28

MONTANHA

1.º Pedro Pinto (Por/Finte Nova) 16 Pontos

2.º Diogo Saleiro (Por/Fonte Nova) 12

3.º Daniel Jimenez Martinez (Esp/Supermercados FROIZ) 7

JUVENTUDE

1.º Duarte Domingues (Por/Glassdrive-Q8-Anicolor)

2.º Martin Barrero López (Esp/Rias Baixas)

3.º Adrian Benito González (Esp/Bicicletas Rodriguez)

EQUIPAS

1.ª Supermercados Froiz 31.19,50 h

2.ª Rias Baixas a 2,12 m

3.ª Credibom-LA Alumínios-Marcos Car a 5,56 m

4.ª Maglia Tecnosylvia-Bembibre a 6,49 m

5.ª Bicicletas Rodriguez a 11,20 m