«A hora de dizer adeus...»

Académica «A hora de dizer adeus...»

NACIONAL03.06.202314:36

David Caiado terminou a sua carreira de jogador profissional de futebol.

O anúncio oficial foi feito este sábado, através de um vídeo publicado pela Académica nas suas plataformas de comunicação e onde David Caiado surge no balneário da Briosa com as chuteiras na mão e a revelar a sua decisão através de uma mensagem extremamente sentida e onde a gratidão está bem presente.

«Chegou a hora. A hora de dizer adeus aos relvados. 18 anos como jogador de futebol profissional que terminam. Vivi o sonho do pequeno David que nasceu no Luxemburgo e veio cedo para Portugal. Que viveu e jogou na Polónia, Chipre, Bulgária, Ucrânia, Espanha e Roménia. Conheci jogadores e treinadores que marcaram a minha vida e agradeço a todos pelo que me deram durante estes 18 anos. De forma especial, agradecer aos meus pais, à minha irmã, à minha esposa e à minha filha. Estiveram em todos os momentos maus e estiveram do meu lado a sorrir nos bons momentos. Obrigado por tudo! Não é um adeus, é um até já».

E David Caiado construiu, de facto, uma carreira altamente meritória. Depois de dividir a formação entre Académica e Sporting, o (agora) antigo médio ofensivo/extremo, representou, depois, Trofense, Zaglebie Lubin (Polónia), Olympiakos Nicosia (Chipre), Beroe (Bulgária), SC Tavriya e Metalist (ambos da Ucrânia), Vitória de Guimarães, Ponferradina (Espanha), Gaz Metan, Hermannstadt e Steaua de Bucareste (todos da Roménia), Penafiel e, por fim, Académica. Foi ao serviço da Briosa, na época que agora finda, que David Caiado se despediu dos relvados. A envergar a camisola de um dos clubes que mais o marcou. Cujo sentimento umbilical estará sempre presente, independentemente do rumo que a sua vida levar. O losango academista estará sempre colado ao peito de David Caiado. 

Além do percurso que realizou nos clubes que representou durante quase duas décadas ao mais alto nível, David Caiado também pode orgulhar-se de ter sentido o peso da camisola de Portugal, uma vez que foi internacional em várias camadas jovens, nomeadamente dos sub-16 aos sub-20. 

O caminho foi longo, nem sempre fácil, como o próprio reconhece, mas, acima de tudo, ficam as memórias de um menino que um dia sonhou ser jogador profissional de futebol e que, mesmo perante todas as adversidades, nunca desistiu de lutar por aquilo que sempre quis. E mais do que qualquer vitória alcançada, David Caiado destaca as relações de amizade (algumas delas profundas) que construiu. Tudo isto sem esquecer, claro está, a família. Esse pilar tão importante e que David Caiado fez questão de elevar ao expoente máximo, agradecendo aos seus a presença e o amor ao longo de toda a sua vida.

Fora dos relvados... mas dentro do futebol

A carreira profissional terminou, é certo, mas o futebol não vai sair da vida de David Caiado. O cheirinho do balneário vai continuar bem presente no dia-a-dia do antigo jogador e segue-se, no imediato, a primeira aventura no mundo do dirigismo.

Tal como A BOLA online anunciou em exclusivo no passado dia 19 de maio, David Caiado é o novo diretor desportivo da Académica. A experiência e o conhecimento adquiridos ao longo de tantos anos dentro dos relvados dão-lhe as bases suficientes para abraçar, agora, este novo desafio, e, dessa forma, David Caiado passa a integrar a estrutura da Briosa, estando já a trabalhar na construção do plantel para a próxima temporada.