Jumbo sai do ciclismo no final de 2024

Ciclismo Jumbo sai do ciclismo no final de 2024

CICLISMO02.06.202316:19

A empresa de supermercados Jumbo, anunciou que deixará de patrocinar a equipa de ciclismo Jumbo-Visma, a equipa de patinagem no gelo e Max Verstappen na Fórmula 1, em 31 de dezembro de 2024, segundo confirmou o novo CEO da empresa dos Países Baixos, Ton Van Veen.

A empresa viveu nos últimos meses alguns problemas com o principal acionista, Frits Van Eerd, que foi acusado de fraude fiscal, o que obrigou a uma mudança na cúpula diretiva, com Ton Van Veen a ser o máximo responsável, que vai apresentar novos gestores nas diversas empresas que fazem parte do grupo.

«Os patrocínios deram-nos uma enorme notoriedade da marca, por outro lado já ganhámos tudo o que havia por ganhar. Gastamos vinte milhões de euros anualmente em patrocínios desportivos. Não podemos devolver esse dinheiro ao nossos clientes, nem sequer alocá-lo em sustentabilidade ou saúde, cumpriremos rigorosamente todo os compromissos assumidos», afirmou Ton Van Veen, frisando que a data limite é 31 de dezembro de 2024.

No caso da equipa masculina ou feminina de ciclismo conseguir um novo patrocinador antes da data prevista, a Jumbo abdica de ser o principal sponsor. A situação de Max Verstappen é um pouco diferente, em virtude de decorrer um processo de investigação judicial ligado a First Van Eerd.

Sobre a equipa Jumbo-Visma que vai estar presente na Volta à França, o diretor desportivo, Merijn Zeeman desfez todas as dúvidas; «Vamos deixar Primoz Roglic em paz por uns tempos. Antes da temporada se iniciar fizemos um esboço a lápis onde ele se encontrava incluído. Essa continua a ser a opção viável», perante estas afirmações a equipa para a Volta à França apenas sofre uma alteração em referência àquela que ajudou Jonas Vingegaard a vencer a competição em 2022, entra Dylan Van Baarle e sai Primoz Roglic.

Os oito ciclistas para a Volta à França são; Jonas Vingegaard, Wout Van Aert, Tiesj Benoot, Christophe Laporte, Sep Kuss, Steven Kruijswijk, Nathan Van Hooydonck e Dylan Va Baarle.