Mundial: Portugal brilha em El Salvador

Surf Mundial: Portugal brilha em El Salvador

SURF01.06.202323:59

Francisca Veselko, Yolanda Hopkins e Guilherme Fonseca garantiram a passagem à ronda 2 do Mundial de Surf (ISA World Surfing Games), competição que atribui duas vagas, uma masculina e outra feminina, aos surfistas europeus (e outras tantas a atletas de África, Ásia e Oceânia) para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Nas ondas de El Sunzal e La Bocana, em El Salvador, Guilherme Ribeiro, 3.º classificado na primeira bateria da segunda ronda, caiu para a repescagem 2 e Frederico Morais já está na ronda 3. Portugal continua no grupo dos primeiros classificados com todos os seis convocados ainda em prova.

“Vou usar o apoio dos meus amigos, família e namorada para continuar a escalar na competição”, confessou Guilherme Fonseca, medalha de cobre (4.º lugar) nos Mundiais de 2022 e último português a entrar na água.

No quadro feminino, as três portuguesas defrontarão velhas conhecidas” dos eventos da Liga Mundial de Surf (WSL). A “Teresinha” calhou em sorte Garazi Sanchez-Ortun (Espanha) e Rachel Presti (Alemanha). Kika Veselko, que fez a mais alta pontuação do dia e segundo melhor heat do evento (14,90 pontos) fruto de duas notas de entrada direta para o top-5 do segundo dia do mundial de surf (7,50 e 7,40), enfrentará Sol Aquirre (Chile). E, por fim, Yolanda terá na última bateria a companhia de Camilla Kemp, surfista alemã residente em Portugal.