«Nem consegui dormir ao dizer a Piqué e Jordi Alba para se ‘afastarem’»

Barcelona «Nem consegui dormir ao dizer a Piqué e Jordi Alba para se ‘afastarem’»

INTERNACIONAL31.05.202319:07

O treinador do Barcelona, Xavi Hernández, de 43 anos, admitiu esta quarta-feira, em entrevista ao programa ‘Gol a Gol, da TV3 espanhola, o quão doloroso foi ‘encostar’ dois elementos do plantel dos catalães que ainda dividiram o balneário ‘blaugrana’ consigo ainda como jogador.

O outrora médio e agora técnico do Barça foi o mensageiro da sua própria decisão junto do lateral-esquerdo Jordi Alba, de 34 anos – que na última quarta-feira, dia 24, anunciou a saída do clube no final da época – e do médio Gerard Piqué, de 36 anos, que acabou a carreira a 5 de novembro de 2022, após o jogo com o Almeria: não contava com eles, mas a forma de lhes comunicar a bem a decisão, confessou o antigo médio, foi complicada.

«Até adormecer me custou. Quando tens de tomar decisões contrárias ao que sabes seria a vontade da outra parte, do jogador, começa a ser difícil. A Piqué, disse-lhe para ‘dar um passo para o lado’ [sinónimo de ser hora de sair e se afastar, acabar a carreira ainda ‘em grande’], pois iria jogar menos nesta época. Nem consegui dormir: passámos por muita coisa juntos», disse Xavi, que, no regresso ao Camp Nou, conquistou a La Liga e a Supertaça numa temporada que só vai terminar domingo, com a 38.ª e última jornada do campeonato espanhol.

O nó na garganta foi maior, ainda a comunicar a Jordi Alba que também não seria ‘intocável’, admitiu Xavi Hernández. «Com Jordi Alba, tive a sensação de que lhe falhei como amigo. Mas a minha prioridade tem de ser a equipa. Recordo sempre o meu próprio caso: a mim, foi Luis Enrique [quem lhe deu a entender que não contava com ele]», revelou.

«Nunca o aceitas [o fim dos dias de glória e de estatuto ‘inatacável’ no onze, numa equipa ou clube ou seleção], achas que deves jogar, após tantos anos a titular. Jordi [Alba] ficou chateado, entendo-o perfeitamente: é normal. Mas depois tivemos uma conversa todos, em grupo, e disse-me que estava comprometido a 100 por cento com o Barcelona. E assim foi, como Piqué. Souberam sair na altura certa», afirmou Xavi, na mesma entrevista à cadeia espanhola em que acusa o Man. City de ter «vetado a contratação de João Cancelo, depois de estar tudo feito», em janeiro… tendo o lateral português rumado, por empréstimo ao Bayern de Munique.

Xavi, que tem contrato por mais uma época (até junho de 2024) garantiu que vai renovar, «mais cedo ou mais tarde» e foi claro, ainda, quando ao desejado regresso de Messi ao Barcelona: «Depende inteiramente dele», concluiu.