Lugano atira-se à arbitragem: «Ajudaram a Argentina a ser campeã do mundo»

Mundial 2022 Lugano atira-se à arbitragem: «Ajudaram a Argentina a ser campeã do mundo»

INTERNACIONAL16.05.202318:03

Diego Lugano, antigo capitão da seleção do Uruguai, teceu duras críticas à arbitragem do Mundial do Catar, defendendo que a Argentina foi beneficiada na competição, que acabaria por vencer, sagrando-se campeã do mundo.

«Ajudaram a Argentina a ser campeã do mundo. Não há dúvida. Tem os seus méritos, mas, dos cinco penáltis que foram marcados, não há dúvidas de que quatro foram totalmente forçados. Isso é uma realidade», apontou, em entrevista ao programa Fútbol por Carve, falando especificamente de Messi:

«Também é mérito do Messi, que move imenso a nível mundial. Acham que a FIFA não vê e não usa isso? Também é mérito da Argentina, que soube aproveitar», referiu.

O antigo futebolista, que passou por clubes como São Paulo, Fenerbahçe e Paris Saint-Germain, deixou ainda críticas ao VAR.

«Desde a introdução do VAR que há um poder excessivo do árbitro de interpretar o que quer a qualquer momento. Num jogo pode haver 20 penáltis ou nenhum. O futebol está um caos. O que a FIFA fez com o VAR foi um movimento unicamente político para demonstrar que é transparente. A questão das mãos é um disparate. Se se mete um dedo, assinala-se penálti e ganha-se o jogo. É um erro por parte da FIFA. Os jogadores não têm opinião, mas os dirigentes que nunca jogaram futebol têm. O VAR traz mais dúvidas do que justiça ao futebol. Obriga o árbitro a intervir em jogadas estúpidas e inconsequentes», concluiu.