Rali de Portugal Rovanpera arrasa rivais e está na liderança do Mundial

RALI DE PORTUGAL14.05.202313:27

Kalle Rovanpera ganhou a edição 56 do Rali de Portugal, repetindo a vitória de 2022 no nosso País, e é o novo líder do Mundial de 2023, com os 30 pontos que somou na ronda 5 do WRC, ao combinar os 25 pela primeira posição na competição com os 5 de bónus pelo melhor registo na Power Stage de Fafe, que teve milhares de espectadores ao longo dos 11,18 km de extensão de uma especial cumprida em tempo-recorde pelo piloto finlandês: 6.26,5 m!

Rovanpera, em Toyota GR Yaris Rally1, ganhou pela primeira vez no Mundial de 2023 e segunda consecutiva em Portugal, passando a totalizar nove vitórias num campeonato que venceu o ano passado e passou a liderar, depois de cumpridas cinco rondas, assim capitalizando a ausência de Sébastien Ogier e o acidente de Elfyn Evans logo no dia de arranque do rali – o francês e o galês, recorda-se, partilhavam o comando do WRC, com mais 1 ponto que o campeão em título, após quatro provas.

Para a Toyota, quarta vitória em cinco ralis, em 2023 – perdeu a ronda 2 da época, ganha pelo estónio Ott Tanak, num Puma Rally1 da M-Sport Ford. Em Portugal, Kalle Rovanpera dominante: o finlandês de 22 anos assumiu a liderança da prova na segunda passagem por Góis (PEC5) e manteve-a até ao final, vencendo um total de 10 especiais, em 19, incluindo a Power Stage.

Dani Sordo, em Hyundai i20 N Rally1, terminou na segunda posição, a 54,7 s de Kalle Rovanpera, e Esapekka Lappi, aos comandos de máquina igual, foi o terceiro, a 1.20,4 m do novo líder do Mundial. Na categoria WRC2, final eletrizante, com o britânico Gus Greensmith a superiorizar-se ao sueco Oliver Solberg por margem muito reduzida (somente 1,2 s) – a vitória no rali decidiu-se apenas na Power Stage, que o segundo, ao ‘ataque’, ganhou.

A próxima ronda do Mundial realiza-se na Sardenha, em Itália, entre 1 e 4 de junho.