Desigualdade de género e falta de investimento originam saída do presidente da Federação

Canadá Desigualdade de género e falta de investimento originam saída do presidente da Federação

INTERNACIONAL28.02.202312:40

Nick Bontis, presidente da Federação Canadiana de Futebol, demitiu-se, na segunda-feira, reconhecendo a necessidade de mudança, depois de ter sido alvo de várias críticas, entre elas da seleção feminina, onde a benfiquista Cloé Lacasse é presença habitual, devido à desigualdade de género e falta de financiamento.

«Embora tenha sido um dos maiores defensores de um sistema igualitário associado ao desempenho nas competições, infelizmente não estarei à frente da federação quando isso acontecer», escreveu, em comunicado divulgado nas redes sociais, onde revela ainda que a Federação Canadiana «está em fase de assinar um acordo coletivo histórico emblemático, sem paralelo em nenhum outro país membro da FIFA».

Bontis deixa o cargo, após os presidentes das 13 associações do país terem exigido a sua saída.

A seleção feminina, que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, viu-se obrigada a participar recentemente no torneio SheBelieves, depois das jogadoras terem feito greve, exigindo um maior investimento e tratamento igual ao dado à equipa masculina, que conta habitualmente com Stephen Eustaquio (FC Porto) e Steven Vitória (Chaves) nos convocados.

As atletas querem que a equipa feminina tenha no Mundial de 2023 os mesmos recursos dados à formação masculina no campeonato do mundo do Catar.

Segundo Christine Sinclair, capitã da seleção feminina do Canadá, a Federação gastou, em 2021, cerca de 7,6 milhões de euros na equipa masculina, tendo sido apenas investidos aproximadamente 3,4 milhões de euros na feminina.

Tags: