Prática desportiva e leitura (artigo Vítor Rosa, 222)

Espaço Universidade Prática desportiva e leitura (artigo Vítor Rosa, 222)

ESPAÇO UNIVERSIDADE22.02.202311:21

Em Portugal, os hábitos de leitura andam pelas ruas da amargura. Um inquérito levado a cabo pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em 2020, revelou que 61% dos portugueses não leram um único livro em papel. Dos 39% que afirmavam ter lido, a maioria leu pouco. Os hábitos desportivos também não são abonatórios para os portugueses. Segundo os dados do Eurobarómetro – Desporto e Atividade Física (2022), 73% dos portugueses referem que nunca praticaram desporto.
 

Se a prática desportiva é boa para o corpo, também pode ter benefícios para a mente. O problema, dirão alguns leitores, é conciliar o tempo de treino com o tempo de leitura, sobretudo quando a agenda (em papel ou digital) é bastante apertada. Cremos que isso não deve ser impeditivo para se encontrar um tempo para as duas coisas. Até porque a indicação de “falta de tempo”, é uma falsa questão, em termos sociológicos.

Sugere-se que programe bem as suas sessões de treino. As manhãs são indicadas como os melhores momentos para a atividade física. Se não pode, opte, então, pela hora do almoço. Será, certamente, mais produtivo da parte da tarde. O exercício à noite ajuda a libertar a tensão acumulada durante o dia.
 

Opte por escolher uma prática desportiva adaptada à sua profissão. Se for um executivo, que não interage muito socialmente, escolha uma prática que lhe permita conhecer pessoas (agradáveis de preferência, pois há imensa gente tóxica). Se não tiver tempo, opte por treinar de manhã ou à hora do almoço, escolhendo um horário mais flexível.
 

Programe as sessões de treino de acordo com os seus objetivos e desejos. Além disso, um professor de educação física poderá aconselhá-lo sobre os melhores exercícios e a sua dieta.
 

Procure encontrar o local certo para treinar. É crucial, para aumentar a motivação, fazer corresponder a modalidade desportiva que se pratica com o local onde se treina. Geralmente, o ginásio é o local ideal. Tem equipamentos e professores de educação física à sua disposição. Isto mergulha-o, instantaneamente, no mundo da prática desportiva e encoraja-o a investir ainda mais. Contudo, não há nada que o impeça de praticar uma atividade ao ar livre. Por exemplo, para os entusiastas da corrida ou da caminhada, o parque ou o circuito de manutenção são adequados. Para aqueles que vivem no campo, não haverá, certamente, falta de espaços verdes. Desta forma, volta a ligar-se com a natureza durante as suas sessões de treino. Se o tempo ou outras razões o impedirem de fazer exercício, pode realizar atividades físicas em casa. Basta investir em alguns acessórios e equipamentos. Depende da modalidade desportiva que deseja praticar.
 

Se seguir estas modestas recomendações, quem sabe se não terá mais tempo para a leitura e para o desporto.


Vítor Rosa

Sociólogo, Pós-Doutorado em Sociologia e em Ciências do Desporto, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática.