Liga Europeia: Sporting vence na Áustria e passa aos 'oitavos'

Andebol 07.02.2023 22:46
Por Ricardo Jorge Costa

O Sporting venceu, esta noite, o Alpla HC Hard, na Áustria, por 26-31, em jogo da 7.ª jornada da Liga Europeia e conquistou lugar nos oitavos de final da competição.


Na Áustria, foram precisos 3 minutos para se assistir ao primeiro golo. Marcou-o Francisco Costa, para o Sporting, mas rapidamente o Alpla respondeu, revirando o marcador para 3-1.


Os anfitriões foram segurando essa vantagem de dois golos, beneficiando de algum desacerto no ataque leonino nos primeiros 10 minutos, mas a réplica dos verdes e brancos veio a logo seguir e Natán Suarez igualou o encontro à passagem dos 11 minutos (4-4), iniciando uma toada de empates sucessivos até que Martim Costa recolocou o Sporting em vantagem aos 18 minutos (8-9).


Os comandados de Ricardo Costa dispararam então no marcador (9-12) e na reta final do primeiro tempo, acentuaram a supremacia, recolhendo aos balneários com uma vantagem de cinco golos (12-17).


Nos primeiros minutos após o reatamento, os leões mantiveram o ascendente sobre os austríacos, dilatando para sete golos (14-21), antes de os austríacos mostrarem sinais de retoma com um parcial de três golos sem resposta, para reduzir para 17-21.

Algumas falhas no ataque leonino resultaram numa aproximação do Alpla HC Hard, mas o Sporting acabou por pressionar na reta final do encontro e foi ampliando a vantagem até aos 26-31, com Martim Costa a destacar-se como melhor marcador, com 12 golos.


Águas Santas vence pela primeira vez


O Águas Santas fez história ao alcançar o primeiro triunfo na fase de grupos em temporada de estreia do clube da Liga Europeia, batendo no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim os espanhóis do Bidasoa Irun por 28-25, em jogo da 7.ª jornada da competição.


Os visitantes iniciaram melhor o jogo e em cima dos 10 minutos chegaram a vantagem máxima de três golos (3-6). Perante o ascendente da equipa orientada por Ricardo Moreira melhorou o desempenho defensivo e, mais confiantes, assinaram um parcial de 4-1 – com o capitão Francisco Fontes em destaque ao apontar três dos quatro golos –, restabelecendo a igualdade (7-7).


A formação basca ripostou e em três minutos regressou ao comando do marcador (8-10), mas o filme da contraofensiva dos maiatos repetiu-se com segundo parcial de 4-1, culminando em inédita liderança (12-11). Ao intervalo, tudo igual (14-14).


No segundo tempo, o Águas Santas contou com a inspiração do guardião Alexandre Magalhães para preservar o equilíbrio que o desacerto dos companheiros tornava precário. Até aparecer o momento do jogo: novo parcial de 4-1 para os portugueses, concluído em cima dos 50 minutos, conduziu-os aos dois golos de vantagem (24-22) e culminou com golo de João Gomes a fazer 28-24, coroando período em que a equipa lusa atingiu patamar exibicional superior.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal