A BOLA tem publicado e continuará a publicar, na sua versão impressa, diariamente, algumas opiniões dos leitores sobre os temas que marcam a atualidade (através do email correiodoleitor@abola.pt), mas esse ponto de contacto é agora alargado através da criação deste Espaço do Leitor no nosso site.
Aqui serão publicadas as opiniões que formos recebendo (algumas das quais serão também selecionadas para o jornal). Os textos não são corrigidos ou editados, ou seja, são da responsabilidade de quem os escreve, mas alertando que não haverá lugar para mensagens com linguagem considerada ofensiva e/ou difamatória. O email deve ter o nome e localidade e os textos não devem exceder os mil caracteres.
Os primeiros textos serão sempre as mais recentes e alerta-se que periodicamente serão apagados os mais antigos.
Um obrigado a todos os que diariamente nos enviam as suas opiniões. Elas contam para nós e a partir de agora ficam também disponíveis para todos os outros leitores.
ESPAÇO DO LEITOR
Admirável, o esforço que o nosso selecionador , o sr. Martinez ,está a fazer, para falar, rápidamente, a nossa lingua !
Sinal de respeito, e de tremenda consideração, quando.....até nem precisava!
Sim, todos nós estávamos preparados para o ouvir , e....entender, em espanhol, e depois em "portunhol" durante uns meses...., sem nos sentirmos incomodados, ou feridos no nosso orgulho !
Bravo , sr. Martinez, pelo seu...português !
Ps. Grimaldo.... cuántos annos llevas en Portugal ?
Mário Silva, Porto
------------------------------------------------------------------
A estrutura de futebol do Benfica que se cuide.A paragem do campeonato não vai ser favorável à dinâmica do emblema superiormente comandado por Roger Schimdt. Os mais directos perseguidores vão ter a vida facilitada. Se pensarmos que o próximo jogo é no estádio dos Arcos,frente ao bem organizado e bem classificado Rio Ave , a força de vontade vermelha deve quintuplicar a vontade rioavista. Afinal, os adeptos benfiquistas vão fazer guarda de honra ao seu amado clube. Acho deselegante afirmar-se ”vamos com tudo”. Vamos com todos engloba a equipa e ose seus fervorosos adeptos. Espero um jogo sem casos, sem choraminguices e sem culpar a equipa de arbitragem. Isto é válido para ambos os treinadores. Faço votos de que não apareçam adeptos de outros clubes para armarem desacatos. A caminho do Marquês, com paragem em Vila do Conde,viva o glorioso.
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
... Sérgio Conceição não poderá dizer-se surpreendido, porque não é a primeira vez que o Presidente do F C do Porto faz desvios pelos vários caminhos que abre, no que é o seu conceito de amizade, precavendo os momentos em que os amigos deixam de lhe ser submissos.
Sérgio Conceição nem deveria ter transitado para a época em curso, tão previsível era o prolongamento do período de contenção... A não ser que lhe tenham sido feitas promessas que ficaram por cumprir. E quando o Presidente afirma que foi feito investimento, ter-se-á que perguntar onde estão jogadores ao nível do Lui Diaz; do Corona; do Mbemba; do Vitinha; do Fábio Vieira —ignorando os casos das saídas a custo zero; casos de gestão em que, seguramente, Sérgio Conceição não foi tido nem achado, limitando-se a apanhar os cacos...
O que leva o Presidente —a quem o Clube, de facto, muito deve— a querer eternizar-se na posição?... Não será fácil, por um lado, a reformulação de hábitos de vida, nem, tão-pouco, perder a preponderância que, aparentemente, pelo menos, detém; e havendo, por outro, a quantidade de almas dependentes da sua cobertura; e que, como na Política, vagueiam pelos corredores escuros da Estrutura
Em assomo de clarividência, deveria ser o Presidente a despedir-se das suas funções —ainda que sendo-lhe concedido o título de Presidente Honorário. Ou seja, continuaria Presidente; mas, não tão perto que pudesse ele, ou outros sob a sua Presidência, continuar a fazer estragos...
Rodrigo Costa, Porto
------------------------------------------------------------------
Começa cada vez mais a ganhar forma a ideia de que a questão do título está quase resolvida a favor do Benfica. Claro que ter 10 pontos de avanço é melhor que ter 10 pontos de atraso, mas acho que isso só poderá vir a ser ser encarado de frente se o Benfica tiver sucesso nos dois próximos jogos, isto é, se vencer o Rio Ave e, pelo menos, não perder com o FCP. Isto sabendo-se que no 2º caso costumam sempre ocorrer diversas circunstâncias que têm invariàvelmente como consequência o facto de o Benfica raramente conseguir ganhar esse jogo. Aliás, já tenho dificuldade em lembrar-me de qual foi a última vez que o Benfica venceu o FCP na Luz.
Quanto à propalada "crise" do FCP, tenho para mim que se trata de uma estratégia montada por eles próprios, visando precisamente aquele jogo, com o objectivo de fazer passar a ideia de que o Benfica irá encontrar um FCP fragilizado. Cair nesta esparrela seria um erro histórico para o Benfica. Claro que se a referida estratégia tiver, por acaso, sucesso irão dizer que se tratou de uma estrondosa vitória contra mais uma odiosa campanha montada por forças exteriores com a finalidade de os derrubar mas que mais uma vez não teve êxito.
Isto não invalida que, provàvelmente uns dias antes, não venha a acontecer qualquer coisa capaz de os preocupar a sério.
Rogério Santos, Lisboa
------------------------------------------------------------------
Exmo. Senhor,
Tem início amanhã, dia 23 de Março de 2023, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, a participação de Portugal, na 17ª. edição do Campeonato da Europa de Futebol, marcada para 2024, onde irá ser realizada na Alemanha. Portugal, 7º. ranking da UEFA, Bósnia e Herzegovina, 41º, ranking da UEFA, Eslováquia, 28º. ranking da UEFA, Islândia 48º. Ranking da UEFA, Liechtenstein 34º. ranking da UEFA e Luxemburgo 42º. ranking da UEFA, fazem parte do Grupo J, de qualificação para o EURO-2024. Este jogo, “marca” a estreia do selecionador Roberto Martínez, natural de Lérida, Espanha, à frente da seleção das quinas. A primeira lista de convocados, para o duplo compromisso, frente ao Liechtenstein e Luxemburgo, não trouxe nada de novo, mantendo o selecionador praticamente todos aqueles que estiveram no Campeonato do Mundo, Qatar 2022. O futuro dirá, se não é necessária uma renovação nesta seleção. Vamos aguardar, com serenidade.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
CRISE DO FC PORTO CHAMA-SE BENFICA
A crise que os dragões atravessam, com grande discórdia entre Pinto da Costa e Sérgio Conceição, ameaçando este último bater com a porta, chama-se Benfica. Por outras palavras, é o excelente momento do clube da Luz que causa mal-estar no FC Porto. Rui Costa tinha já dito, como que a prever o que iria acontecer, que um Benfica forte provoca agitação. Não se trata, com efeito, de maior ou menor investimento, da compra deste ou daquele, mas sim da elevada probabilidade de o Benfica ser campeão, que não agrada nada, mesmo nada, ao seu rival do Norte. O FC Porto não deveria ter mau perder e aceitar a superioridade da águia com desportivismo. Sei que é difícil pedir isto aos dragões, mas poderiam fazer esforços, para que o futebol português saia dignificado e prestigiado. Os portistas têm de se convencer que não podem ser sempre campeões. Há mais vida, além do FC Porto...
Simões Ilharco
------------------------------------------------------------------
Falava há dias com uns amigos portistas que, apesar da rivalidade, e sem esconderem o seu desencanto sobretudo pela fraca qualidade do plantel e do futebol praticado pelo FCP - é demasiado bombo -, reconhecem que, esta época, o Benfica é não só o clube mais forte, o clube que melhor se apetrechou e que faz melhor gestão, quer dos seus recursos humanos, quer das suas finanças, como é também aquele que pratica melhor e mais empolgante futebol. Isto é, o Benfica, pelo que tem feito, merece ser campeão !
Mas o desencanto pelo percurso da sua equipa durante esta época, transforma-se em perplexidade quando procuram razões, até agora nunca apresentadas, sobre alguns negócios nunca explicados. O ponto mais alto da sua indignação, segundo se percebe, tem a ver com a “troca” do médio internacional Vitinha pelo, pasme-se !, guarda-redes ex-Portimonense Samuel Portugal. O primeiro vendido bastante abaixo do seu real valor e o segundo, de acordo com eles, comprado por um preço muito acima do seu valor. Um deles, por brincadeira, disse mesmo que, de inicio tinha pensado que Conceiçao iria surpreender meio mundo, utilizando SP como…médio no lugar de Vitinha ! Mas afinal… Na verdade são este negócios muito mal explicados, ( a que se junta a inusitada e frenética compra de acções da SAD por parte de Pinto da Costa ! ), sem pés nem cabeça no dizer dos próprios, que trazem os adeptos portistas indignados, em polvorosa e nao auguram nada de bom para os sempre eternos dirigentes portistas. E se a isto juntarmos, digo eu, a candidatura de A. Vilas-Boas, afigura-se-me que o “reinado” de Pinto da Costa à frente do clube tem tudo para terminal mal !
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova de Gaia
------------------------------------------------------------------
Sábado, 17.57 horas, os cachecóis pintam o céu de encarnado e agigantam adeptos fantásticos.
E o hino?
Único, inalcançável como a águia que sobrevoa por cima da onda vermelha.
A partida começa e num ápice o miúdo Ramos eleva-se à altura do antigo terceiro anel e cabeceia para o fundo das redes (fez-me lembrar o Rui Águas). 1-0.
Ainda as papoilas saltitavam nas bancadas, e já o Rafa acelerava com tempos de “pole position”, e penalização para os adversários muito mais lentos. 2-0.
Do 3-0 rezará a história: jogada sublime do Benfica, culminada com um golaço de João Mário, a fazer lembrar triangulações de outras estrelas como Diamantino, Carlos Manuel e Chalana, ou Rui Costa, João Pinto e Vitor Paneira.
Que tardes de campeonato, que noites europeias!
4-0. Infortúnio merecido porque o corte do Florentino, a arrancada do Rafa e o passe do João Mário que queria servir o Neres no centro da área: não se podia perder.
Ainda que o Vla esteja cada fez mais seguro entre os postes e com alguma melhoria no jogo de pés, que me perdoe a honestidade de dizer que me lembrei com saudade do gigante Manuel Bento. 4-1.
Já não vi o 5-1 porque saí mais cedo para regressar a Guimarães.
Na camisola que o Valdo Cândido Filho envergou na época em que um tal de César Brito nos deu mais um campeonato, levo junto ao coração o recente emblema de ouro (50 anos de sócio).
Amanhã, 19 de março, Dia do Pai, vou dar um beijo ao meu e agradecer-lhe, também, por me ter feito sócio em 1972.
Rui Pedro Pinheiro, Guimarães
------------------------------------------------------------------
“Vae victis “
A expressão latina que se traduz por “ ai dos vencidos “ aplica-se agora a Sérgio Conceição. Em toda a comunicação social abundam comentários sobre um provável fim de ciclo enquanto treinador do F C Porto. É possível.
Aquele que deu nome a um estádio nas cercanias da sua cidade de Coimbra, em Taveiro, foi um extraordinário jogador de futebol, é um grande treinador líder de muitas e grandes vitórias. Por isso lhe fizeram a estátua agora presente no museu do Porto. Controverso, irascível com uma forma de estar muito pouco própria no banco, discutível e nada exemplar disciplinarmente, mas arguto, inteligente e conhecedor do jogo como campeão que é e foi.
Ora as coisas não lhe estão a correr bem neste campeonato. O Benfica lidera e anuncia-se a sua vitória. Mas Sergio também venceu jogos importantes, nas taças, com o Sporting e no resto também não claudicou. Há razões para este burburinho? Não. Estão as antipatias que gera a animar os escritos? Sim. São justos? Não.
No futebol predomina a “ memória de peixe” ao que se sabe curta. Lá para as Antas é que saberão. Mas fica um travo desta característica do jogo, inclemente e com o seu quê de irracional. Acontece por toda a parte.
Costa e Cruz, São João da Caparica
------------------------------------------------------------------
Primavera na arbitragem
A arbitragem portuguesa vive uma autêntica Primavera, que chegou hoje, pois atravessa melhores dias, com desempenhos mais competentes por parte dos árbitros. Sinal disso são as apreciações favoráveis de Duarte Gomes em A BOLA. Todos nos devemos regozijar com esta pacificação na arbitragem, pois trata-se de sector-chave do futebol português. Tem havido menos polémicas, menos casos, e mesmo a nível internacional as perspectivas são melhores, pois Artur Soares Dias tem arbitrado, a contento, jogos da Champions e da Liga Europa, o que torna mais legítima a aspiração de termos um árbitro na fase final do Europeu de 2024. A travessia do deserto da nossa arbitragem pode estar a chegar ao fim. O essencial é que os árbitros sejam respeitados e não os crucifiquemos quando, por vezes, erram. Mas não por má-fé, obviamente.
Simões Ilharco
------------------------------------------------------------------
Uma orquestra a precisar de um maestro
A qualidade de jogo do Porto tem ficado muito aquém do expectável. Não retirando mérito aos seus rivais, a equipa liderada por Conceição apresenta várias lacunas. Falta violinos para juntar aos bombos, que não são poucos.
O problema do Porto está na falta de um criativo no meio-campo, alas e na falta de eficácia. Juntemos a isso a escassez de opções do meio-campo para traz. Ofensivamente o Porto tem capacidade para variar, mas, por outro lado, defensivamente tem várias lacunas.
As alas são uma grande dor de cabeça. Wendell e Zaidu precisam de ter mais intensidade, João Mário tornou-se numa peça fundamental, mas falta-lhe amadurecimento e mais soluções para a ala-direita. Pepê tem feito esse papel quando podia dar mais à equipa na frente, tanto na ala como no meio. Pepê tem essa capacidade de desequilibrar. A outra opção é Rodrigo Conceição, mas que não tem de todo o ritmo competitivo desejável.
A equipa nesta altura está demasiado desgastada. Isso tem-se notado ultimamente.
A imaturidade da equipa tem muito que ver com a falta de competitividade e inexperiência do plantel. Faltam rotinas não só devido às lesões mas pela escassez de opções, o que torna toda uma gestão mais complicada.
Este Porto tem sido uma manta de retalhos onde Sérgio Conceição tem tentado dar pontos e cozer uma grande manta, mas, mais tarde ou mais cedo, a manta rompe.
O Porto tem de olhar para si próprio, analisar o planeamento da época, definir melhor as suas prioridades e, para o que falta da época, tentar conquistar os títulos internos que ainda tem para disputar, sendo que o de campeão está cada vez fora do alcance. O objetivo agora terá de ser o de garantir já o acesso direto à champions e ganhar as competições como a taça. Pode ser uma época onde não tenha conseguido conquistar o título de campeão mas, a conquista das taças pode ditar um desfecho menos negativo.
Jorge Silva, Braga
------------------------------------------------------------------
Na edição A BOLA, de hoje dia 21 de Março de 2023, na entrevista que José Moreira, ex-guarda-redes de futebol, concedeu ao jornal, num trabalho do jornalista Fernando Urbano, foi dito quase tudo, acerca do percurso de Moreira. Nada há mais a acrescentar, apenas a felicidade de saber, como está o Moreira. Veio-me então, há memória, aquele jovem vindo do da cidade Invicta e do Sport Comércio e Salgueiros, cheio de esperança em conseguir vingar no grande clube, de Lisboa, Lisboa, com a dimensão do Sport Lisboa e Benfica. Foram doze anos de águia ao peito, onde se sagrou campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça Cândido de Oliveira. Cruzou-se, na baliza, com o lendário belga, Michel Preud’Homme e o alemão Robert Enke. Podia ter ido longe, nas balizas do SL Benfica, mas, se não fossem as lesões, que o impediram ter sido o dono, das balizas do “glorioso”. Foi internacional pelos sub-19, por 22 ocasiões. Teve momentos altos na sua carreira, mas certamente que quando passou a internacional A, por Portugal, precisamente no dia 12 de Agosto de 2009, num jogo de carácter particular frente ao Liechtenstein. Fez parte dos convocados, de Luiz Felipe Scolari, no Euro-2004.
Mário Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
O FC Porto está a dar corda a Pepe para o jogo com o Benfica, no seguimento de mais um dos seus desaparecimentos. Já se sabia que não estava "entregue ao departamento médico", pelo que não se compreende porque foi convocado. Esta inconsistência é tanto maior quanto Martinez afirmou que não havia chamado alguns jogadores por só poderem estar 26 e, afinal, ficou-se pelos 25, o que evidencia que, na prática, não conta com eles. Uma coisa é a conversa, outra é a prática, como se vê.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
O Benfica surge mais próximo do título nacional de futebol, mas nada está ainda garantido, da mesma forma que, se bem que longe no horizonte, o FC Porto ainda tem uma secreta esperança de que os dados se possam inverter e ainda com SC Braga por perto. Os clubes têm agora uma paragem de quinze dias devido a compromissos das seleções e aqui será muito importante como virão os jogadores desses jogos. Se regressam todos em boas condições ou com lesões sempre preocupantes, nomeadamente numa altura da época como esta. Se esta situação se mantiver o Benfica poderá encomendar as faixas de campeão a quatro jornadas do fim da Liga. Mas para aí chegar ainda terá cinco jornadas pela frente. A estrada a percorrer ainda é grande. Em duas dessas jornadas com a possível vantagem de receber FC Porto e SC Braga. Se o Benfica pegar bem no recomeço da Liga, que o levará a Vila do Conde, pode ser um bom prenúncio, mas todo o cuidado é pouco, de que Roger Schmidt e os jogadores têm plena consciência. Importará por isso assumir todo o empenho em cada um desses jogos, com a dupla João Mário/Gonçalo Ramos a fazer também pela vida para a conquista da Bola de Prata. Enfim, as perspetivas são boas, mas tudo é ainda possível.
Eduardo Augusto de Sousa Dias Fidalgo, Linda-a-Velha
------------------------------------------------------------------
Na sequência da eliminação do FCP da presente edição da Liga dos Campeões, Sergio Conceição, no jeito que lhe é peculiar, veio disparar em várias direcções apontando todas elas para dois alvos : os seus méritos, que os adversários teimosamente não querer reconhecer ( não esquecer o peso das criticas de Fernando Madureira no início da época, a quando da saída de Francisco Conceição para o Ajax ) e as limitações, que de forma mais ou menos voluntária, lhe foram impostas ao longo dos anos por uma administração em falência técnica tendo sublinhado o que considera ser o desinvestimento da SAD no futebol, muito em razão dos problemas criados pela obrigação de obedecer ao fair play financeiro da UEFA. Acontece que um novo episódio, do que promete ser a palpitante novela do proximo verão, foi agora escrito pelo presidente portista que, numa clara e objectiva alusão à resposta do seu técnico, veio desautorizá-lo detalhando os investimentos feitos a muito custo pela SAD azul e branca aos quais juntou nomes e montantes pagos , de modo a tornar ainda mais perceptível o “desaproveitamento feito por SC” das condições que lhe foram dadas, ao contrário do que aquele tinha afirmado.
Há que reconhecer que este sinais não se observam com frequência dentro da estrutura portista, pelo que o seu significado assume bastante relevo e a sua interpretação não pode ser outra senão que o fim de ciclo de Sergio Conceição somente acaba de começar.
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova de Gaia
------------------------------------------------------------------
"ESTE É O MEU PROGNÓSTICO PARA PRIMEIRO 11 DE MARTINEZ
Diogo Costa, Nuno Mendes, Inácio, Dias, António Silva e Cancelo; Palhinha e Bernardo Silva; Bruno Fernandes; Ronaldo e Ramos
Porquê? Porque o gajo gosta de ter um esquerdino como central do lado esquerdo, porque ele gosta de ter jogadores que saibam jogar à bola no trio de centrais, porque Inácio e António Silva, mais até Inácio, são jogadores com muito boa saída, porque Ronaldo não está na convocatória para ser suplente, porque na Bélgica foi adaptado um 10 à posição 8, como Bernardo Silva, porque Bruno Fernandes poderá funcionar solto como De Bruyne na Bélgica de Martinez e porque, mais importante de tudo, assim jogarão todos os nomes fortes da seleção.
Dito isto, eu acho que é um mau começo esta forma de atuar, na seleção devem jogar aqueles que melhor equipa fazem, e não os melhores em absoluto, nem tão pouco, os maiores nomes.
Mas é o que temos, e com o que temos, nesta versão Santos 2.0, pelo menos em termos de liderança, é este o meu prognóstico."
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
O Campomaiorense chora pela partida do seu mais distinto presidente. Poucas vezes um clube de futebol teve uma gestão transparente como a do fundador da Delta Cafés. “Podíamos ter as coisas mais automatizadas mas eu prefiro dar mais empregos”. Portugal está de luto. Morreu um homem com um coração do tamanho do mundo. Rui Nabeiro partiu aos 91 anos de idade. A vila de Campo Maior no distrito de Portalegre nunca mais foi a mesma desde que instalou, em 1961, a sua empresa Delta Cafés. O mundo empresarial precisa de empreendedores com o quilate de Rui Nabeiro. Espero que as múltiplas iniciativas solidárias ,o apoio à cultura e ajuda às famílias campomaiorenses sejam continuadas pelos seus descendentes .O Governo devia decretar3 dias de luto nacional. Rui Nabeiro, sempre!
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
... O FC do Porto tem vindo a despedir-se de tudo. De tal ordem, que o momento por que passa é o que, à várias épocas, é anunciado. E enquanto o Clube não se despedir desta Administração, continuará a dizer adeus ao que quer que seja, com os administradores a locupletarem-se e a premiarem-se; e o treinador —este ou outro— em palpos de aranha, para formação, condigna, do plantel —há destinos que o dinheiro, em si mesmo, desconhece. E que poucos conhecem...
Não deixaria de ser irónico, se o Presidente deixasse o Clube no estado em que o encontrou... Já não falta tudo... Digo eu!...
Rodrigo Costa, Porto
------------------------------------------------------------------
"A 27 pontos do final do campeonato, não se pode sentenciar já o titulo nacional.
Assim sendo, a resposta à questão é clara: NÃO! E porquê?
Porque o campeonato ainda vai "aquecer" e nas 9 jornadas que ainda faltam disputar destaca-se as visitas dos dragões e bracarenses à Luz e a curta deslocação das águias a alvalade.
O elevado grau de dificuldade que estes jogos encerram irão colocar aos comandados de Roger schmidt o teste final para a eventual atribuição do ceptro nacional ao Sport Lisboa e Benfica.
Apesar dos 10 pontos de avanço a competitividade da nossa liga não permite o relaxamento encarnado sob pena de se deparar com dissabores já vividos no passado.
Relativamente á hipótese do FCPorto em revalidar o titulo, olhando para a tabela classificativa vislumbramos uma perspectiva cinzenta, mas como referi anteriormente os pontos em disputa nos jogos entre os primeiros classificados serão decisivos para aferir se ainda será possível uma eventual recuperação que ficou mais difícil após o empate de ontem na Pedreira."
Jorge Alegre, VNGaia
------------------------------------------------------------------
De acordo com os especialistas, a Juventus foi melhor que o Inter por ter vencido com um golo ferido de ilegalidade (Rabiot domina a bola com o braço). Concluem os especialistas que a Juventus poderá colocar mais dificuldades ao Sporting que o Inter ao Benfica. Mas o futebol não será assim tão linear. Senão vejamos. A Juventus perdeu os 2 jogos com o Benfica e, por isso, foi para a Liga Europa. Por sua vez, o Inter passou e quem foi para a Liga Europa foi o Barcelona. O Inter eliminou o F C Porto, que venceu o Sporting em Alvalade e está à sua frente na Liga. O Barcelona ganhou ao Real Madrid, candidato a vencer a Champions. Etc. Isto é mesmo para especialistas!
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Quando saiu a convocatória dos 26 para os próximos 2 jogos da selecção era mais que sabido que Pepe estava lesionado. Ora, mesmo assim, convocou-se o central e este foi, depois, dispensado, decidindo Martinez não convocar mais ninguém. Alguém pode explicar a obrigatoriedade de convocar Pepe? Era óbvio que, estando bem, iria tirar lugar a um jogador mais novo, para essa ou outra posição. Agora, mesmo lesionado, prejudicou a chamada de um dos talentos que teriam lugar na equipa das quinas. Para mim já não será incompreensível, mas sim revelador.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
No Fónix Arena, na cidade de Debrecen, na Hungria, realizou-se a III edição da Final-Four, do Campeonato da Europa de Futsal Feminino. Depois de ter perdido o jogo da 1ª. meia-final, frente à Espanha por 3-2, a nossa seleção ficou arredada de estar presente na final e poder discutir o título, que lhe foge. Finalista vencido nas edições de 2019 e 2022, onde encontrou nas duas edições a Espanha. O selecionador português Luís Conceição, apontou como desejo e tinha o como objetivo, que o título, desta vez, não ia fugir. Perante a derrota frente à Espanha, restou a Portugal, disputar o 3º. e 4º. lugar, o jogo de atribuição da medalha de bronze, que frente à anfitriã a Hungria, Portugal, mais evoluído e uma seleção com um patamar muito acima da seleção magiar, passeando todo o poderio que o futsal feminino tem, no panorama da Europa, ganhou com facilidade com uma goleada de 12-0.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
O nulo na pedreira entre o Braga e o F C do Porto é o estender da passadeira vermelha ao clube da Luz. O título nunca esteve tão perto. Custa a acreditar como duas equipas talentosas não conseguiram marcar um golo. Um jogo sem golos é como um céu sem estrelas. Algo vai mal nos reinos dos dragões e arsenalistas. Depois de eliminados da Europa anulam-se em importante jogo. Não precisarão de um ajuda a nível mental? Parece-me que os ânimos foram quebrados com a perda da Europa. É que é das competições europeias quem vem o carcanhol para comprar jogadores. Espero que portistas e bracarenses torçam pelo Sporting e pelo Benfica. O Porto pode ficar descansado :o Benfica vai vingar a eliminação às mão do Inter.
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
Os meus sentidos sentimentos à família do Comendador Rui Nabeiro. Um dos muitos poucos Homens honestos que passou pelo futebol foi uma passagem muito rápida, pois viu que aquilo não era mundo para ele. E quando o próprio Presidente da UEFA, afirma que conheceu mais bandidos em dois anos de futebol, que em 25 como advogado penal, não sou eu que o vou desmentir.
Paz a sua alma Comendador Rui Nabeiro.
Pedro Alexandre, Alcafozes
------------------------------------------------------------------
"Jogo escaldante no Minho"???
Sendo muito mais o que os une (A RAIVA AO BENFICA) do que os separa;
Dado o campeonato que o Benfica está a fazer, eles terem que concentrar esforços para aquele que tem mais possibilidades de lutar com o SLB;
Com os 500 mil € que o SCB recebe se o Porto, se for campeão;
Com final da Taça de PT muito provavelmente entre ambos, o que permite “a troca de favores”.
Acham que vai ser “um jogo escaldante”???
NÃO MEUS CAROS, VAI SER UM JOGO DOS MAIS FACEIS PARA O FCP COM O SCB A “ABRIR AS PERNAS TODAS”!!!
Vocês como jornalistas não estão interessados em investigar e denunciar estas questões?
Outra questão,
SERÁ QUE O FCP VAI PAGAR AS DÍVIDAS QUE TEM PARA COM O SCB NO DIA DO JOGO, COMO É RECORRENTE?
Vocês como jornalistas não estão interessados em investigar e denunciar estas questões?
Última questão:
SERÁ QUE O SCB TB VAI FECHAR O ESTÁDIO PARA IMPEDIR A ENTRADA DE ADEPTOS DA EQUIPA VISITANTE COMO FAZ COM O SLB?
Vocês como jornalistas não estão interessados em investigar e denunciar estas questões?
Pedro Contreiras
------------------------------------------------------------------
Jogo grande da jornada 25 da Liga Portugal bwin, onde se vão defrontar o Sporting Clube de Braga e Futebol Clube do Porto, no Estádio Municipal de Braga. Todas as atenções vão estar concentradas neste encontro. Vai ser certamente um encontro empolgante. FC Porto, posicionado no 2º. lugar, continua a perseguição, ao 1º. e não pode ceder pontos, arriscando que o aumento de diferença de pontos, para o SL Benfica, aumente. Por sua vez, o SC Braga, se quiser ultrapassar o FC Porto, não pode perder, ficando comprometido o 2º. lugar, para “os guerreiros do Minho”. O FC Porto, pela 67ª. visita a cidade dos Arcebispos, tendo sofrido apenas 14 desaires, ao longo de jogos para a Liga.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
Li com alguma estupefação que dos 26 jogadores que estiveram no Catar, 23 fazem parte da convocatória de Roberto Martinez. Não ficaria incrédulo se o nosso desempenho no Catar tivesse sido no mínimo aceitável e não medíocre como foi, ao ponto de o modesto Marrocos nos ter afastado. Será, assim, uma Seleção de continuidade e não de renovação, como se impunha. Convocar Ronaldo e não Pedro Gonçalves é a prova mais cabal do que afirmo. Ronaldo é um elemento desestabilizador e uma autêntica primadonna. Chamá-lo, depois do que aconteceu no Catar, é tudo menos sensato. O que acontecerá se tiver de ser substituído? Novas fitas? E com a sua idade avançada já tem pouco para dar. Não auguro grande futuro à Seleção. O Europeu que aí vem encarregar-se-á, infelizmente, de confirmar a minha previsão.
Simões Ilharco
------------------------------------------------------------------
Comparando com o que aconteceu ao Roger Schmidt por ter devolvido uma garrafa de água para de onde ela tinha sido atirada depois de ter passado o jogo a ser provocado, ofendido, agredido com diversos objectos e cuspido, estou curioso em saber o que vai acontecer ao Paulo Sérgio depois de ter feito isto? Uma coisa é certa, vai estar no banco contra o SLB (é só uma questão de princípio). Tendo em conta que é o treinador do Porto B, deve levar um castigo da ordem de grandeza do Sérgio Conceição, para aí uma multa de 27€. Será que a bola vai tratar deste assunto jornalisticamente ou vai limitar-se a fazer o seu papel de cartilheiros?
Pedro Contreiras
------------------------------------------------------------------
E os cartilheiros de este pasquim? Não têm nada a dizer sobre estas canalhices?
Que o problema do Moreno é uma grande azia por ter perdido uma bela mala?
Que dada a sua incompetência só lhe resta dizer estas canalhices para contribuir para a coação às arbitragens?
Que para alem da azia da mala perdida tb tem a sua própria azia pela raiva que tem ao SLB?
Pedro Contreiras
------------------------------------------------------------------
Mais 3 pontos,menos 1 jogo mais uma estreia,Cher,e agora vamos esperar o que nós vai ditar a jornada. Algumas curiosidades:uma fotografia num jornal desportivo em que aparecem 3 figuras conhecidas dos amantes do futebol.O rotevailer,o aziado e o ansiao.A Champions:vamos aguardar.Agora á paragem,espero não existirem lesões e depois vem o Rio Ave.Por ultimo,passei na praia da agulha,mas não estava lá ninguém.Dizem-me que o idoso só chora,chora, chora.Para terminar, João Aroso,técnico do Guimarães,deve ter visto um filme diferente.Jogou ao ataque.Se fizesse isso eram 10.
Jose Alberto Pinheiro, Guimarães
------------------------------------------------------------------
Isto não é com intenção de publicação, mas sim para os comentadores da bola TV, comentar.
Faz algum sentido o Estoril que o equipamento principal é amarelo, jogar com um azul? O mesmo se diz do Chaves, que tem o equipamento original azul e está a jogar com o amarelo?
Como vejo o futebol, sem son para não ouvir certas asneiras, no início pensava que o Estoril era o Chaves e que o Chaves era o Estoril.
Foi algum acordo de cavalheiros? Para enganar adversários? Parece..
Constantino Batista
------------------------------------------------------------------
Na jornada número 8 da primeira volta, no dia 1 de Outubro de 2022, na visita ao Estádio D. Afonso Henriques, o SL Benfica, cedeu os primeiros pontos, para a Liga Portugal bwin, frente ao Vitória Sport Clube, empatando por 0-0. Nesta jornada número 25, os mesmos protagonistas, voltaram a encontrar-se, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, defrontando-se o primeiro classificado, com 65 pontos e o quinto classificado com 40 pontos. Foi, 78ª. vez que o Vitória SC, para a Liga, defrontou o SL Benfica, onde há o registar somente três vitórias alcançadas pelos “os conquistadores”, que aconteceram nas épocas de 1994/95, 1996/97, 2008/09. O Vitória SC, iniciou o encontrou cauteloso, mas perante um ritmo avassalador de um Benfica, essencialmente mais coletivo e pujante, onde os golos começaram a aparecer. Resultado de 5-1, traduzido numa boa exibição, de uma equipa que sabe o que faz e o que quer.
Mário Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
Todos estarão recordados do negócio celebrado entre Pinto da Costa e António Salvador, sem quaisquer intermediários, a propósito da venda de David Carmo aos azuis e brancos. O preço definido foi de 20M acrescido de mais 2,5M por objectivos. Esses 2,5M seriam pagos à razão de 500m euros por cada ano de vigência do contrato, no caso de o FCP vir a ser campeão. Ora, eis-nos chegados ao jogo entre o SCB e o FCP jogo que, dada a diferença pontual existente entre o segundo e o terceiro classificados (e destes para o primeiro) de reveste de grande significado. Uma coisa é certa, dada a atual diferença para o primeiro classificado, o Braga, que quando o contrato foi celebrado estava destinado a ganhar sempre (ou os quinhentinhos ou o jogo) agora, perdendo, “não ganha mesmo nada” ! Estranho que António Salvador, homem tão experiente em negócios e gestão, se tenha deixado levar pelas emoções.
Alberto Carneiro, Porto
------------------------------------------------------------------
Obras-primas
Quando a mais icónica pintura e provavelmente também a mais importante obra de arte portuguesa foi pintada, os painéis de São Vicente de Fora em ano incerto do século XV , o autor Nuno Gonçalves estaria provavelmente só com os ajudantes na sua oficina a imortalizar a nossa História.
Neste dia 16 de Março um jovem transmontano com o mesmo apelido do pintor, Gonçalves, criou perante dezenas de milhares à sua volta e milhões na televisão, outra obra-prima já inscrita na memória de quem a rejubilou. Pedro de seu nome, viu e iluminado confiou em si e executou sem mácula um espantoso golo genial. Daqueles que se dizem ser poesia em movimento. Que enchem as nossas catedrais dos sonhos. Daqueles que esmagam pelo rasgo da ousadia, fantasia e inspiração.
Obras de homens mas certamente com a graça dos Deuses.
Futebol também é isto.
Paulo Costa e Cruz, São João da Caparica
------------------------------------------------------------------
Na noite da passada 5a feira o Sporting Clube de Portugal fez, no relvado do Emirates , e perante uma grande equipa do Arsenal, líder isolado e incontestado da Premier League, prova de ser capaz de ombrear com as melhores equipas da Europa. Cumpriu, brilhantemente, a ambição do seu fundador , José Alvalade, que queria fazer da agremiação Sportinguista , um clube grande, um clube maior entre os maiores.
Sobre os méritos, para muitos inesperados , inclusive entre tantos Sportinguistas , dos bravos leões que, destemidos, eliminaram o prestigiado clube londrino na sua própria casa, já quase tudo foi dito. E muito bem dito. Realmente o lema do Sporting Clube de Portugal cumpriu-se, na íntegra, naquele relvado londrino. E merecidos foram, e são, todas as palavras elogiosas ditas, e escritas, a propósito de tão bravos jogadores e tão audaz e corajosa equipa.
Provou-se que existe no Sporting capacidade, mesmo com todos os constrangimentos conhecidos, para poder assumir-se como o grande clube que o seu fundador pretendia que fosse. É preciso acreditar que é possível. Querer ir mais além , a começar pela difícil , mas apenas isso, tarefa de eliminar a Juventus ( mais um colosso ). Querer é a primeira etapa para conseguir. É, a cada jogo, cumprir o nosso lema.
Força Sporting.
Armando Neves, Lisboa
------------------------------------------------------------------
Na jornada número 8 da primeira volta, no dia 1 de Outubro de 2022, na visita ao Estádio D. Afonso Henriques, o SL Benfica, cedeu os primeiros pontos, para a Liga Portugal bwin, frente ao Vitória Sport Clube, empatando por 0-0. Nesta jornada número 25, os mesmos protagonistas, voltam a encontrarem-se, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, defrontando-se o primeiro classificado, com 65 pontos e o quinto classificado com 40 pontos. É 78ª. vez que o Vitória SC, para a Liga, defronta o SL Benfica, onde há o registo para as vitórias alcançadas pelos “os conquistadores”, nas épocas de 1994/95, 1996/97, 2008/09. Mesmo a jogar no seu estádio, todos os cuidados são poucos, para que o SL Benfica, não fique surpreendido, pelo treinador João Teixeira, mais conhecido no mundo dos “futebóis”, por Moreno. Antecipo um jogo interessante, para os dois emblemas.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
Estou a ver os clubes apurados para os quarto de final da Chanpeons e da Liga Europa e estou à procura de um clube Francês. Mas nem vê-lo, quanto mais vê-los.
Esta designação de ligas five é uma treta, porque sempre se percebeu que a França, em clubes, só lá está pelos milhões e falcatruas.
Se a França, pertence a esse grupo de elite e não tem ( 1 só) clube apurado, a que grupo alternativo deveria pertencer : Portugal 2, País Baixos 1 e Bélgica 1,?
É triste mas é verdade.
Constantino Batista
------------------------------------------------------------------
O Inter de Milão, teve azar duas vezes, e sorte apena uma.
Primeiro azar ,ter-lhe calhado o FC Porto, na eliminatória anterior.
Unica sorte,.......er passado a eliminatória, depois de ter sido inferior ao adversário, nos dois jogos !
O segundo azar, foi ter-lhe calhado o SL Benfica, na próxima eliminatória !
Os italianos já sabem , que não vão ter sorte, ........pela segunda vez.
No entretanto, à atenção do SL Benfica :
-Cuidado com a venda de bilhetes a adeptos italianos....!
- Cuidado , muito cuidado, com o treino dos......apanha-bolas....!
Arriverdeci Inter !
Mário Silva. Porto
------------------------------------------------------------------
Acho que se o Porto não ganhar o jogo hoje nunca mais apanha o Benfica .
Vladimiro Branco
------------------------------------------------------------------
Mudou o seleccionador, que agora fala espanhol, mas nada mais. Que falta de imaginação, que sufoco. Sempre os velhos a tirar o lugar aos mais novos, sempre os mesmos. Tornou-se uma selecção cansativa. Suponho que, como eu, muita gente estará farta do Ronaldo, do Pepe e de outros. Mais do mesmo faz que se anseie que estes jogos que interrompem as provas de clubes passem rapidamente. Rafa fez muito bem em mandar isto tudo à fava.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Venho presente expor o seguinte:
Muitos golos sofridos pelos GR, se estivessem melhor colocados teriam mais hipótese de evitar esses golos.
Porque razão deixaram de colocar um jogador ao primeiro poste e outro no segundo, podendo o GR estar mais fora da linha de golo, tendo mais hipótese de defender as bolas metidas na pequena área.
Nuno Ferraria, Leiria
------------------------------------------------------------------
"O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL ESTÁ DE PARABÉNS!
O homem, apesar de já levar décadas à frente dos destinos do futebol português, continua a exercer o cargo de presidente com muita autoridade. Isso é de salutar, até pelos exemplos de como o poder desgasta a autoridade ao longo do tempo, lembro-me dos atuais problemas de António Costa e dos problemas idos de Cavaco Silva na liderança dos respetivos governos, alguém que não sucumbe ao poder do tempo é de elogiar. Ali, na FPF, toda a gente sabe que é ele que manda. Se algum lacaio, perdão, empregado ousa colocar a sua autoridade em causa, é logo posto a andar. Como o "Bento" que levou o Paulo de lá, como os Santos que elevaram de lá o Fernando, e os Carlos que por lá passaram, todos eles, ousaram opor-se ao presidente da federação, e todos eles, sem exceção, foram colocados na ordem de despejo. Porque não há liderança sem autoridade. Os empregados de uma empresa precisam de saber, à saciedade, quem manda. Isso é a regra basilar de qualquer organização. E com tanta falta de líderes em Portugal, é bom saber que a Federação tem um presidente com qualidades ímpares de liderança. Por tudo isto, parabéns ao Presidente da Federação Portuguesa de futebol, de seu nome, Cristiano Ronaldo!"
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
Vi a lista dos seleccionados e vi que vamos ser mais o mesmo ou pior.
Este tira um médio e um avançado e chama 2 defesas.
Até pode ser uma boa opção. Faz uma, equipa só com defesas
Constantino Batista
------------------------------------------------------------------
O BENFICA TEM HIPÓTESES DE SER CAMPEÃO EUROPEU... MAS LEMBRAR QUE AINDA NÃO FOI TESTADO A ESTE NÍVEL!
O Benfica venceu a Juventus mais fraca dos últimos anos, na sua fase mais fraca.
O Benfica ganhou o grupo a um dos PSGs mais fracos da última década.
O Benfica passou o Brugge mais fraco dos últimos anos, na sua fase mais fraca do ano.
Portanto, o Benfica ainda não foi testado a sério a este nível, ao nível Nápoles ou City.
Claro está, que o Benfica está a jogar muito futebol, está a jogar muito bem, foi excelente no mercado, quer a vender, o que já era hábito, quer a contratar, hábito recém adquirido, e é, com toda a justiça, o campeão nacional 2022/23.
Mas quando falámos dos jogos grandes em Portugal, o Benfica não tem sido assim tão dominante.
Benfica 2-2 Sporting: Um jogo bem dividido, e contra um Sporting sem St. Juste e Diomande, ou seja, um Sporting ainda à procura de se encontrar.
Porto 0-1 Benfica: Um jogo mal conseguido por parte do Benfica até à expulsão justa e infantil de Eustáquio, e a partir daí, bom domínio, mas não avassalador.
Braga 3-0 Benfica: Pior jogo da era Schmidt, tudo falhou.
Braga 1-1 Benfica: Eliminação da taça da liga, bom jogo até à expulsão de um jogador benfiquista, a partir daí, o jogo possível e com mais coração da era Schmidt.
Ou seja, apesar de contra as equipas mais pequenas o Benfica ter feito grandes jogos, quase não perdendo pontos, e é aí que se ganham campeonatos em Portugal, nos jogos grandes, não houve um Benfica assim tão dominante.
Pelo que, é difícil dizer quais as reais chances do Benfica ser campeão europeu.
Aspetos que indicam que sim:
- Gonçalo Ramos é o mais completo ponta de lança do futebol mundial, Benzema é mais técnico, mas não mais aguerrido sem bola, Lewa é muito melhor finalizador, mas não é, nem lá perto, um jogador todo o terreno... Gonçalo Ramos torna a vida dos colegas muito fácil, e isso é um grande trunfo do Benfica.
- João Mário e Aursnes nas alas, ter dois equilibradores nas alas, com pensamento de médio, dá grande segurança à equipa, pois garante-lhe não perder bola a cada dois passos. A conhecida vertigem de Schmidt encontrou casamento perfeito com a temporização destes dois jogadores.
- Florentino: um jogador que não pára, e que esconde a falta de velocidade dos centrais.
Aspetos que indicam o contrário:
- A lentidão de pernas dos centrais. Ok, neste tipo de jogos, em que o adversário morde o isco, não é necessário jogar 15/20 metros mais à frente, mas se, por um acaso, o rival marca primeiro, fica difícil pressionar com Grimaldo, Otamendi e António Silva cá atrás.
- Os laterais: Grimaldo pode atacar muito bem, mas a defender é terrível. Sempre mal posicionado, com jogo aéreo inexistente, muito fraquinho nos duelos defensivos e com uma tendência inultrapassável para jogar no risco. Já Bah, tem força, velocidade, jogo aéreo, mas é um defensor muito pouco inteligente.
Agora, entre o deve e o haver, claro que o Benfica tem possibilidades de ser campeão europeu.
Um campeão europeu não tem que ser uma equipa perfeita, lembro-me do Chelsea de Di Matteo acabar jogos da Champions com Bozingwa, um jogador que nem a lateral era exemplar a defender, como central, e acabou campeão europeu.
O Benfica tem pontos fracos, sem dúvida, como todas as equipas, cabe ao treinador escondê-los com a estratégia, e exacerbar os pontos fortes com... a estratégia.
No entanto, mantenho aquilo que disse, o Benfica ainda não foi testado a sério na Champions, e se tiver a sorte de chegar à final sem o ser, ou seja, passando o Inter e esperando que o Nápoles se constipe contra o Milan, como dizia Pedroto... "também está bem assim"!
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
Podem chamar-lhe sorte ou outra coisa qualquer, mas sem marcar presença no sorteio das competições europeias é que as chances de prosseguir em frente simplesmente não se abrem. Com a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões, o Benfica está numa posição que permite almejar um resultado até há pouco tempo insondável por clubes portugueses. Pese o respeito que os clubes italianos sempre merecem, e alguma matreirice na forma de jogar, dos três adversários que se perfilam no horizonte do clube da Luz talvez o Nápoles seja o rival de maior monta, ainda assim bem ao alcance, tendo em conta a qualidade dos adversários que o sorteio aplacou na outra via até à final. É bem possível que quase 20 anos depois um clube português volte a marcar presença na final do maior troféu de clubes. No Porto, em 2004, os adeptos, o clube e sobretudo a equipa sentiam que podiam lá chegar e vencer. No Benfica o pensamento e atitude terão de ser as mesmas. Quanto ao Sporting, depois de eliminar o Arsenal em pleno Emirates, tudo é possível.
Vítor Moura Leal, Paços de Ferreira
------------------------------------------------------------------
"Parabéns ao vencedor, campeão da Premier League 2022/23: Varzim SC!
O Arsenal está à frente do City, o Arsenal perdeu contra o Sporting, o Sporting perdeu contra o Varzim... o Varzim venceu a Premier League!
Desculpem lá, mas um gajo tem que enaltecer os feitos, mesmo que rebuscados e alucinados, da nossa terra... poveiro até morrer! :)"
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
Parabéns Sporting! Foi uma vitória brilhante, contra um grande clube da Premier League. Como benfiquista estou verdadeiramente feliz pelos meus amigos sportinguistas. Os leões mostraram as garras, e o porquê da exibição que fizeram na luz. Rúben Amorim, um homem e treinador de classe, comandou um grande colectivo. Pote uma vez mais fez a diferença. Apesar das saídas de Porro e Matheus Nunes para equilibrar as contas, o Sporting recorreu a jogadores contratados ao Mafra, Rio Ave, Famalicão, Mainz ou Estoril, bem como a jogadores da equipa B, e escreveu mais uma página dourada da sua história centenária. É preciso mais gente assim no futebol português.
Agora o caminho não ficou mais fácil, pois tem adversários terríveis pelo caminho, como Manchester United, Juventus, Sevilha, ou a Roma de Mourinho. Mas sonhar não custa nada, e é entrar uma e outra vez mais em campo com confiança para ganhar, rumo à final! Força Sporting!!!
João Pedro Duarte, Montijo
------------------------------------------------------------------
O Sporting eliminou o Arsenal em Londres, passando aos quartos de final da Liga Europa, o que só está ao alcance das grandes equipas, verdadeiramente pré-destinadas. Temos agora um Sporting também genuinamente europeu, o que só enriquece o futebol português. O facto de a eliminatória ter sido decidida por penáltis valoriza, ainda mais, o sucesso leonino, pois aguentou 120 minutos a jogar taco a taco com o Arsenal e, muitas vezes, até melhor. Para a história, fica também o fabuloso golo de Pedro Gonçalves, que empatou a partida. Mas foi, sem dúvida, um feito histórico e famoso do leão, cujo rugido ouviu-se em Alvalade! Comparável até aos 5-0 do Sporting ao Manchester United, há muitos anos. Uma exibição digna dos Cinco Violinos, a célebre linha avançada do Sporting. O mérito principal é de Rúben Amorim, esse grande treinador, enaltecido recentemente por Guardiola. O Sporting campeão de há uns anos atrás reviu-se em Londres, sob a batuta do mesmo Amorim. Os anos passam, mas o Sporting é sempre o Sporting! Como cantaria Maria José Valério, se fosse viva, esta fabulosa proeza do seu clube?
Simões Ilharco
------------------------------------------------------------------
Noite memorável para o Sporting CP, e para o futebol português, onde os comandados de Rúben Amorim, com união, entreajuda de todo um conjunto, que levou a lição bem estudada, e foi capaz de suplantar, um dos melhores clubes europeus, o Arsenal, que não teve argumentos para contrariar o melhor conjunto. E, assim o Sporting CP, sai do Emirates Stadium, em Londres, com bilhete marcado para estar presente nos quartos de final da Liga Europa. Foi um jogo intenso. O Sporting CP, entrou muito bem na partida, até sofrer aos 19 minutos, um golo do Arsenal, após uma falha de Ricardo Esgaio. Contudo os jogadores leoninos sempre mostraram sentido de união e nunca desanimaram, até ficaram mais empolgados. O intervalo fez bem, pois, vieram mais motivados e continuaram a pressionar os ingleses, até que aos 62 minutos Pedro Gonçalves, sacou de engenho, imaginação e alcançou o golo do empate, deixando todos que assistiam e este encontro, sem palavras, um golo que ficará na história dos melhores golos desta Europa. Um golo para recordar. Entretanto na baliza do Sporting, António Adán, dava show, defendo tudo, o que havia para defender.O tempo regulamentar terminou com o resultado de 1-1. Houve necessidade de um prolongamento, mas teimosamente o resultado manteve o mesmo. Para apurar uma das equipas, foi preciso a marcação dos penaltis, mais uma vez o Sporting superou, tudo e todos, acabando com o sofrimento dos seus adeptos, acabando por vencer por 5-3. Não tenho qualquer dúvida no apuramento da melhor equipa em campo, que foi o Sporting CP.
Mário Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
Um Sporting de luxo eliminou o Arsenal sem apelo nem agravo. Afinal, Adán mostrou como se defende e como se transmite confiança aos colegas da equipa. Imaginemos um Sporting sem dispensar as suas pérolas! A conquista da Liga Europa não é uma miragem. É bem possível um bilharete do leão de alvalade. Pote fez um golaço mostrando a beleza do futebol. O tal papão inglês foi comido de cebolada como mandam as regras do desportivismo. Marcar 3 golos ao Arsenal no tempo regulamentar e 5 nas grandes penalidades é magistral. Parabéns ao árbitro espanhol que fez excelente trabalho. A equipa honrou o superior lema do “esforço, dedicação e glória, eis o Sporting! Parabéns.
Ademar Costa, Póvoa do Varzim
------------------------------------------------------------------
A vitoria do Sporting em Londres perante o Arsenal, que é “só” o líder da Premier League, tem tanto de meritória e justa, quanto de surpreendente.
Meritória e justa vitória porque construída com esforço, mas também com classe, com qualidade, nunca tendo estado verdadeiramente por baixo no jogo, antes tendo-o sempre disputado de igual para igual, mesmo num ambiente adverso que ia emudecendo à medida que o jogo caminhava para o fim, até que ficou reduzido ao silencia dos adeptos londrinos, como que antecipando qual iria ser o desfecho final. E, aquele golão de Pote a coroar a competente exibição leonina é a verdadeira cereja no topo do bolo !
Foi surpreendente porque toda a gente, eu incluido, assim que se conheceu o nome do Arsenal, lamentou o resultado do sorteio para o Sporting, antecipando uma eliminação que já era bom se não fosse por muitos golos de diferença. Pois, num assomo de dignidade que só lhes ficou bem, os jogadores do Sporting encarregaram-se de nos demonstrar que, de facto, só o perú morre de véspera !
O Sporting deve acabar com esta bipolaridade que o leva agigantar-se nos grandes jogos, mas que reduz à vulgaridade em jogos menos mediáticos !
E, já agora, uma “provocaçaozinha” numa rivalidade que se quer respeitosa : o jeito que dá ao Sporting ter um benfiquista como treinador !
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova de Gaia
------------------------------------------------------------------
"O PLANTEL TUGA É "PANTATIQUÊS"... OU SEJA, DÁ PARA TUDO E PARA TODOS!
GUARDIOLA: Diogo Costa, Cancelo, António Silva, Gonçalo Inácio e Dalot, Ruben Neves, Bernardo Silva e Vitinha; Rafael Leão, Gonçalo Ramos e João Félix.
SIMEONE: Rui Patrício, Nuno Mendes, Pepe, Ruben Dias e Cédric; Palhinha, Matheus Nunes, Otávio e Bernardo Silva, Vitinha (o avançado) e Gonçalo Ramos.
KLOPP: Diogo Costa, Nuno Mendes, Pepe, Ruben Dias e Cancelo; Palhinha, Matheus Nunes e Renato Sanches; Jota, Gonçalo Ramos e Rafael Leão.
MOURINHO: Diogo Costa, Nuno Mendes, Pepe, Ruben Dias, Fábio Cardoso e Ricardo Pereira; Palhinha, Danilo, Ruben Neves e Bruno Fernandes; João Félix
E podia continuar, mas deixo espaço para vocês fazerem outros tantos 11s tugas colocando vossos pés nos sapatos de quem vos aprouver."
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
O selecionador nacional de futebol, Roberto Martinez, vai hoje revelar a convocatória de jogadores para as duas primeiras partidas no apuramento para a fase final do Europeu de 2024. É a sua estreia. Vive-se por isso uma natural curiosidade. Importa perceber qual o perfil de seleção que pretende desenvolver: Uma seleção de continuidade, de rutura com o passado recente ou um misto da primeira com novas apostas? É o que se irá ver agora. Mas acima de tudo o que interessa é que, a cada tempo, joguem os jogadores que melhor se encontrem, que não se insista nos mesmos só porque recolhem simplesmente as boas graças do selecionador. Que Roberto Martinez saiba assim injetar, na seleção, o sangue novo necessário para o que dela se espera. Posto isto e desde já, que tenha uma boa sorte, que o mesmo será desejar boa sorte à seleção de todos nós.
Eduardo Augusto de Sousa Dias Fidalgo, Linda-a-Velha
------------------------------------------------------------------
A MLS, primeira liga dos EUA, está em vias de passar a cronometrar e sancionar as demoras nas saídas de jogadores aquando das substituições e dos jogadores caídos no relvado. No primeiro caso, mais de 10 s a equipa fica obrigada a jogar com 10 durante 1 minuto e, no segundo caso, mais de 15 s obriga o jogador a ficar fora de campo 3 minutos. Um excelente exemplo para o nosso futebol. Se a FPF aplicasse regras semelhantes, que deveriam ser, em minha opinião, um pouco mais gravosas, os jogos e a ética dos jogadores melhorariam bastante. Haja coragem.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Na ediçao do passado dia 14 A Bola publicou um artigo de opinião assinado pelo Dr. João Correia em que este ilustre advogado, em resumo, perguntava : Se já existem na justiça civil duas sentenças que dão como provado terem-se, o FCP e a sua SAD, apropriado de informação confidencial privada em violação flagrante da Lei e dos regulamentos e configurando, na Legislaçao desportiva, tais ilícitos, matéria para agir disciplinarmente contra ambos, porque continua o Conselho de Disciplina sem agir contra o FCP ? O que tolhe o CD ? Será que é somente um temor reverencial ou é algo de “maior”, algo mais transcendente ? Ora aí está um bom tema para as tertúlias da má lingua desportiva.
Por outro lado, começa a ser perceptível, nas entrelinhas de comentadores bem referenciados, a tese de que, com o advento da negociação centralizada dos direitos televisivos, é chegado o momento da pacificação no futebol português, que “o que lá vai lá vai”, já passou e agora o que interessa mesmo é um virar de página e uma nova forma de olhar o futuro! Esquecendo desavenças e promovendo a união !
Pois eu, que sou sócio efectivo do SLB há 29 anos, socio fundador do novo Estádio da Luz e accionista da SAD digo o seguinte : se com isso se pretende dissuadir o Benfica e a sua SAD de irem até às ultimas consequências, quaisquer que elas sejam, para exigir a justa reparação dos danos reputacionais, económicos e desportivos causados ao Benfica, estarei contra ! O que têm feito ao Benfica não tem perdão. Na eventualidade de serem condenados a indemnizar-nos, os montantes são para serem cobrados até ao último cêntimo e doados à Fundação Benfica !
Na campanha que o FCP move contra o Benfica desde há anos, é possível ver até que ponto estão dispostos a ir para tentarem prejudicar o Benfica. Por isso estão agora a contas com a justiça e, embora ainda não haja transito em julgado, há já duas condenações que indiciam o fim que estes processos poderão ter. É por isto que nós, benfiquistas, não aceitamos ver o nosso presidente, seja ele quem for, confraternizar com o presidente do clube que tudo faz para destruir e enlamear o Benfica !
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova Gaia
------------------------------------------------------------------
Ainda criança (teria para aí uns 14 anos), assisti "in loco" aos acontecimentos descritos em "A Bola do Dia" de hoje (estava na superior em frente à qual se desenrolaram os mesmos) e ainda tenho o "filme" na cabeça. A descrição enferma de inexatidões que considero naturais, pois o noticiário relativo aos acontecimentos foram altamente censurados. Aliás, a própria fotografia apresentada prova isso mesmo, pois nota-se que os jogadores do Benfica estão a ser impedidos de aceder ao local da barafunda, o qual não aparece na mesma
Para começar existiram dois incidentes completamente distintos e não havia um apanha-bolas a vender gelados nem vice-versa (as coisas não eram tão pré-históricas assim).
O primeiro incidente ocorreu a meio da 2ª parte. O Benfica perdia, os apanha-bolas andavam a gasóleo e, a dada altura, Angelo saiu disparado para ir buscar a bola que se perdera na pista de ciclismo em frente à bancada central. Andava por ali um vendedor de gelados da extinta Favorita (com uma grande mochila amarela às costas) que, no momento em que Angelo ia a chegar à bola, se antecipou e chutou-a ainda mais para longe. Angelo continuou a correr puxou-lhe um braço, deu-lhe uma volta e seguiu atrás da bola. O homenzinho rodopiou como se fosse um pião e estatelou-se fragorosamente, juntamente com a caixa de gelados, no cimento da pista de ciclismo, perante o gáudio da maioria da plateia.
O segundo incidente ocorreu já perto do fim, quando se gerou um sururu em frente ao antigo peão na sequência da assistência a um jogador do Sporting que se lesionara (...). Houve discussões e Angelo foi expulso por agressão a Travassos e acatou a decisão, encaminhando-se de pronto para as cabinas.
Já fora do campo foi, então, interpelado pelo apanha-bolas Libório, na altura já "demitido" das suas funções ("você é bera!" foi o que viria a dizer que disse).
Surgiu, então um senhor (o director do campo) que se meteu, provàvelmente com boas intenções, mas fê-lo de forma desabrida e Angelo reagiu no mesmo tom (refira-se que jamais tocou no Libório). Então, como que impelidos por uma mola, centenas de agentes da PSP fardados mas que, fora de serviço, assistiam ao jogo sentados no "relevê" da pista de ciclismo (deviam ser os tais bilhetes vendidos a mais) cairam em cima de Angelo que, de imediato, desapareceu num mar de fardas cinzentas.
Alguns jogadores do Benfica tentaram acorrer mas disso foram dissuadidos (a tal fotografia apresentada). No entanto, Artur furou a barreira mas foi, de imediato, abatido por uma cacetetada e levado, de pronto, em braços para as cabinas (a minha mãe gritava: Ai que mataram o homem!). Outro que furou a barreira foi Cavém mas este para aplicar uma valente "pera" a um dos sujeitos que saiu projectado a uns metros largos.
Por fim, Angelo lá saiu acompanhado por centenas de agentes com as pessoas a congratularem-se por ter saído vivo dali.
Por fim, Angelo depois de ter levado um arraial de pancada foi punido com um ano de suspensão (que cumpriria) tendo o Benfica sido superiormente aconselhado a não mexer qualquer palha sobre o assunto.
Esse jogo foi o último da glória do Sporting, Vasques (grande jogador) que tinha programada a sua festa e para a qual tinha assegurado a presença do Benfica, mas no fim do jogo disse que a única coisa que tinha visto havia sido os jogadores do Benfica envolvidos em grande desordem. Como na altura o Benfica tinha gente de resposta rápida e concisa veio logo a notícia de que o clube da Luz não iria comparecer a tal evento, pois, decerto, Vasques não iria querer ver desordeiros na sua festa.
Rogério Santos, Lisboa
------------------------------------------------------------------
Soube-se, hoje, que Cristiano Ronaldo faz parte da lista de pré-convocados para os próximos compromissos oficiais da Seleção Nacional ( jogos com o Liechtenstein e com o Luxemburgo ) respeitantes à fase de qualificação para o Euro-2024 e que, com enormissima probabilidade fará parte da lista final.
Vindo a confirmar-se esta chamada do jogador, é minha opinião de que Roberto Martinez, por decisão própria ou por pressões a que não não quis ( ou não pôde ) resistir, comete um primeiro grande erro ao comando técnico da Seleção Portuguesa.
Ainda nesta semana foi noticiado neste jornal que o jogador em causa acabava de protagonizar mais um acto de indisciplina revelador da sua soberba e ego exagerado, ao aceitar muito mal, não se coibindo de o demonstrar aos olhos de todos os presentes no estádio, a ordem do treinador do Al Nassr ( Rudy Garcia ) para a sua substituição.
A memória , às vezes, é uma coisa tramada. Acho que ainda ninguém se esqueceu das atitudes egocêntricas tomadas por ele antes , e durante, o último Campeonato do Mundo do Catar, e que desrespeitaram os colegas de Seleção, o treinador Fernando Santos e, acima de tudo, os superiores interesses do grupo. Com este último episódio na Arabia Saudita o jogador mostra, claramente, que não mudou a sua atitude e que continua a colocar-se a si próprio acima de tudo.
Se convocar Cristiano Ronaldo, Roberto Martinez fica refém dos humores desta criatura e, quiçá, impedido de implementar um novo estilo de jogo, aproveitando o talento de novos jogadores. Mais cedo do que tarde surgirão problemas no grupo, pois outros pequenos egos tenderão, cada vez menos, a ficarem na sombra.
Perde, portanto, Roberto Martinez, a oportunidade de iniciar uma nova era provocando a ruptura necessária com o passado recente.
Armando Neves, Lisboa
------------------------------------------------------------------
A centralização dos direitos televisivos é por alguns apresentada como um desígnio nacional, acima de suspeita ou de crítica. Não fiz nenhuma sondagem, mas parece-me que entre os adeptos benfiquistas atentos ao fenómeno, a esmagadora maioria silenciosa duvida da sua bondade, ainda para mais quanto os órgãos dirigentes do desporto nacional parecem ter alergia ao Benfica. Nestas condições, poderá surpreender alguns a reacção que a nação Benfiquista poderá vir a ter.
Miguel Patrício, Amesterdão
------------------------------------------------------------------
“Os apanha-bolas não podem estar sentados aos 85 minutos de jogo”. As palavras de Sérgio Conceição após o jogo com o Inter de Milão prova que o treinador dos dragões não tem papas na língua. Lembram-se de Afonso Brito, o jovem da formação portista, rápido a recolocar uma bola em jogo, que culminou com um dos 3 golos do Porto ao Benfica, no Dragão, em 2021? No entanto, como é possível que num jogo dessa envergadura tanto a nível desportivo como financeiro, a estrutura portista não tenha confiado esse trabalho a jovens mais cuidadosos. Os apanha-bolas têm um importante papel num jogo de futebol. Evitar perdas de tempo ou propositadamente perdê-lo deve ser muito bem preparado antes dos jogos. Esse desassombro do timoneiro azul e branco vai revolucionar esses ajudantes não só no F C do Porto, mas também, nos outros clubes que não querem ser apanhados sem bola.
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
Dando seguimento as minhas primeiras reflexões, publicadas no "Correio do Leitor", do passado dia 08 de Março, nas minhas segundas reflexões sublinho a importância e a transversalidade da prática da Atividade Física e do Desporto .
Segundo os dados estatísticos do último Eurobarometro (2022), Portugal caiu para o 4o lugar a contar do fim, entre os 27 países da União Europeia.
Os dados estatísticos são, por isso, deveras preocupantes.
É, sem dúvida, um andar para trás!
Não se pretende que o Desporto Nacional, seja a prioridade política do nosso país, mas temos de considerar " urgente, a importância e a transversalidade da Actividade Física e do Desporto, como uma prioridade ".
Vejamos alguns exemplos:
No plano da Saúde, basta estarmos atentos ao que a Organização Mundial da Saúde nos indica, quando considera que "investir 1 euro na Actividade Física e no Desporto representa uma poupança de 3 euros nos Orçamentos da Saúde dos países".
No plano Educativo, o Desporto deve ser uma " estrada educativa" ao serviço da Tolerância, da Solidariedade, da Ética Desportiva, do Fair Play e da Paz e contribuir, conforme provado, para o rendimento escolar e para o combate ao insucesso e ao abandono escolar.
No plano da Inclusão Social, é de sublinhar o seu papel para o combate à delinquência e para a redução do crime juvenil.
No plano Económico e do Emprego, basta verificar a publicação do Instituto Nacional de Estatística, a Conta Satélite do Desporto, quando demonstra que, entre 2010 e 2012, o Desporto representou 1,2 por cento do Valor Acrescentado Bruto (VAB) e 1,4 por cento do Emprego ( A Conta Satélite do Desporto é a primeira e única e penso que está na altura de ser actualizada).
No plano do Turismo, o mar que nos banha de Norte a Sul é propício para os desportos de mar e de praia que importa desenvolver.
Nesta segunda reflexão, termino como a anterior : Urge, pois, avançar com um verdadeiro compromisso para o Desporto, com uma nova visão e com mais meios.
Se assim o fizermos é o Desporto que ganha!
Mas é, também, Portugal que ganha!
Carlos Lourenço, Lisboa
------------------------------------------------------------------
O CHELSEA, A JOGAR ASSIM, É O PRINCIPAL CANDIDATO À FINAL DA CHAMPIONS!
2008: Mourinho é despedido por maus resultados, metem lá um amador chamado Avram Grant... chegam à final da Champions.
2012: André Villas-Boas é despedido por maus resultados, metem lá um amador chamado Di Matteo... são campeões europeus.
2021: Lampard é despedido por maus resultados, metem lá um tipo que só venceu a Liga francesa pelo PSG, Tuchel, algo que se lêssemos um qualquer "futebol para totós" também conseguiríamos, e... são campeões europeus.
Portanto, sempre que vejo o treinador do Chelsea a ir com os porcos, sempre que vejo o Chelsea a jogar mal que dói, começo logo a pensar em apostar a casa e o carro em como os londrinos chegarão à final da Champions.
Já sabem, se ficarem ricos, a minha comissão é 10%, o que tendo em conta as comissões praticadas pelos agentes desportivos é uma pechincha
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
A FIFA fixou o Mundial 2026 com 48 equipas divididas em 12 grupos. O futebol profissional gere muitos milhares de milhões de euros .Quanto mais competições com maior número de participantes melhor para o sistema. Mais dinheiro a FIFA ganha, mais reparte e mais actividades paralelas cria. Falta ao futebol profissional intervenção social. Afinal, muitas vezes os jogadores de nomeada são descobertos em países subdesenvolvidos. Também os direitos humanos podem ser contemplados através de iniciativas consequentes na luta pela justiça e direitos humanos. Será por acaso que a bola é redonda como o nosso planeta?
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
CR7 voltou a reagir mal a uma substituição. As pessoas raramente aprendem e mudam e, neste caso especial, as características continuam lá: o astro cada vez joga menos e falha mais, não obstante alguns jogos excepção que só confirmam a regra, e considera-se insubstituível.
Do mesmo modo que Fernando Santos, Rudi Garcia, técnico do Al Nassr, esqueceu um facto tão fundamental quanto perigoso: o mundo é dos ricos. E, assim como Fernando Santos saiu, de seguida, da seleção nacional, não dou muito tempo de vida a Rudi Garcia como treinador de Cristiano Ronaldo.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Assim faz sentido
A candidatura conjunta do nosso país com a Espanha ao Mundial de 2030 compreende-se numa perspectiva de promoção das nações Ibéricas. Apesar do Iberismo ter sido muitas vezes pior que um campo minado. Contudo nem sempre, como na adesão conjunta à Comunidade Europeia. Abrindo uma cooperação que lentamente vai trilhando caminhos.
Ora essa primeira candidatura depois da mirabolante, impraticável e oportunista inclusão da Ucrânia no projecto levou-me a pensar, assunto encerrado. Morreu.
Nasceu agora uma nova candidatura que junta aos paises peninsulares, Marrocos. Nas palavras do rei Mahomed VI “ junta África e Europa, o norte e o sul do Mediterrâneo, os mundos africano, árabe e euro-Mediterrâneo”. É verdade. Nações que se batalharam entre si durante séculos, ocuparam, aliaram, comungaram culturas e do seu cruzamento subsistem marcas em todas . Descontrói também a nossa subalternidade perante Madrid e abre mais mundanidade a Marrocos. Na verdade junta estes três vizinhos sem ser numa guerra. Tudo boas notícias. Por mim tem o meu apoio.
Paulo Costa e Cruz, São João da Caparica
------------------------------------------------------------------
Praticamente, já foi tudo dito, a propósito da troca de “galhardetes”, que partiu do conceituado campeão do Mundo e Olímpico, do triplo salto, o atleta de alto nível internacional, Nélson Évora, nascido em Abijdã, capital da Costa do Marfim, atleta português, de origem cabo-verdiana, sobejamente reconhecido, de todos os portugueses, aqueles que amam de verdade, a modalidade, o atletismo, que reconhecem, que o Nélson Évora, veio à praça pública, fazer uma daquelas “birrinhas”, próprias de um menino, que ainda, parece estar na idade do bibe escolar. Sobre um outro atleta, igualmente de alto nível internacional, o não menos conceituado, campeão da Europa do Mundo e Olímpico, do triplo salto, igualmente reconhecido, por todos os portugueses, Pablo Pedro Pichardo, atleta português de origem cubana. Afinal de contas não é somente o futebol, que vive nalguns sectores debaixo de uma agitação contínua. Agora, através de uma “birrinha”, vinda de um atleta português, Nélson Évora, sobre outro atleta português, Pablo Pedro Pichardo, agitou a modalidade que mais títulos tem alcançado para o atletismo. Será que rebentou polémica, no atletismo? De todo não. Recuando a 1997, em que através do conceituado humorista da nossa praça, Herman José, na personagem do Diácono Remédios, tinha por hábito empregar esta frase, que ficou célebre, NÃO HAVIA NECESSIDADE. Com todo o respeito ao verdadeiro artista, para este caso, tomo a liberdade de afirmar que, NÃO HAVIA NECESSIDADE. Não acha Nélson Évora? O desporto quer Paz.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
A conferencia de Sergio Conceição após o jogo com o Inter tem muito que se lhe diga !
Afinal, o blackout do treinador é não só uma reacção aos comentários que chegam de fora, mas também um remoque e uma chamada de atenção para dentro. De facto ao dizer que “os de fora” não valorizam o trabalho que tem feito em condições muito difíceis e só salientam os seus defeitos, não deixou de enumerar, para “os de dentro”, alguns dos problemas com que o clube e a SAD se debatem, entre os quais se encontra a deficiente política económica e financeira seguida pelo clube que o impede de, a nível desportivo, poder dispor de mais e melhores jogadores. Ficamos, assim, a saber que a música é de “bombos e concertinas” porque esses são os únicos instrumentos que os músicos à disposição sabem tocar e não por estarmos na presença de virtuosos instrumentistas que ficaram sem partitura ! Ora, se sabem isto desde o inicio, porquê insistir na tese de que os outros só são melhores, porque teem ajudas externas !?
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova Gaia
------------------------------------------------------------------
A UEFA YOUTH LEAGUE, ou seja, A Liga Jovem da UEFA, criada desde da época de 2013/14, que vai na sua 9ª. edição. Prova que tem sido dominada por clubes representantes de Espanha 3 títulos; Portugal 2 títulos e Inglaterra 2 títulos. Destacar as vitórias do FC Porto na época de 2018/19 e do SL Benfica, na época de 2021/22, e as presenças nas finais de 2013/14, 2016/17 e 2019/20. Tem sido uma prova em que os principais clubes portugueses, têm marcado presença, em 5 FINAIS FOUR, o que diz bem, o trabalho que tem sido feito, nas academias de formação, quer do FC Porto, SL Benfica e Sporting CP. Com a vitória nos quartos de final, o Sporting CP, frente aos ingleses do Liverpool FC, irá marcar presença na pela primeira vez na Final Four, que se irá realizar em Abril, em Nyon, na Suíça. A presença inédita do Sporting CP, na Final Four, na presente época, reforça assim o bom trabalho, que está a ser feito, nas formações dos referidos clubes.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
O F C Porto tentou passar a eliminatória. "Corria atrás do prejuízo" e não teve sucesso.
No conjunto dos 180 minutos apenas o Inter conseguiu meter a bola na baliza, objetivo primordial de um jogo de futebol. Nestas circunstâncias, o que é ser melhor equipa? A que muito tenta e não consegue ou a que, em menos tentativas, consegue? A resposta parece simples, pese as análises emotivas que se geram e desviam o raciocínio do essencial, claro e óbvio.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Como dizia o grande Romário:Pelé calado é poeta.agora digo eu:pc e Conceição calados são príncipes dos poetas.
Carlos Marques
------------------------------------------------------------------
As negociações para a venda ou aquisição de jogadores no Benfica, são autênticas telenovelas mexicanas. Depois de no verão, Rui Pedro Braz ter feito um brilharete, silenciando muitas vozes, com a vinda de Enzo Fernandez, David Neres e Alexander Bah e mais tarde, por indicação de Roger Smithd, ter ido buscar Ausnners, sem esquecer o boavisteiro Musa, todos peças fundamentais no sucesso desportivo desta época, é dificil compreender a morosidade no acordo com alguns jogadores valiosos da formação, em risco de se perder o investimento feito neles e, sobretudo, o braço de ferro com Grimaldo, hoje um dos melhores laterais esquerdos da Europa e o verdadeiro detonador de quase toda a força atacante do Benfica.
Não é, como há dias alguém disse : - sai um, vem outro. Será muito dificil, ou mesmo impossivel, ir buscar outro jogador com as suas caracteristicas e tão influente no modelo de jogo atual da equipa. O problema é que tem jogado sempre e não se notou a sua ausência. A equipa joga sem os tradicionais extremos e deve aos dois laterais, sobretudo ao do corredor esquerdo a sua força atacante e goleadora.
O Benfica está entre os oito melhores clubes europeus, tem de estabilizar, de ter uma política salarial caso a caso, conforme o mérito e a valia de cada atleta, em vez de impor tetos como fazem clubes de baixos orçamentos.
O custo com a renovação contratual de Grimaldo, indo ao encontro das suas legitimas ambições, será sempre inferior a uma nova aquisição, sujeita a comissões de intermediários e á incerteza do investimento... Sem ofensa, chamo a isto a economia do saloio...
De resto, numa época em que o clube capitalizou 85 milhões na venda de Enzo e já somou outro tanto na Champions, torna-sa dificil compreender tanta cerimónia económica...Tem a palavra Rui Costa e Rui Pedro Braz. Vamos lá !
Estou certo que, tal como eu, a esmagadora maioria dos sócios do Benfica ficariam extremamente contentes com a renovação imediata do Grimaldo. Esperar mais tempo significará perder o jogador...
Miguel Ângelo Rodrigues, Maia
------------------------------------------------------------------
Tem razão o treinador do FC Porto quando reclama para si os méritos maiores dos resultados do clube nas competições que vem disputando e se o mesmo não é amplamente reconhecido por todos será porque parte desses méritos terá que compartilhar com árbitros amedrontados pelos SuperDragoes na Maia, com VARs amigos , com dirigentes intimidatorios como Luis Gonçalves e com a sórdida campanha de FJ Marques no canal oficial do clube pago por todos os contribuintes. Tivesse a FPF coragem de aplicar o artigo 57. do regulamento de competições e o treinador portista andaria emigrado ou nos campos da segunda Liga
João Durão, Almada
------------------------------------------------------------------
Alinhando na cartilha habitual do clube em que todos pensam que são melhores mesmo quando perdem e nunca reconhecem mérito nas vitórias dos rivais domésticos, os portistas usam como argumento dessa superioridade o desempenho nas provas europeias, reclamando até serem os responsáveis pela pontuação portuguesa que , imagine-se, permite a participação de adversários nacionais. Nada mais falacioso, como se demonstra. O Benfica tem 20 apuramentos para os quartos de final contra 11 do FCP e nos últimos 20 anos cada um conseguiu 5 vezes esse desiderato.
Mas a falácia é ainda mais gritante quando comparamos o desempenho global , no qual o Benfica perde no número de títulos porque defrontou campeões europeus em 9 das 10 finais que disputou e na outra defrontou o clube com mais títulos na Liga Europa/ Taça UEFA. Já o FCP defrontou o Mónaco numa final a que chegou por não haver VAR , depois do golo invalidado por off side inexistente do Scholes em Manchester
João Durão , Almada
------------------------------------------------------------------
Não há graus de nacionalidade. Ou se é Português, ou não. Pichardo é tão português quanto Camões, D. Afonso Henriques, Frederico Varandas, Eusébio, Pepe, Francisca Van Dunem, André Ventura, Miguel Sousa Tavares ou Nelson Évora. Afirmar o contrário roça a xenofobia e a discriminação.
Miguel Patrício, Amesterdão
------------------------------------------------------------------
SÓ A REMATAR DE LONGE NÃO SE SINGRA NA EUROPA
Na incapacidade manifesta de ultrapassar a defesa do Inter - tínhamos avisado que os italianos defendem muito bem -, o FC Porto optou pelos remates de longe, que são insuficientes para se ganhar jogos e, sobretudo, singrar na Europa. A criatividade não se viu no Dragão. Nem uma tabelinha nem um passe a rasgar a defesa nem nada que cheirasse a bom futebol. Pelo que vi das imagens dos jogos, o FC Porto jogou melhor em Milan do que em sua casa. A explicação é fácil: no Giuseppe Meazza a eliminatória estava totalmente por definir e o Inter tinha de se abrir, atacando mais. No Dragão, já com vantagem, teve maiores preocupações defensivas, o que dificultou a tarefa do FC Porto, que teve uma exibição muito descolorida. O sonho de termos, pela primeira vez, duas equipas nos quartos de final da Champions ruiu fragorosamente, qual castelo de cartas. Não vi a imagem da expulsão de Pepê, só sei é que no conjunto da eliminatória o FC Porto teve dois jogadores expulsos. Mais os que foram, recentemente, contra o Gil Vicente, demonstram que os dragões precisam de ser mais disciplinados e ter maior desportivismo.
Simões Ilharco
------------------------------------------------------------------
COMO O PORTO PERDEU UMA ELIMINATÓRIA CONTRA UM INTER TÃO FRACO?
Primeiro, contratou Veron por 10M€. O que deu Veron ao Porto até agora?
Segundo, contratou Carmo por 20M€ ao Braga. O que deu Carmo ao Porto até agora?
Terceiro, o Porto perdeu Vitinha e Fábio Vieira. Quem entrou para o plantel com características semelhantes?
Resultado: Conceição viu-se obrigado a colocar o 8 da equipa, que nem na posição de origem é fenomenal, na posição de falso ala, e perder toda a criatividade do meio campo, porque Eustáquio até pode igualar Otávio na combatividade, mas nunca na criatividade.
Porquê? Porque o Porto gastou 30M€ em dois jogadores, e não reforçou, ou compensou, o plantel para esta época.
Assim sendo, Conceição é muito melhor Inzaghi, o Porto é melhor equipa que o Inter, mas a direção do Porto equilibrou a contenda com a sua ação veraneante.
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
Quando um dos mais conceituados técnicos portugueses do momento diz que o que os adeptos do SEU clube querem, incluindo ele próprio, é só ganhar, diz bem mais do que quereria ! Além de demonstrar uma total falta de respeito pelos “consumidores” do espetáculo que oferecem (e os consumidores do espetáculo não são só aquela pequena franja de adeptos que vai ao estádio, são todos aqueles que ligam os seus aparelhos de TV e pagam canais temáticos e privados para poderem desfrutar do espetáculo que um jogo de futebol também deve ser) diz bem do quanto desprezam a forma como ganham e revela até bastante do que poderão estar dispostos a fazer para ganhar sempre !
E agora que se fala tanto na venda e repartição entre todos os clubes dos direitos televisivos pergunto :
O que valerão os direitos de transmissão dos jogos da Liga portuguesa, quando o treinador de um dos seus principais clubes só está disposto a oferecer, a exemplo dos demais canais aos domingos, “festivais de bombo e concertina” ?!
É com afirmações deste teor que se quer atrair investimento internacional para o futebol português ?!
Mas a realidade é que “o bombo, a ópera e a concertina”, parecendo pouco, num discurso em que, como diria Pinto da Costa, o melhor seria mesmo ter ficado calado, dizem muito do que move os adeptos e o seu clube. Já sabemos que o futebol é um desporto praticado por homens (e mulheres) que, não sendo máquinas, dificilmente terão sempre o mesmo rendimento e poderão garantir a boa qualidade em todos os jogos/espetáculos. Mas isso é bem diferente de querer ganhar de qualquer maneira. Uma coisa é nem sempre ser possível proporcionar bons espetáculos, outra, bem diferente, é estar-se “nas tintas” para o espetáculo desde que se ganhe ! Esta é uma mentalidade há muito enraizada em certos clubes do futebol português a que urge por termo, sob pena de “os avultados rendimentos que irão resultar da negociação centralizada de direitos se virem a revelar um flop” !
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova de Gaia
------------------------------------------------------------------
Já li muito sobre a partida do MST. Parece-me que ficou pior que estragado, quando leu o Jornal a Bola no dia no dia 21 de Fevereiro, mais propriamente as crónicas do Fernando Guerra, do Vasco Mendonça e do Duarte Gomes. isto nas páginas 38 e 39. Qualquer uma delas arrasa por completo a arbitragem e os árbitros, tal como o Fontanelas. Claro que para todos os Miguéis, essas coisas nem se podem criticar nem desenhar, mas sim só ameaçar. Sempre escrevi, em que todos aqueles que acreditavam que o apito dourado tinha acabado, estavam e estão muito mas muito enganados- Tal como disse o "T" também conhecido por Teófilo, as escutas não foram ilegais, não foram mas é validadas pelos magistrados, por miúfa Quando na época em que só vai 1 clube diretamente á LC. Nem consigo imaginar. Os problemas graves e quantas visitas os árbitros vão ter na Maia.
Já li na Bola de hoje, já agora, a Bola não se vende, compra-se. Que os dois defesas centrais do SCB , estão em risco para o próximo jogo, têm dores, mas não sabem bem onde. Sabem qual é o adversário do próximo jogo do SCB? Isto não são teorias de conspiração, basta ler a Bola que está lá tudo.
José Fulgêncio
------------------------------------------------------------------
Os próximos Braga-Porto e Benfica-Porto para a I Liga devia ter equipa de arbitragem estrangeira. Afinal se somos governados por Bruxelas, acatamos indicações dos EUA porque não internacionalizar a arbitragem em jogos decisivos do escalão maior? Assim, as suspeições sobre os árbitros portugueses ficariam esbatidas e caso a internacional também cometesse erros grosseiros, aí sim, os árbitros portugueses entravam pela porta grande. Árbitros ingleses seriam ideais para um jogo altamente faltoso e quezilento. Custa a entender como há jogos disputados até aos 90+10!As interrupções fazem parte do jogo. Antigamente não havia compensações,s e foi nesse tempo as conquistas maiores do Sport Lisboa e Benfica.
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
Olá Nelson !
"Vibrei", positivamente, no passado, com as tuas conquistas desportivas, ao serviço do Benfica e de Portugal.
Não vibrei nada, quando trocaste o SLB pelo SCP, mas...entendi, que sendo um profissional, estavas no teu direito.
Tenho "vibrado", negativamente, em TODOS os episódios de criticas descabidas, ciumentas e injustas, que tens feito, ao Pedro Pablo Pichardo Peralta !
Agora Nelson, não dá para entender !
Lamento muito, mas.....Nelson......porque não te calas, definitivamente ?
Mário Silva, Porto
------------------------------------------------------------------
A fim de receber o sempre incómodo Inter de Milão, o FC Porto, nesta 2ª. mão dos oitavos de final, da Liga dos Campeões, no Estádio do Dragão, terá obrigatoriamente de vestir o “fato-macaco”, depois de ter trazido de Milão, o resultado negativo de 0-1. No entanto, está ao alcance do FC Porto, ultrapassar esta desvantagem e superar-se no Dragão, e passar aos quartos de final, igualando a mesma eliminatória, alcançadas nas épocas de 1996/97; 1999/2000; 2008/09; 2014/15 e 2018/19. Mas de certeza, que à imagem do seu técnico, Sérgio Conceição, sempre com a mesma garra e vontade de vencer, os jogadores que subirem ao relvado do Dragão, tenham igualmente estes mesmos adjetivos, e que possam ir o mais longe que seja possível, nesta Liga dos Campeões.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
"Ricardo Carvalho na seleção é UMA VERGONHA!
Eu acho que Ricardo Carvalho foi um dos melhores centrais da história do futebol. Aliás, até acho que a sua carreira poderia ter sido bem maior que aquilo que foi.
Durante anos, ele foi preterido nos clubes por jogadores muito menos talentosos que ele.
- Ricardo Carvalho era muito melhor que Gallas, e Mourinho colocou muitas vezes Gallas em campo em detrimento de Carvalho
- Ricardo Carvalho era muito melhor que Pedro Emanuel, mas Mourinho demorou a dar-lhe a titularidade
- Ricardo Carvalho era muito melhor que Sérgio Ramos, mas Mourinho, quando viu que Ramos era um lateral direito mediano, abdicou de Carvalho para colocar Ramos no meio
- Ricardo Carvalho era muito melhor que Jorge Andrade, mas Fernando Santos, como treinador do Porto, nunca pensou assim
- Ricardo Carvalho era muito melhor que os centrais que foram passando pelo Porto enquanto ele era sucessivamente emprestado a clubes menores
- Por fim, Ricardo Carvalho era muito melhor que Bruno Alves, mas Paulo Bento, por alguma razão, iria preterir Carvalho por Bruno Alves
E, a somar a isto, Ricardo Carvalho, mostrando todo o seu patriotismo, sai do estágio da Seleção, não por alguma causa maior, mas pelo despeito de perceber que iria ser preterido.
Portanto, temos aqui um tipo que teve mais talento que qualquer outro, e, ainda assim, os treinadores não gostavam muito da sua personalidade, com a agravante, de ter desertado da seleção por motivos mesquinhos.
Ou seja, um tipo como este, independentemente do seu inegável talento como central ou potencial talento como treinador, e já o disse em 2016, nunca mais devia ter sido convocado para a seleção, nem, muito menos, ser contratado pela FPF. Todos nós temos passado. E o passado de Carvalho é tudo menos digno de ser assalariado da FPF."
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
Pedro Pichardo é a espinha atravessada na garganta de Nelson Évora. Para quem não se lembra, corria o ano de 2016, quando o atleta Nelson Évora decidiu deixar o Benfica trocando-o pelo Sporting. Por um lado, alega que foi chegado o momento certo para pôr fim a uma ligação de doze anos. O clube e ele então não chegaram a acordo em questões contratuais e Nelson Évora não teve problemas em trocar o seu alegado clube do coração pelo rival da Segunda Circular. Fez então o que lhe pareceu melhor. Esteve no seu direito. Mas não pode ficar desagradado pelo Benfica ter também acautelado a sua prestação no salto em comprimento e triplo salto, contratando Pedro Pablo Pichardo. Porque não? Évora zangou-se com o Benfica e quis prejudicar o clube, adotando outro emblema? Não queria que mais nenhum atleta desse ao Benfica, nessas especialidades, o sucesso que ele garantira? Não esperava que Pichardo o viesse a suplantar? Nelson Évora e Pedro Pichardo são grandes atletas, campeões de primeira água, mas Évora só se desacredita com estes remoques que mais parecem "dores de cotovelo" sem sentido. É triste que Nelson Évora persista em seguir esse caminho, já lá vai uma meia dúzia de anos...
Eduardo Augusto de Sousa Dias Fidalgo, Linda-a-Velha
------------------------------------------------------------------
Na minha opinião, a maioria dos GR sofrem golos por estarem mal colocados, são vitimas do modelo de treino actual que lhes é ministrado.
Na marcação dos cantos, porque deixaram de colocar um jogador ao primeiro e outro ao segundo poste, podendo o GR estar mais fora da linha de baliza, ou seja bolas na pequena área seriam mais fáceis para o GR disputar as bolas.
Nuno Ferraria
------------------------------------------------------------------
Mais uma vez os 4 grandes do futebol português venceram os jogos disputados para a I Liga. Avizinha-se um escaldante Braga-Porto.Se o Benfica ganhar ao Guimarães ,ganha sempre pontos seja qual for o resultado na “pedreira”. O Sporting deu show de bola,mas já não apanha a carruagem para o título. O jogo com o Braga é após um sensacional Porto/Inter para a Champions. É um calendário pouco simpático para o F C do Porto. Estará Sérgio Conceição mais virada para a I Liga ou para a milionária? É que a Champions dá muito dinheiro, mas cuidado com o comportamento. É que as multas da UEFA não são as multas da pátria lusa! Quantas vezes Sérgio Conceição foi expulso em jogos europeus?
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
" A Importância e a Transversalidade da
Actividade Física e do Desporto"
Dando seguimento as minhas primeiras reflexões, publicadas no "Correio do Leitor", do passado dia 08 de Março, nas minhas segundas reflexões sublinho a importância e a transversalidade da prática da Atividade Física e do Desporto .
Segundo os dados estatísticos do último Eurobarometro (2022), Portugal caiu para o 4o lugar a contar do fim, entre os 27 países da União Europeia.
Os dados estatísticos são, por isso, deveras preocupantes.
É, sem dúvida, um andar para trás!
Não se pretende que o Desporto Nacional, seja a prioridade política do nosso país, mas temos de considerar " urgente, a importância e a transversalidade da Actividade Física e do Desporto, como uma prioridade ".
Vejamos alguns exemplos:
No plano da Saúde, basta estarmos atentos ao que a Organização Mundial da Saúde nos indica, quando considera que "investir 1 euro na Actividade Física e no Desporto representa uma poupança de 3 euros nos Orçamentos da Saúde dos países".
No plano Educativo, o Desporto deve ser uma " estrada educativa" ao serviço da Tolerância, da Solidariedade, da Ética Desportiva, do Fair Play e da Paz e contribuir, conforme provado, para o rendimento escolar e para o combate ao insucesso e ao abandono escolar.
No plano da Inclusão Social, é de sublinhar o seu papel para o combate à delinquência e para a redução do crime juvenil.
No plano Económico e do Emprego, basta verificar a publicação do Instituto Nacional de Estatística, a Conta Satélite do Desporto, quando demonstra que, entre 2010 e 2012, o Desporto representou 1,2 por cento do Valor Acrescentado Bruto (VAB) e 1,4 por cento do Emprego ( A Conta Satélite do Desporto é a primeira e única e penso que está na altura de ser actualizada).
No plano do Turismo, o mar que nos banha de Norte a Sul é propício para os desportos de mar e de praia que importa desenvolver.
Nesta segunda reflexão, termino como a anterior : Urge, pois, avançar com um verdadeiro compromisso para o Desporto, com uma nova visão e com mais meios.
Se assim o fizermos é o Desporto que ganha!
Mas é, também, Portugal que ganha!
Carlos Alberto Lourenço, Lisboa
------------------------------------------------------------------
"Pichardo poderia ter dito a Évora:
- Tu tens dor de cotovelo
- Diz o roto para o nu
- engole sapos, já deves estar habituado
- Meteste a pata na poça
- Palavras de um saltador de meia tigela
- Vai chatear Camões
- Foste campeão no tempo da Maria Cachucha
- Estás com o nariz empinado
- Baixa a bolinha
- Não me chegas aos calcanhares
E se o fizesse, Évora perderia qualquer tipo de razão, mas não o fez, porque isto são expressões portuguesas que não se adicionam ao nosso léxico de um dia para o outro.
Não digo que Évora tenha 100% de razão, nem que Pichardo a tenha.
Digo apenas, é verdade, Portugal comprou Pichardo, e Évora foi menos como atleta que aquilo que Pichardo é.
Agora, onde é que se coloca a linha do portuguesismo, isso aí, já é muito subjetivo.
Para mim, fazia-se um concurso de biscas, depois de emborcar uma garrafa de moscatel de Setúbal ao som de Toy, e é português quem conseguir, de olhos vendados, acertar, no mínimo, em dois carros com a mesma bisca."
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
Ver o benfica jogar e ver um rolo compressor destruindo tudo que aparece pela frente tem sido demolidor como esta maquina de futebol prende os adeptos ao vivo e nos ecrans somos um equipa que tem mantido um sistema tatico e fisico impressionante com jogadas de alto nivel fabricando jogadas que se tornam uma tremenda dor de cabeca para os adversarios traduzido com golos de belo efeito mas temho de realçar Frédéric arsenaurs um autentico polvo na construcao destruicao e finalização sem duvida estou rendido assim como a massa associativa do glorioso jogador de grande classe mundial sao este tipo de jogadores que fazem as grandes equipas.depois da mudanca de chip liga dos campeoes para o campeonato nacional glorioso mostrou que esta em outro patamar a caminho do tao desejado 38.um por todos todos por um carrega glorioso.
Alvaro Manuel Marques Marujo, Laranjeiro
------------------------------------------------------------------
Nelson Évora nasceu na Costa do Marfim, em África. Pedro Pichardo nasceu em Cuba. Ambos se naturalizaram portugueses em circunstâncias diversas e representam Portugal. Nelson foi um excelente atleta e campeão olímpico, ganhando estatuto e a admiração de todos. Ficará como referência na história do atletismo. Pedro Pichardo, mais novo, é, nesta data, um dos melhores saltadores mundiais, dando continuidade à conquista de títulos para o nosso País. Tudo simples. Torna-se incompreensível a guerra aberta, desde sempre, por Nelson contra Pedro. Não tem razão de ser e não lhe assenta bem. Independentemente de alguma inveja latente que possa existir e que estará, muito possivelmente, na origem desta diatribe, apenas lhe posso recomendar: o silêncio é o melhor, Nelson. Não estragues a tua imagem.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Tenho lido, mas especialmente ouvido barbaridades sobre a célebre notícia do Dr,Domingos Soares de Oliveira ter-se aproveitado do pagamento do casamento da filha que segundo consta foi pago pelo Benfica. Toda esta gente que fala sem saber porque nunca foram empresários e muitos deles já beneficiaram de prémios ou outros incentivos sejam eles quais forem. Alguém acredita que DSO precisasse do Benfica para poder oferecer os custos do casamento da filha? Claro que não!!!. Então o que pode ter acontecido? Simples, uma empresa pode oferecer incentivar dar prémios por mérito ou até por essa pessoa ter contribuído para os resultados financeiros da empresa pelo seu desempenho. Quantas empresas já premiaram seus funcionários com viagens, carros, cheques de utilização para compras para o lar/outras, etc etc..Por acordo de ambas as partes optaram por dar o prémio com o pagamento de um serviço de catering mais qualquer coisa que tenha sido acrescentado para o prémio que a Sad entendeu premiar. De boa fé a forma que optaram foi essa. E qual o problema? Repito, acham que o Dr. DSO precisava por não ter possiblidades financeiras para suportar os custos do casamento da filha? Só gente que comenta o que não sabe o que é gerir uma empresa e não saber a panóplia de formas para poder dar incentivos, premios o que quer que seja pode ter comentários tão nefastos e ignorantes sobre este caso tão normal como beber um copo de água. Por favor alguém que explique a esta gente que isto é comum, o premiado poder escolher quando quem premeia está aberto a poder satisfazer o como satisfazer a opção que sugeriu ou lhe sugeriram.
Espero que mais alguem possa explicar que o Dr.DSO optou pela aceitacão do Benfica na forma e mais nada existe que possa ser na praça pública desprestegiado como tem sido por gente ignorante.
Nota: Não conheço o Dr. DSO, mas sei que há uma variedade de formas de premiar e esta opção pelo Benfica, foi uma das muitas acordadas, colocar este prémio como pagamento na rubrica de serviços e não ter sido em dinheiro ou outro tipo de oferta tão usual.
João Gomes
------------------------------------------------------------------
Paixão e arte
Quase todos os golos dos “ nossos” são paixão. Alegria e efusiva comemoração. Mas depois há outros. Aqueles de arte para além do ofício. Que surpreendem, arrebatam, sobrevivem além dos hodiernos dias. Obras primas. E por isso inesquecíveis. Todos os temos. Aqueles que nos persistem na memória. Dos meus, o do Carlos Manuel em 1986 contra a RF Alemã, o do Miguel Garcia no último minuto na Holanda que valeu uma final europeia. Os golos dos ilusionista Jardel.
Neste jogo com o Boavista o Nuno Santos pintou a sua capela Sistina. Numa inspiração inexplicável marcou um daqueles golos que os que o viram não esquecerão. Arte e magia num chamado golo de letra, uma espécie de ilusionismo em que o executor “ troca” os pés.
O jogo seria sempre mais um. Depois daquele momento passou a ser o do golo magistral do Nuno Santos. Uma fracção de segundo mudou a memória.
É por isto que amamos o futebol.
Paulo Costa e Cruz, João da Caparica
------------------------------------------------------------------
Aproxima-se o jogo da 2ª. mão dos oitavos de final, da Liga Europa, frente aos ingleses do Arsenal FC. Jogo de todas as decisões, com vista ao Sporting CP, poder passar aos quartos de final, e continuar a sonhar, num êxito, nesta edição da Liga Europa. Lembrando, que na época de 2004/05, a presença na final da Taça UEFA, realizada no Estádio José Alvalade, em que o Sporting, perdeu frente ao CSKA de Moscovo por 1-3. Antes deste compromisso da Liga Europa, o Sporting CP, recebeu no Estádio José Alvalade, referente à 24ª. jornada da Liga Portugal bwin, Boavista FC, vencendo por 3-0. De realçar a curiosidade de as panteras negras, apenas vencerem em Alvalade, uma vez, foi na época de 1975/76. Foi com um enorme desempenho e uma forte ambição, que o Sporting se apresentou, aos seus adeptos, no jogo frente ao quando está próximo com jogo frente ao Arsenal FC. O jogo frente ao Boavista FC, foi um bom ensaio, antes do jogo de Londres.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
A 24ª. jornada da Liga Portugal, bwin, encerra hoje, com o encontro entre o Futebol Clube de Famalicão, que recebe o Casa Pia Atlético Clube, no Estádio Municipal 22 de Junho, em Famalicão. O Casa Pia AC, na minha opinião, equipa sensação desta liga, mas que nos últimos jogos, tem vindo a perder pontos, e a ceder lugares. Aparece já no 7º. lugar. O FC Famalicão, no 13º. Lugar, irá certamente aproveitar o fator casa, para conquistar os três pontos, e igualar o Rio Ave, e o Boavista, na tabela classificativa.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
A polémica que Nelson Évora desencadeou com Pedro Pichardo, era escusada e demonstra um espirito egocêntrico e doentio. Desde logo porque custa entender que NE troque de clube (e treinador ao fim de 25 anos) porque, um clube rival, lhe oferece mais dinheiro (o que é legítimo), venha falar de atletas que se compram … e não de atletas que se … vendem ! Fica-se com a ideia de que NE esperava que, após ter legitimamente renunciado a continuar de águia ao peito, o Benfica ficasse parado a vê-lo saltar e não fosse contratar ninguém ou, então, que contratasse alguém que não tornasse visível, o declínio que já, então, se adivinhava da sua carreira. Numa entrevista dessa época chega mesmo ao desplante de considerar que o processo de naturalização iniciado pelo Benfica do seu atleta campeão olímpico, mundial e europeu de origem cubana, era “um ataque pessoal” ! “(O Benfica) deram a volta ao mundo para fazer esta borrada”, palavras de NE que mostram bem a sua elevada auto-estima. Ora, claro que quem acha que um clube da grandeza social e desportiva do Benfica, faz ataques a pessoas, ainda para mais tratando-se de atletas (quantos milhões de atletas já teve o Benfica ao longo da sua história secular !?) só pode pensar que é o centro do Universo e, por isso, nem se apercebe da atitude soez e desprezível que teve quando, nos JO de Tóquio ele, que tanto queria dar alegrias aos portugueses, como diz, se prestou a dar o seu apoio a um atleta do Burquina Faso, contra o Pedro Pichardo de … PORTUGAL ! Enfim, NE foi um grande atleta, mas melhor seria que controlasse o seu ego, sob pena de ficar simplesmente para a história como um deslumbrado e invejoso ! Razão tem também PP em criticar a incompreensível passividade do Benfica, em particular da secção de atletismo e do seu inexistente (!?) Director de Comunicação.
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova de Gaia
------------------------------------------------------------------
O treinador Roger Schmitt tem apostado sempre num núcleo restrito de jogadores, tarda nas substituições mesmo que dispõe de resultado confortável, o que pode custar alguns amargos de boca. A época vai longa e intensa , para alguns com um Mundial pelo meio , e o cansaço , as lesões e os castigos irão apresentar respectiva factura. JJ ajoelhou no Dragão , só espero que RS não ajoelhe em Alvalade. Fruto de teimosia pessoal ou desconfiança quanto ao real valor das segundas opções
João Durão, Almada
------------------------------------------------------------------
Chegou o jogo do ano para Braga e Porto ! Separados por, apenas, dois pontos e pelos 20M que custou David Carmo ao FCP, o SCB vai receber o seu principal adversário e concorrente na luta pelo segundo lugar. Este jogo entre os principais rivais nortenhos, naturalmente concita muitas atenções, face ao que parece ser um ressurgir em força do SCB após a eliminação europeia e, por outro lado, a tremedeira, do FCP como se pode concluir pelas vitórias sofridas sobre Chaves e Estoril. Seja como for, em perspectiva um desafio cujo resultado tende a beneficiar quem vai em… primeiro !
PS
Uma verdadeira obra de arte o golo de Nuno Santos ao Boavista !
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova Gaia
------------------------------------------------------------------
O centenário Varzim não conseguiu lugar na fase de subida da Liga 3.A derrota em Paredes e a vitória do Braga B foram uma inexpugnável parede. Bruno China deixou o Varzim na fase de manutenção da Liga 3.Não se compreende porque motivo Tiago Margarido foi substituído ao leme da nau varzinista. Bruno China em cinco jogos não ganhou um! André Geraldes que vinha rotulado como um importante trunfo nada trouxe de novo. O que vai fazer Edgar Pinho, presidente alvinegro? O que vai fazer a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim ,financiadora do clube? Vão continuar com a treta do costume?Os fundadores do Varzim Sport Club se assistissem a esta vergonha…
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
Antes da deslocação a Londres, para defrontar o Arsenal FC, no Emirates Stadium, jogo da 2ª. mão, da Liga Europa, onde o Sporting, vai certamente dar todo o esforço, para alcançar os quartos de final, e retificar o resultado comprometedor, que realizou no Estádio José Alvalade. Mas hoje, referente à 24ª. jornada da Liga Portugal bwin, o Sporting, recebe pela 60º. vez, em jogos para a liga, a visita do Boavista Futebol Clube, 8º. classificado. Como curiosidade, em 59 jogos, realizados entre estes dois emblemas, apenas na época de 1975/76, o Boavista FC, levou a melhor, vencendo por 1-0. Para o Sporting CP, este jogo é sem qualquer dúvida, é um ótimo ensaio, com vista, ao compromisso uefeiro, que o clube de Alvalade, vai ter frente aos ingleses do Arsenal FC.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
O episódio relativo ao despedimento do comentador da BBC Gary Lineker e as reações que se seguiram por parte dos restantes comentadores e da sociedade britânica em geral traz-me à memória Cancela de Abreu. Cancela de Abreu foi despedido da Sportv por dar conhecimento do que corria nos bastidores e conversas de café sobre a razão da dispensa de Pepe pela FPF para determinado jogo da seleção. Ele não afirmou, apenas relatou opiniões alheias e foi, imediatamente, despedido. A solidariedade dos nossos comentadores e da sociedade portuguesa em geral, no seguimento deste acto brutal de censura foi insignificante. Rapidamente se passou um pano por cima. A diferença de culturas e, sobretudo, o amordaçamento crescente em que vivemos, aparecem claros como água.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Já disse que me parece que a equipa B do Benfica está a ser formada com o, mau, hábito de perder.
No jogo de hoje na Covilhã, viu-se logo quem ia ganhar o jogo.
Porque não equilibram mais a equipa com jogadores mais experientes?
É que por este andar, vão fazer companhia ao Sporting, Braga e Guimarães na terceira divisão.
O Porto, não vai em cantigas, quando perde 2 jogos seguidos coloca lá alguns veteranos, que quando não seja para mais, para meter respeito, coisa que o Benfica não mete.
Jovens habilidosos e pouco mais. Ah e o mesmo digo do treinador
Constantino Baptista
------------------------------------------------------------------
Arbitragem Profissional: será um objetivo comum?
Num tempo em que termos como transparência, competência, capacidade e idoneidade são de uma forma generalizada utilizados pelos agentes desportivos (técnicos, atletas, dirigentes e sobretudo analistas/comentadores), quando se referem ao desempenho dos profissionais da arbitragem, os árbitros que compõem o quadro da liga profissional de futebol, factos constatados neste “nosso” jornal desportivo suscitam algumas dúvidas quanto ao real e sincero objetivo pretendido.
Neste fim de semana o jogo realizado no estádio do dragão mereceu de dois jornalistas deste jornal, quando analisado o desempenho do árbitro desse mesmo jogo, os seguintes termos contraditórios: seguro, coerente e jovem com boa pinta (nota 7) para um e muito irregular, com erros (nota 4) para outro, curiosamente extraordinária e excecionalmente comentador deste jogo!
Curiosamente este árbitro, detentor das insígnias FIFA, durante esta época, nunca constou da tabela classificativa semanal, publicada pela A BOLA, dos árbitros da nossa liga profissional, ainda que o mesmo já tenha obtido mais de 10 nomeações para desempenho das suas funções quer como VAR quer como árbitro e ainda com desempenhos internacionais. Será mais um lapso jornalístico?
De igual modo um colaborador (AO) deste jornal, na sua crónica semanal, grande defensor da transparência, competência, idoneidade e justiça nas decisões de arbitragem, é mestre no atear da fogueira em que procura com os seus comentários e análises manter o fogo bem vivo. Provavelmente a TV em que assiste aos jogos semanais da nossa liga só transmite o jogo jogado num dos lados do retângulo de jogo, o da SAD da qual é um dos seus maiores acionistas privados. Assim se promove a empresa na qual é parte interessada!
Alfredo Manuel Vieira Correia, Matosinhos
------------------------------------------------------------------
Pogacar continua a dar baile no Paris-Nice, daí o apelidarem de 'Canibal' por analogia com Eddy Merckx. Como grande adepto de Merckx e do ciclismo, que sigo desde sempre, tenho uma opinião "ligeiramente" diferente sobre Pogacar. Poderá, um dia, demonstrar-se a injustiça, mas, desde o célebre contra-relógio que lhe deu a primeira vitória na Volta à França, que o associo a Lance Armstrong. É que as semelhanças de corrida são muito maiores com Armstrong do que com Merckx. Não é politicamente correcto, mas, no modo de correr e "explodir" Tadej e Lance são iguais.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Depois de uma grande noite europeia, em que o SL Benfica, goleou a formação belga do Club Brugge, por 5-1, carimbando a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões, pelo segundo ano consecutivo. Referente à 24ª. jornada da Liga Portugal bwin, desloca-se à cidade do Funchal, onde no Estádio do Marítimo, defronta o Club Sport Marítimo, que se encontra na zona de despromoção e necessita com urgência de amealhar pontos. Como tal, mesmo estando a fazer uma boa época, o SL Benfica, não vai ter certamente uma tarefa nada fácil. Pela 43ª. vez, em jogos para a liga, o SL Benfica, visita o Funchal, para defrontar o “aflito”, CS Marítimo, onde os encarnados, perderam somente por 9 ocasiões e venceram 20 jogos. Será capaz, o técnico alemão Roger Schmidt e seus “pares”, de trazerem os três pontos, e manter os oito pontos de avanço, sobre o 2º. classificado?
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
Duas equipas nossas nos quartos de final?
Se o FC Porto eliminar o Inter, Portugal ficará com duas equipas nos quartos de final da Liga dos Campeões, o que é uma proeza notável e inédita, dado que, a acontecer, sê-lo-á pela primeira vez na nossa história desportiva, se não estou em erro. Nas oito melhores equipas da Europa, duas, Benfica e FC Porto, serão portuguesas. Se o Sporting eliminar o Arsenal, na Liga Europa, Portugal adquire, sem favor, o estatuto de potência futebolística. A termos duas equipas nos quartos da Champions, não vejo como Portugal poderá perder uma vaga na Liga dos Campeões, como foi noticiado. Não acredito. Seria uma decisão ilógica e irracional. O FC Porto não terá tarefa fácil frente ao Inter, dado que os italianos defendem muito bem. Não esquecer que a Itália é o país do catenaccio e o Inter virá, por certo, tentar segurar a vantagem que alcançou no Giuseppi Meazza. Mas o FC Porto, à semelhança do Benfica, poderá ter uma grande noite europeia e não haverá Inter que resista. Só me resta desejar boa sorte ao FC Porto e também ao Sporting. Que sejam bem sucedidos.
Simões Ilharco
------------------------------------------------------------------
Como pessoas sinceras, os benfiquistas têm obrigação de agradecer a Rúben Amorim pelo facto de ter "dispensado" João Mário. Justificou-o, oportunamente, afirmando que nunca teria estatuto e influência no Sporting e que estava, agora no Benfica, no sítio certo. Com esta última parte todos concordamos e compreendemos. Com a primeira nem tanto. João Mário foi considerado, nas redes sociais da Champions, o médio mais valioso, à frente de jogadores do Bayern, Dortmund e, até, Real Madrid (ver notícia neste jornal). Estamos a falar de Champions e não de Liga Europa. Obrigado Rúben Amorim!
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Um Porto tremido e um Inter espremido nos seus respectivos campeonatos vão bater-se no Dragão por um lugar nos quartos-de final da milionária liga. Pelo andar da carruagem o resultado é uma enorme incógnita. Em jogos da Champions não há o factor casa. Equipas altamente profissionais batem-se em qualquer estádio. O tempo de jogar primeiro fora para tentar dar a volta ao resultado faz parte do passado com a abolição dos golos fora valerem a dobrar. Em boa hora surgiu essa medida. Espero um Porto vencedor para bater-se nos quartos com o Benfica. Não bato palmas quando uma equipa portuguesa perde. Espero que o Sporting elimine o Arsenal. Os seus jogadores merecem tamanha distinção.
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
Tendo lido os votos de Pedro Alexandre de Alcafozes sobre a sua preferência pelo Inter nos quartos para o seu clube , venho dizer que também desejo que o seu clube atinja a final e , uma vez mais, a perca; com os 7 títulos que temos , juntando essa hipotética final perdida , ficaríamos com 17 finais celebradas, uma enorme alegria.
Que assim seja, como dizem os padres que tanto os ajudam.
Pedro Cruz
------------------------------------------------------------------
Ontem assistiu-se a mais um episódio revelador da habitual e continua intolerância dos portistas , incapazes de desportivismo seja em que modalidade for. Os mesmos que criaram os lamentáveis cânticos com referências ao acidente da Chapecoense não aceitaram que um jogador adversário festeje a marcação dum golo contra o FCP só por ter passado pelo clube. Foi tão evidente essa intolerância que Pepe até viu o cartão amarelo , coisa raramente vista O desporto português só respirará ar puro quando toda esta gente for afastada dos recintos desportivos , capitão do clube incluído
Joao Durão., Almada
------------------------------------------------------------------
Ouvi dizer que estão em curso filmagens da plataforma NETFLIX de uma série cujo personagem central é Pinto da Costa. À partida a série tem tudo para ser um grande êxito, uma vez que o enredo é sobre uma figura fascinante e de grande renome.
Aquela plataforma é conhecida pela qualidade de um grande número de séries e filmes de grande sucesso, muitas delas incidindo sobre personagens mundialmente famosos. Já vi algumas e dentre estas destaco uma intitulada "El Patrón del Mal".
Rogério Santos, Lisboa
------------------------------------------------------------------
No Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, a 24ª. jornada da Liga Portugal bwin, entre outros jogos, vamos ter o Futebol Clube Paços de Ferreira-Clube Desportivo Santa Clara, ambos os conjuntos em zona de despromoção. O CD Santa Clara em 17º. lugar e FC Paços de Ferreira em 18ª. lugar. O jogo dos aflitos, obviamente, devido ao posicionamento das equipas. Pela sexta vez, os açorianos, visitam a capital do móvel, tendo obtido na época de 2019/20, a única vitória de 1-0. Certamente que os pacenses, a jogarem com a fator casa a seu favor, podem ambicionar a conquistar os três pontos, e poderem ultrapassar na tabela classificativa “os bravos açorianos”. Outro resultado para os pacenses, o cenário da descida, fica mais perto.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
SCHMIDT E CONCEIÇÃO TÊM QUE PERCEBER AQUILO QUE MOURINHO PERCEBEU EM 2004: o que resulta na Europa, pode não resultar em Portugal.
Em 2004, para controlar melhor os jogos da Champions contra equipas tão ou mais fortes que o Porto, Mourinho retira um extremo e começa a jogar em 4-4-2 losango. O sucesso foi tal, que ele tentou replicar a mesma fórmula no campeonato português. A coisa correu de tal forma brilhante, que depressa, o sagaz treinador português, voltou ao seu 4-2-3-1 em Portugal. Porquê? Porque não há vantagem alguma em abdicar da largura que um extremo perito em criar desequilíbrios no um para um para se lançar mais um médio, se a outra equipa quer é defender e nada mais.
E agora, Schmidt padeceu, de forma breve, do mesmo mal, sucesso europeu, replicação falhada em Portugal.
Conceição parece estar com o mesmo mal, pelo menos nestas duas jornadas, mas, como treinador inteligente que é, chegará depressa à mesma conclusão.
No final do dia, todos eles perceberão aquilo que Mourinho percebeu, em Portugal, nem Mourinho podia abdicar de Conceição, jogador, nem Schmidt pode abdicar de um Neres, nem o Porto pode abdicar de um Pepê ou de um Galeno.
Competições diferentes, exigências diferentes
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
Já ninguém terá dúvidas sobre as qualidades de Gonçalo Ramos, altamente elogiado nos meios nacionais e internacionais. Também já não falta muito tempo para verificar se o novo seleccionador nacional vai sentar Cristiano Ronaldo ou Gonçalo Ramos. Algo me diz que será o melhor marcador do campeonato português a ficar no banco, até porque os jogos em questão são para coxos e o espanhol quer agradar à FPF. Fazem-se apostas.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Domingos Soares de Oliveira está, permanentemente, debaixo de fogo. Como pessoa importante na estrutura do SLB é um alvo que os antibenfiquistas não se cansam de alvejar. Hoje foi a vez de um advogado colunista cortar a direito e, até, vir lembrar José Veiga. Como se houvesse comparação! Vale tudo. Este é mais um motivo para admirar Rui Costa, como presidente e como homem. Espero que resista aos ataques diários de quem não quer bem ao glorioso.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Uma coisa garantimos aos portistas, em circunstância alguma os benfiquistas farão peditórios públicos para pagar réplicas de troféus perdidos colectiva e individualmente em campo. Essa originalidade será exclusiva do clube que inventa e não comprova data de fundação só para parecer mais antigo. Também não celebraremos vitórias no ciclismo com doping …
João Durão, Almada
------------------------------------------------------------------
Tendo lido os votos de Pedro Alexandre de Alcafozes sobre a sua preferência pelo Inter nos quartos para o seu clube , venho dizer que também desejo que o seu clube atinja a final e, uma vez mais, a perca: com os 7 títulos que temos, juntando essa hipotética final perdida, ficaríamos com 17 finais celebradas, uma enorme alegria. Que assim seja, como dizem os padres que tanto os ajudam.
Pedro Cruz, Porto
------------------------------------------------------------------
O sucesso de uma equipa está associado ao tipo de liderança de quem comanda esse mesmo coletivo. No futebol não basta ter só conhecimentos técnicos e táticos. É preciso saber ler, interpretar e conduzir um coletivo.
Para se conseguir um bom grupo é necessário um bom planeamento e objetivos que se consigam alcançar a médio e longo prazo.
Na maioria das vezes quer-se resultados imediatos sem se dar tempo aos elementos para desenvolverem as suas ideias e fortalecerem o grupo.
É importante que o líder do grupo assim como os capitães estejam em sintonia para que a mensagem e as ideias consigam passar mais facilmente.
A gestão de conflitos é outro dos grandes desafios que se tem pela frente.
Num grupo existem diversas personalidades e visões, o que torna toda uma gestão mental e física mais complexa.
Quando os resultados não surgem no imediato a tendência é a de se usar a chicotada psicológica. Contudo, isso nem sempre é benéfico. Às vezes assistimos a casos em que uma equipa leva mais de 3 treinadores numa época. Isso espelha, acima de tudo, um mau planeamento da época e dos objetivos traçados, que na maioria dos casos não se adequam às capacidades financeiras e humanas de uma estrutura.
É necessário formar melhor dirigentes e organizar melhor as estruturas locais e nacionais de forma a tornar os processos mais simples e transparentes!
O futebol ganha com uma gestão mais adequada e transparente!
Que se caminhe com seriedade para uma verdadeira mudança cultural.
Jorge André Silva, Braga
------------------------------------------------------------------
O fim da participação de Miguel Sousa Tavares com um jornal que nunca o impediu de destilar o ódio visceral que nutre pelo Benfica é uma bálsamo para os que preferem ambientes menos poluídos . Articulistas como esse ex-colaborador só alimentam rancores e demonstram a sua confessa irracionalidade, admitida pelo próprio em entrevista no passado. Claro que o atrás dele irão os seguidores da cartilha azul, os mesmos que responderam ao apelo do mesmo cidadão para que tirassem as poupanças da CGD devido ao patrocínio ao Centro de Treinos do Seixal. Esqueceu-se foi de explicar o nome do pavilhão do Dragão e mostrou o seu carácter e falta de pudor quando se sabe quem financia o centro de treinos do FCP: todos os que pagam impostos em Gaia
João Durão, Almada
------------------------------------------------------------------
O Sporting Clube de Portugal parou a armada arsenalista inglesa..O empate de 2-2 faz entrar uns bons milhares de euros nos cofres dos leões de Alvalade deixando o resultado final em aberto. Não vai ser fácil bater o Arsenal no seu reduto. Quem augurava uma goleada inglesa enganou-se. O treinador leonino soube travar o meio-campo inglês. Não é impossível a passagem do Sporting à fase seguinte. O visconde de Alvalade sentir-se-ia orgulhoso da prestação leonina. É pena os clubes portugueses não poderem manter as suas joias futebolísticas. Mesmo assim, os resultados são animadores. O caso do PSG é esclarecedor: o que vale uma equipa milionária só para consumo interno?
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
O Sporting CP, ao ter empatado por 2-2, no Estádio José Alvalade, no jogo da 1ª. mão dos oitavos de final, da Liga Europa, frente ao Arsenal FC, vai para o jogo da 2ª. mão, a ser realizado no Emirates Stadium, em Londres, com todas as hipóteses de poder ser feliz. Como tal, nada está perdido, a eliminatória está em aberto. Contudo o Sporting, teve pela frente uma das melhores equipas europeias, e líder da Premier League. Um início de jogo mais controlado pelos ingleses, e que após o golo aos 22 minutos, respondeu o Sporting, que sentiu o golo sofrido, e respondeu, com determinação, alcançando o golo do empate sobejamente merecido. No regresso para a segunda parte, a equipa leonina, entrou melhor, abeirando-se mais vezes da baliza adversária, tendo feito ao minuto 54, o 2-1, que abria esperanças nas hostes sportinguistas, de poder, fazer um bom resultado. Um Sporting, confortável e motivado, contudo, uma falta não assinalada pelo árbitro o alemão Tobias Stider, a favor do Sporting, e na sequência, Morita, acabou por marcar um autogolo, ao desviar de forma involuntária o disparo. Lance muito contestado em Alvalade. Tanto o árbitro, como o VAR, fizeram vista grossa. Afinal, não é só em Portugal que se registam “asneiras”, com a arbitragem. O Sporting, pode considerar prejudicado. Mas, como referi atrás, nada está perdido e a passagem aos quartos de final está em aberto. Acredito no Sporting, que vai a Londres discutir e passar a eliminatória. Com garras de um leão.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
Floriu futebol
Vieram de Londres confiantes. Afinal lideram o melhor campeonato do mundo. Se esperavam sol e passeio enganaram-se. Por cá também se joga. Se sonha. Se luta. E na verdade a diferença não foi a esperada. Nem sequer grande. Os milhões dos grandes jogadores não fizeram o que muitos esperariam. Arrasar. Futebol é isto. Superação. Não ficámos satisfeitos, o nosso desejo de vitória não se cumpriu. Mas continuamos de cabeça erguida. O depois logo se verá.
Paulo Costa e Cruz, São João da Caparica
------------------------------------------------------------------
A REUNIÃO DONDE SAIU O PSG QUE VIMOS ONTEM:
Presidente do PSG: Como vamos ganhar a Champions?
Diretor 1: Temos que contratar Neymar.
Diretor 2: Temos que contratar Mbappé.
Diretor 3: Temos que contratar Messi.
Presidente do PSG: Sim, boas ideias, mais alguma coisa.
Homem das limpezas: Que tal ouvir o treinador antes de se contratar. Ele é que saberá quem tem as qualidades necessárias para ir de encontro à sua ideia de jogo.
Reza a lenda, que o homem foi enviado para o Qatar construir estádios e nunca mais foi visto. O resto é história.
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
As cruzadas e a Santa Inquisição foram contemporâneas, tendo esta última durado até bastante mais tarde. Persecutórias, messiânicas, radicais, cruéis e, na maioria dos casos, actuando por pretextos sem razão fundamentada. Podemos traçar um paralelo relativamente ao FCP, na sua cruzada contra o SLB, e relativamente ao MP que acusa tudo o que mexe, mesmo sem prova ou fundamento sólido. Os cruzados azuis e brancos não desistem e não há programa ou artigo em que se não atirem, cegamente, ao glorioso. Reparei que este desiderato não falhou no artigo de opinião "Sem perder o Norte" da autoria de um accionista da SAD portista, pese os telhados de vidro do clube com cujos estilhaços já começou a apanhar. São cruzados com telhados de vidro, sem memória nem vergonha, actuando deste modo, quiçá para esconder os seus defeitos, eivados de uma raiva cultural incompreensível nos dias de hoje.
Pedro Prista Lucas, Colares
------------------------------------------------------------------
Há corrupção no desporto? Para muitos, a corrupção teve um nome (Apito Dourado) e fala-se desse acontecimento até à náusea. Porquê? Para todos os que, de uma maneira ou de outra, pretendem silenciar, esvaziar as suspeitas que há em relação ao Benfica. O que muitos escrevem sobre o assunto chega a meter dó: a culpa é do Canal do Norte, do Pinto da Costa e, claro, do F.C.Porto!! O Benfica até está a fazer uma época imprevisível, fenomenal, não precisa de sacos azuis, bolas, tinha de ser azul!...
A corrupção está em toda a parte e, em relação ao desporto, e ao futebol em particular, devemos ser sérios e pugnar pela verdade desportiva. Que a Justiça cumpra o seu dever, custe a quem custar; que se reveja no exemplo vindo de Itália, ou Espanha. Portugal não deve ser a República da Bananas.
José Magalhães, Matosinhos
------------------------------------------------------------------
Clubismos à parte, mas o clube que eu mais gostava que o BENFICA defronta se nos quartos da LC e mesmo sem saber dos resultados dos jogos da próxima semana, era o Inter de Milão, por vários motivos e muitas mais razões.
Pedro Alexandre, Alcafozes, Idanha a Nova
------------------------------------------------------------------
Á Benfica. Foi uma noite europeia das antigas!
A fazer lembrar, aquele Benfica mandão que triturava os adversários sem dó!
E esta exibição é fruto deste renovado tricotado futebolístico "made in Schmidt " que inspira e faz obviamente sonhar os benfiquistas!
Mas, antes de pensar em ganhar a Champions é necessário primeiro estar lá, conseguir o bilhete para Istambul.
E a realidade diz-nos que, a partir dos "quartos" o caminho para o Ataturk Stadium afunila, pelo que na minha opinião, para o Benfica conseguir o passaporte para o jogo decisivo da liga milionária terá de ter um sorteio "simpático" e que lhe permita acalentar a esperança de efetivamente estar lá!
Sabemos que nesta fase não há adversários fáceis, são todos fortes e com muita qualidade.
Assim sendo, para ter expectativas fundadas em estar presente na final da Champions, a bolinha do sorteio do próximo dia 17 terá de exibir um adversário que não seja Bayern, Real Madrid ou Manchester City.
Se assim for e embora seja difícil, haverá mais hipóteses de alcançar a final e lutar pelo ceptro europeu!"
Jorge Alegre, Vila Nova de Gaia
------------------------------------------------------------------
A contar para a 1ª. mão dos oitavos de final da Liga Europa, o Sporting CP, recebe amanhã no Estádio José Alvalade, a formação inglesa do Arsenal FC, 23º. Ranking da UEFA, jogo que se apresenta muito importante, para o clube português, a fim de poder salvar uma época, que tem sido atribulada. Senão vejamos. Foi afastado da Taça de Portugal, com enorme surpresa, pelo secundário, Varzim SC. Chegou à final da Taça da Liga Allianz Cup, onde perdeu frente ao FC Porto. Neste momento encontra-se, no 4º. lugar a 15 pontos do 1º. classificado, o SL Benfica, o que começa a ser utopia, poder chegar, na presente época, ao título de campeão. O Sporting CP, nesta eliminatória, da Liga Europa, tem que estar focado e apostar as “fichas todas”, com o objetivo de levar para o jogo da 2ª. mão, em Londres, no Emirates Stadium, um resultado, que lhe permita, passar aos quartos de final, desta Liga Europa, onde na época de 2012/13, chegou atingir as meias finais, tendo sido afastado, da final, pelos espanhóis do Athletic C. Bilbao.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
------------------------------------------------------------------
A diferença entre um ponta de lança e um goleador:
Ronaldo era o goleador do Real, Benzema era o ponta de lança.
Salah era o goleador do Liverpool, Firmino era o ponta de lança.
Mbappé é o goleador da França, Giroud é o ponta de lança.
Pote era e é o goleador do Sporting, Paulinho foi e era o ponta de lança.
Isto acontece, primeiro, porque um goleador pode ser um ponta de lança e um ponta de lança pode não ser um goleador.
Segundo, um ponta de lança tem o seu espaço de ação prioritário na posição, imagine-se, de ponta de lança. Já um goleador, para o ser, não tem que estar confinado a qualquer espaço de ação, só precisa, imagine-se, de marcar golos.
Terceiro, um ponta de lança, pelo que a própria palavra indica, é a ponta da lança, o jogador mais adiantado da equipa, claro está, quando a equipa começa o jogo ou está em ataque organizado. Já sei, alguns vão-me dizer que este e aquele aparece em zonas de finalização, mas, por essa teoria, também um central pode ser um ponta de lança, afinal, nos cantos eles são, muitas vezes, os jogadores mais avançados da equipa.
Sobre Ronaldo, os treinadores foram inteligentes, colocaram o ponta de lança ao serviço das suas arrancadas na diagonal, para ele aparecer a partir detrás, ou seja, em velocidade e sem marcação, em zonas de finalização, onde foi, talvez, o melhor de sempre.
Isso quer dizer que Ronaldo era o goleador de eleição da equipa, mas nunca o ponta de lança da equipa
Pedro Ribeiro, Setúbal
------------------------------------------------------------------
Manobras palacianas
A mais de 300 kms de distancia do Estádio da Luz, todas as vitorias são vividas com apaixonado fervor e todos os feitos das nossas variadas equipas e dos atletas das modalidades individuais, são motivo de profunda satisfação e orgulho. Mesmo sendo o Benfica um clube de Portugal e que, na cidade do Porto, tem implantação impar, viver o Benfica longe da Catedral só é possível pela força agregadora que o clube exerce sobre os seus sócios e adeptos.
Por isso, são incompreensíveis, para estes adeptos, as “manobras palacianas” que um grupo de pretensos notáveis pretende por em prática neste momento.
Não me sinto benfiquista de primeira, nem acho que existam benfiquistas de primeira e de segunda. Acho sim que a sensatez é uma virtude e a gratidão uma grande qualidade humana.
Rui Costa tem dado provas de grande carácter e de grande benfiquismo e merece, por isso, conduzir a equipa que ele escolheu, até ao momento que ele considere que deve ir. Nos seus últimos discursos foram evidentes os apelos à união e a não nos deixarmos influenciar por manobras e manobradores que ele deve conhecer bem e que, mesmo nós, se não andarmos inebriados com o sonho de chegar à SAD/DIRECCAO, também facilmente identificamos a origem. Apoiemos, pois, o Presidente, o Clube, as equipas e os atletas, e deixemo-nos de manobras palacianas que são o júbilo dos nossos adversários e podem ser um factor de instabilidade que nenhum benfiquista perdoará.
António Gomes-Martins, Vila Nova de Gaia
------------------------------------------------------------------
A União Ciclista Internacional emitiu um comunicado na transição para a nova temporada sobre alterações na atribuição dos pontos UCI fazendo com que as desigualdades acabassem por aumentar ainda mais, sendo assim cada vez mais difícil para um ciclista de equipa Continental ascender aos principais escalões do ciclismo mundial (WorldTour e ProTeam).
As mudanças assentaram em atribuir mais pontos nas três grandes voltas, nos cinco monumentos, nos jogos olímpicos, nos campeonatos do mundo e nas competições do calendário WorldTour e ProSeries.
Por um lado, a mudança é positiva porque devem ser competições valorizadas para reforçar o seu significado e estatuto no calendário internacional, contudo há outras alterações que devem ser efetuadas para trazer mais valorização a todas as competições e aumentar o seu espetáculo.
Quando olhamos num contexto como Portugal, percebemos as novas dificuldades para os atletas, uma vez que são escassas as competições que são contabilizadas como ProSeries e que todas as restantes competições mencionadas estão vedadas à participação de equipas nacionais por estas serem apenas de escalão Continental.
Por exemplo, no calendário português, observando a categoria das competições, percebemos que apenas a Volta ao Algarve beneficiou de um aumento de pontuação UCI por integrar a categoria 2.Pro e se olharmos para a classificação geral dessa prova observamos que apenas dois ciclistas de equipas continentais portuguesas conseguiram pontuar, mas pontuaram três pontos, algo ínfimo.
Mesmo uma competição como a nova clássica portuguesa da Figueira Champions Classic que atraiu várias equipas WorldTour é apenas de categoria 1.1 e está, por isso, fora do calendário ProSeries. Isto para não falar das restantes provas UCI portuguesas que são maioritariamente de categoria 2.2 ou 1.2, ou seja, as categorias mais baixas, e que dão menos pontos, das competições UCI.
Assim, as alterações que sugeria para melhorar a modalidade seriam, em certo modo, um alargamento daquilo que acontece nas principais provas da UCI, ou seja, a atribuição de pontos em cada etapa a todo o top10, em vez se ser apenas ao top3, como acontece nas competições de categoria mais baixa, e a atribuição de pontos pela liderança ao longo da prova e pela conquista de uma classificação secundária.
Primeiramente, estas propostas iriam valorizar as posições que são importantes no currículo de um ciclista, ou seja, as posições nos dez primeiros lugares de etapa e a conquista de classificações secundárias. Seguidamente, iam conferir uma importância acrescida às classificações secundárias e fazer com que mais equipas e ciclistas tivessem interesse em disputar as mesmas.
Finalizando, as medidas assumidas pela União Ciclista Internacional são positivas, contudo devem ser alargadas a todas as categorias UCI, caso contrário vamos verificar a incapacidade de ciclistas de equipas Continentais conquistarem pontos necessários para aumentar a sua atratividade para as principais equipas uma vez que, estas só permanecem no WorldTour e são convidadas para as principais provas mundiais, se tiverem pontos suficientes comparativamente com as restantes do mesmo escalão.
Diogo Fernandes Sousa, Santa Maria da Feira
------------------------------------------------------------------
O Benfica blindou a passagem aos quartos de final da liga milionária com uma goleada ao Clube Brugge. Que noite de sonho. Que grande noite europeia. Os rivais nacionais ficaram com os olhos em bico.Com uma mão cheia de golos e talento, o glorioso deu um estalo de luva imaculada aos que esperavam uma hecatombe. Custa ver adeptos portugueses festejar golos do adversário quando jogam equipas portuguesas. Faço votos pela passagem do F C do Porto frente ao Inter de Milão. Querem melhor do que um Benfica-Porto para a Liga dos Campeões? Pelo menos temos equipa de arbitragem estrangeira. Viva o futebol jogado de forma honesta.
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
------------------------------------------------------------------
Está na hora !
Atendendo a que a meia final deste ano, da Liga dos Campeões, vai ser SLB-FCP, e que a final ,vai ser Chelsea-Benfica ,.......acho que devem explicar ao Roger, o que se passou !
A seguir, devem fazer, tudo, mas absolutamente tudo...., o que ele disser, para se fazer relativamente a esta ..."maldição", ...para a esconjurar.
Nós, os adeptos, também temos a nossa cota-parte , nesta tarefa (ajudar a esconjurar...! ).
Eu já comecei.
Coloquei uma foto do Bela Guttmann, na garagem.
"Roubei".... uma seringa de agua benta, da Igreja , aqui de Cedofeita.....!
Todos os dias, borrifo a foto do Bela, enquanto digo a ladainha. " Guttmann,....Guttmann....já chega !"
Ps. Aproveitei,, e coloquei também uma foto do Benito ( o do Movimento ), que também borrifo com a agua benta, roubada na Igreja de Cedofeita, mas com uma ladainha, ligeiramente diferente: "Benito,...... Benito...., já chega ! "
Mário Silva, Porto
------------------------------------------------------------------
Um grupo de auto-denominados NOTÁVEIS benfiquistas, entre os quais, pasme-se, se encontravam alguns membros da actual Direcção, reuniu-se há dias para discutir entre si a conveniência da continuidade ou não de Domingos Soares Oliveira como co-CEO da Benfica SAD. Desde logo, o facto de se considerarem notáveis faz-me desconfiar. Recordo as ordas de notáveis Benfiquistas que prestaram vassalagem a João Vale e Azevedo e tudo fizeram para impedir o resgate do clube iniciado por Manuel Vilarinho.
Por isso eu prefiro os NOTÓRIOS benfiquistas ! Aqueles benfiquistas, como eu, anónimos, que de batem sempre pelo bem do clube e que, sem prejuizo de, nos períodos fixados estatutariamente, defenderem as suas ideias nos locais próprios, procuram na união a força de que clube necessita para vencer no campo e nos … tribunais para onde nos empurram!
O Benfica continua a ser a maior vitima das fugas de informação, como parece ser este segredo de Polichinelo da reunião “secreta” que, afinal, foi do conhecimento de todos. Mas que essas fugas venham de dentro, de benfiquistas, é imperdoável! Bem sei que para serem notáveis precisam de se fazer notar, de publicidade. Mas que o façam à custa da paz no clube, vai ter um preço em futuras eleições !
Os verdadeiros Benfiquistas não esquecem !
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova Gaia
---------------------------------------------------------------------
Leitor assíduo dum jornal referência no panorama do desporto nacional , habituei-me desde sempre ao seu pluralismo e irreverência mesmo em tempos de censura e de perseguição aos que pensavam e escreviam desalinhados do regime. As recentes e sucessivas manifestações de veto a este jornal por parte dos portistas, certamente alinhados com a linha oficial do clube, revelam a intolerância e incomodo que as verdades provocam, alérgicos que são ao contraditório. Certamente preferem que os jornalistas só escrevam e digam o que agrada ao líder portista e também não aceitam que um cidadão comum pense desalinhado da liderança . São aliás os mesmos que acharam bem que o jornalista Marinho Neves fosse impedido de exercer a profissão no Norte. E também acham bem que na Av dos Aliados os adeptos dos clubes de Lisboa não possam comemorar títulos.
João Durão, Almada
---------------------------------------------------------------------
A famosa chapa 5
Não foi o campeão que voltou, se bem que vá voltar, mas sim a famosa chapa 5, que celebrizou o Benfica no tempo de Béla Guttmann, quando foi bicampeão europeu. Será que esse regresso é o prenúncio de que a águia vai ganhar a Champions? Roger Schmidt já admitiu que sim, que é possível, mas o melhor é não enveredar por excessivos triunfalismos, que são sempre perniciosos. Ir de passo em passo talvez seja o mais aconselhável. Agora, o grande objectivo é passar às meias-finais. A goleada de ontem contra o Club Brugge tem o mérito de resultados tão expressivos não serem muito frequentes nos oitavos de final. Como tínhamos previsto, foi mais uma grande noite europeia. Já nos quartos de final, e referindo-se ao sorteio, o treinador Roger Schmidt diz que não pensam em termos de sorte, o que significa duas coisas - pujança e confiança. Voltou a dar gozo ver jogar o Benfica.
Simões Ilharco
---------------------------------------------------------------------
Na Luz foi uma festa. Tudo se conjugou para dar certo e para isso até o adversário colaborou, jogando a espaços com determinação para vender cara a derrota. Mas o Benfica dominou e bem o Club Brugge. Uma "manita" para animar a Champions, mas o golo de honra dos belgas também foi de belo efeito. A vitória, vista por mais de sessenta mil espectadores, teve também, no camarote presidencial, os olhos atentos de quarenta glórias do passado do Benfica. E é assim que o clube constrói o seu sentido de unidade: dos grandes craques do passado postos face aos virtuosos do presente e com uma janela aberta ao futuro por via da formação do clube. Assim se faz história interligada, sempre em movimento, ou seja, a construir o presente com o passado a ver. Até com um treinador, Roger Schmidt, que pegou de estaca e que, à frente do Benfica, chega pela primeira vez, na sua carreira, aos quartos de final de uma Champions. Tudo bons augúrios. Desfrutemos!
Eduardo Fidalgo, Linda-a-Velha
---------------------------------------------------------------------
É visível que hoje em dia a equipa do Benfica vale muito mais, mas mesmo muito mais, do que a soma das suas individualidades.
Esta eliminatória com o Brugges e, principalmente o jogo de ontem na Luz, mostrou que a equipa tem ambição e gosto em presentear os seus sócios e adeptos com vitórias embrulhadas em espetáculos memoraveis. É uma equipa que, ao contrário de outros, sabe que o bombo existe, mas prefere a delicadeza e a elegância do violino.
Esta mudança de paradigma do futebol benfiquista tem dois principais responsáveis : Rui Costa e acima de todos Roger Schmidt !
António Gomes-Martins, Vila Nova de Gaia
---------------------------------------------------------------------
"GONÇALO RAMOS TEM TUDO E MAIS NÃO SEI QUÊ... lá vou eu bater na mesma tecla, os pontas de lança, hoje em dia, têm que ser jogadores de futebol antes de serem goleadores. Por isso, entre Ronaldo e Ramos, mesmo quando Ramos era suplente do Benfica, por estupidez de Jesus, eu sempre defendi que a escolha deveria recair no jogador do Benfica.
Porquê? Porque o gajo tem tudo e mais não sei quê...
O homem pressiona, o homem defende, o homem dá apoios frontais às diagonais alheias, o homem solta a bola no momento certo para outros finalizarem, o homem recua para tocar bola e abrir espaços para outros atacarem a profundidade, o homem consegue ser eficiente na profundidade, mesmo sem ser veloz, no fundo, o homem é inteligente, e com a inteligência, apesar de não ser o melhor dos finalizadores, provoca um sem número de oportunidades, não só para ele, que acabam por torná-lo num goleador, mas não o resumam a isso, ele não merece.
Se quiserem, Ramos torna a vida de todos os seus colegas mais fácil, já Ronaldo exigia que todos os seus colegas lhe tornassem a sua vida mais fácil.
E estou a comparar o Ronaldo na posição 9, não na posição 7, nessa, ele foi mais jogador que aquilo que algum dia Ramos irá ser.
Mas como esse Ronaldo já não existe há mais de 4/5 anos, a seleção portuguesa fica bem melhor sem ele, e muito melhor com Ramos a 9, como disse várias vezes, Ramos é um ponta de lança como nunca houve em Portugal."
Pedro Ribeiro, Setúbal
---------------------------------------------------------------------
Nota: basicamente já enviei este texto, mas após ler o artigo de Duarte Gomes- os árbitros em Portugal- pareceu-me oportuna a reciclagem. Sem outra razão.
Árbitros precisam-se
Li o artigo de Duarte Gomes ( 7 de Março ) sobre a preocupante diminuição de novos candidatos a árbitros.
“Tudo aumentou, menos os agentes da arbitragem” escreveu. Concordo totalmente. Mas na verdade, a coisa pode ser vista por outro ângulo. O da realidade nua e crua. Caricaturando, os pais recebem a notícia com a mesma alegria que teriam se o filho anunciasse que ia viver sozinho para a Somália. Ou trabalhar em Medellin, Colômbia. Será naquele momento em que o rapaz anuncia aos pais : vou ser árbitro de futebol. A mãe em pranto aponta alternativas, a legião estrangeira, o poço da morte na feira-popular. O pai explica: filho começa nos benjamins com os parentes dos putos. E os insultos vão subindo de tom nas categorias seguintes. Nos iniciados levas com a primeira garrafa de água na cabeça. Quando chegares aos juniores terás um cesto cheio com os isqueiros que te arremessaram. Nas distritais vão chamar-te nomes que nem sabes o que significam. Sairás de campos escoltado pelos guardas. Nos nacionais receberás ameaças por carta, telefone e mesmo ao ouvido. Até chegares às primeiras categorias. Por isso pergunto filho: tens a certeza que queres ser árbitro de futebol? Não te apetece antes escalar o Evereste?
Ora sem ultrapassar esta realidade será difícil aos mais novos desejarem ser árbitros.
Terá que se dignificar e muito a arbitragem, uma tarefa de todos a começar pelos próprios árbitros.
Paulo Costa e Cruz, São João da Caparica
---------------------------------------------------------------------
Não tenho a importância do Sr. Miguel Sousa Tavares mas ao fim de mais de 50 anos ser leitor assíduo deste vosso jornal, vou ter a coragem que me tem faltado nos últimos tempos. Tudo tem um limite e na minha modesta opinião ultimamente não tem sido nada imparcial a vossa informação. Obrigado . Desejo sinceramente muito sucesso para todos vocês. Por mim vou mudar para outras leituras
José Duarte
---------------------------------------------------------------------
Faltam 11 jornadas para o término da Liga Portugal bwin, referente à época de 2022/23. O fecho da jornada número 23, foi com o encontro, entre o Casa Pia AC e o Futebol Clube Paços de Ferreira, com a derrota dos castores por 2-1, jogo realizado no Estádio Nacional, no Jamor -Oeiras. Após esta derrota, o simpático clube pacense afunda-se cada vez mais na tabela da Liga Portugal bwin, somando apenas 12 pontos, em 23 jornadas, posicionado no último lugar da tabela classificativa. A participar pela 24ª. vez, no escalão maior do futebol português, tendo atingido a melhor classificação de sempre, na época de 2012/13, onde obteve o 3º. lugar. As últimas 11 jornadas, que restam, irão ser decerto, finais, para o conjunto orientado pelo técnico César Peixoto. Certamente que não vai ser tarefa fácil. Mas, com trabalho, disciplina, rigor profissional, (que nunca faltou), e grande desempenho de todo o plantel, do Paços de Ferreira FC, vai com certeza, dar uma resposta positiva, pois ainda vai a tempo da salvação e não cair na 2ª. Liga sabseg.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
---------------------------------------------------------------------
Francisco Benitez, ex-candidato à presidência do Benfica liderando o Movimento Servir o Benfica, parece apostado em demonstrar aos sócios e adeptos do clube, que não tem a qualidade que se exige para ser presidente do clube. Ser, como muitos de nós, sócio do clube, ininterruptamente, há anos estatutariamente suficientes para se poder candidatar e ter mais do que a idade minima que os Estatutos exigem, não basta pois não são qualidades, são circunstancias.
A primeira das qualidades que se exige a um presidente, ainda que putativo, do Benfica é a da sensatez agregadora, por contraposição à sanha persecutória divisionista ! Vir, neste momento, da vida do clube e da época e, ainda, em que as dúvidas sobre a bondade e a razoabilidade das teses do MP sobre o chamado Saco Azul, são mais que muitas e bem legitimas e fundadas, pedir a demissão imediata de DSO, revela uma mente doentia, insensata e oportunista que está longe de representar o universo dos benfiquistas.
A FB pede-se que, quando vier a público defender o que pensa para o Benfica, que o faça somente em nome próprio, pois estou certo que a larga maioria dos sócios que votaram nele, não se revêem nestas atitudes insensatas que, afinal, não servem o Benfica e servem sim as estratégias daqueles que o querem destruir !
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova Gaia
---------------------------------------------------------------------
A confirmação pelas autoridades judiciais de roubo de informação sensível do Benfica por parte do FCPorto não seria suficiente para que a FPF agisse em conformidade ? Não existe no regulamento disciplinar uma cláusula que pune o clube que seja autor de tal irregularidade? Pareceu-me ter lido um artigo 57 que previa avultada indemnização e descida de divisão .
João Durão, Almada
---------------------------------------------------------------------
Abel Ruiz a calar, mais uma vez, vozes simplistas.
Se alguém vos tentar vender a ideia que um 9 só vale pelos golos que marca, MOSTREM-LHE O PRIMEIRO GOLO DO BRAGA FRENTE AO RIO AVE. Não, Abel Ruiz não marcou, mas marcou.
Foi ele que inventou aquele golo.
Primeiro, finta o defesa sem bola, anunciando que vai na profundidade e fazendo o movimento contrário para receber no meio do meio campo adversário, onde, com toda a inteligência que lhe devemos reconhecer, vira o espaço para explorar.
Depois, recebe a bola, e, de primeira, sem deixar a outra equipa reagir ao facto dele ter ido para trás e não para a frente, penteia-a num passe perfeito a isolar o extremo, que apanha a defesa do Rio Ave em contrapé a tentar compensar a descida de Abel Ruiz.
Resultado, no final, o golo foi de Bruma, mas Bruma foi só o encostador, o golo é todo de Abel Ruiz.
É isto que o pessoal não percebe, o trabalho de um 9 não se pode resumir aos golos que marca, o trabalho de um 9 é muito mais que isso, claro está, há 9s que marcam mais, como Haaland, há 9s que assistem mais, como Firmino, há 9s que fazem tudo, como Suarez, mas todos eles têm uma função no jogo da equipa que não se limita aos golos que marcam.
Pedro Ribeiro, Setúbal
---------------------------------------------------------------------
Amanhã começa a prova dos nove para as equipas portuguesas que continuam nas competições europeias. Benfica- Club Brugge, Sporting-Arsenal e Porto-Inter de Milão vão colocar à prova a capacidade táctica e técnica das águias, dos leões e dos dragões. Espero que o Estádio da Luz seja um vulcão de apoio aos jogadores encarnados. A equipa do Benfica merece o carinho dos seus simpatizantes e sócios. Que a Luz seja um manto de luz. Uma coisa é certa: não vai haver expulsões de treinadores das equipas portuguesas. É que a UEFA não passa multas de 100 euros. Que fantástico seria uma final da Champions entre o Benfica e o F C do Porto.
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
---------------------------------------------------------------------
Mistérios e maravilhas
O futebol é o jogo de tudo. Da inspiração e superação. Do desaire e imprevisto. Cruza psicologia com habilidade, desorientação com colapso, o momento feliz com o azarado. Como se ensina nas academias militares, o melhor plano de batalha soçobra nos primeiros minutos do combate. Redutos cercados viram resultados com imprevistos contra-ataques. Acontecem mistérios e maravilhas. Quando começar o jogo como o Arsenal tirando os optimistas e Sportinguistas de fé, tudo aponta para para dificuldades quase inultrapassáveis. Coisa que os portugueses se habituaram a fintar desde sempre. Depende do momento. Porque o futebol é o momento. Alguém adivinharia os sete golos que o Liverpool marcou ao Manchester United? Alguém mesmo? E contudo aconteceu. Por isso coragem, inteligência e esforço podem virar as probabilidades. Afinal mudam muitas vezes e é por isso que amamos este jogo.
Paulo Costa e Cruz, São João da Caparica
---------------------------------------------------------------------
Foi com muito agrado que li nestas páginas d'A Bola que o Casa Pia e o Belenenses irão partilhar o estádio durante a próxima época.
Dois clubes históricos da cidade de Lisboa, com boas relações e uma amizade que se estende por várias décadas, a dar um exemplo ao país de como devem ser as relações clubísiticas entre vizinhos.
Afinal de contas, o clube convidado pelo Casa Pia, em dezembro de 1924, para inaugurar o seu "Campo do Restelo" foi precisamente o Belenenses. E há vários relatos e provas de amizades entre os dois clubes, como por exemplo o Belenenses ter sido feito Sócio Honorário do Casa Pia há várias décadas.
Por tudo isto, saúdo a decisão de ambos os clubes, históricos de Lisboa, em partilhar o estádio do Restelo durante a próxima época. O Casa Pia terá um estádio com condições de disputar a Primeira Liga enquanto espera o licenciamento da CM Lisboa e das obras no Pina Manique, o Belenenses receberá uma receita que certamente lhe dará muito jeito e o Restelo, o estádio mais bonito do país, volta à Primeira Liga!
Um bem-haja,
António Conceição, Lisboa
---------------------------------------------------------------------
De pequenino é que se torce o pepino.
De acordo com o último Eurobarometro (2022 ) 73 por cento da população portuguesa não tem hábitos de praticar Actividade Física e não pratica Desporto.
Só 18 por cento dos que têm essa prática a têm com regularidade.
A nível Infanto-Juvenil, um em cada três jovens, têm excesso de peso ou são obesos e muito se deve à ausência de Actividade Física e de prática desportiva regular.
Para que estes números possam ser invertidos, o Desporto tem de assentar em três pilares fundamentais: A Escola, As Autarquias locais e o Movimento Associativo, não só para generalizar a Actividade Física, mas, também, para se obterem melhores resultados desportivos.
A importância e a transversalidade do Desporto passa por áreas como: A Educação, a Saúde, A Economia, o Turismo, a Integração Social e o Emprego.
Mas tudo deve começar na Escola desde a expressão lúdico-motora no Pré-Escolar, passando pelo 1o Ciclo do Ensino Básico.
Naturalmente, dando continuidade aos diferentes graus de Ensino, desde o 2o Ciclo do Ensino Básico, passando pelo Ensino Secundário e Universitário.
Mas é fundamental, serem colocados Professores de Educação Física nos Jardins de Infância e no 1o Ciclo do Ensino Básico, com aulas obrigatórias.
Não podemos deixar que os mais jovens, sejam, maioritariamente, "analfabetos motores".
Urge, pois, avançar com um verdadeiro compromisso para o Desporto, com uma nova visão e mais meios.
Se assim for, começando-se pela base, teremos, certamente, melhores resultados, num futuro próximo.
Carlos Alberto Lourenço, Lisboa
---------------------------------------------------------------------
O SL Benfica, regressou de Bruges, onde no Jan Breydel Stadium, no jogo da 1ª. mão dos oitavos de final, da Liga dos Campeões, conseguiu um confortável resultado de 2-0, perante os belgas do Club Brugge, que permite, sem, contudo, poder embandeirar, pois, ainda falta disputar a 2ª. mão. O Estádio do Sport Lisboa e Benfica, recebe amanhã, o Club Brugge, em jogo da 2ª. mão, dos oitavos de final, da Liga dos Campeões, com uma vantagem de 2-0, trazida da cidade belga de Bruges. Na eventualidade de conseguir um resultado positivo espero e desejo que o SL Benfica, cumpra esse objetivo, passar a eliminatória e alcançar os quartos de final, igualando assim a campanha da Liga dos Campeões, da época transata, onde atingiu os quartos de final, tendo sido eliminado pelos ingleses do Liverpooi FC, finalista vencido pelo Real Madrid, na final realizada no Stade de France, em Paris.
Que o SL Benfica, se apresente em campo, frente ao Club Brugge, forte, determinado, trabalhador, e que os jogadores que subirem ao relvado, sejam unidos no mesmo objetivo que é, o poderem alcançar os quartos de final da Liga dos Campeões. Desejo, de todos os adeptos benfiquistas.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
---------------------------------------------------------------------
Com a mais que previsível passagem aos quartos de final, a águia prepara-se para entrar na galeria das oito melhores equipas da Europa. É a consagração do Benfica europeu. Se não tiver muito azar no sorteio dos quartos, o clube da Luz pode sonhar com as meias-finais, para as quais não se apura há mais de 30 anos. A última vez foi em 89/90, com Eriksson, quando perdeu a final da Champions com o Milan, por 0-1. Não se trata bem do deixem-me sonhar de José Torres, pois o Benfica tem uma boa equipa, de nível europeu, e a prová-lo está o facto de ter ficado em primeiro lugar no seu grupo, que tinha equipas como o Paris Saint-German e a Juventus. Todavia, o jogo contra o Club Brugge não deve ser encarado como se fossem favas contadas, porque às vezes o futebol é uma caixinha de surpresas. Mas esperemos que não. O mais provável é uma grande noite europeia. E a festa começa, duas horas antes do jogo, com outro espectáculo, este de luz e som e também vídeos. Como costumo dizer, o futebol é a festa mais moderna dos povos.
Simões Ilharco
---------------------------------------------------------------------
Tenho sido muito crítico para com CR7, sempre em termos de rendimento e comportamento no mundo do futebol. O resto, nomeadamente a sua vida privada, suficientemente exposta nas redes sociais, não me diz respeito. Mas há um facto que temos de enaltecer. Leio que Ronaldo terá enviado um avião com inúmeros bens essenciais ao apoio às vítimas da tragédia na Turquia. Muito bem, CR7. Todos temos que estar gratos por este exemplo.
Pedro Prista Lucas, Colares
---------------------------------------------------------------------
Vêm aí duas semanas de paixão pela arte do futebol. Na Liga dos campeões e na Liga Europa os clubes portugueses podem sonhar, e terem desafios à sua altura. Aos adeptos portugueses moderados é-lhes permitido apoiar os tradicionais rivais, e sentir o desporto de uma forma saudável. Seria até preferível que a próxima jornada da liga Bwin fosse adiada, de forma a podermos estarmos livres de arbitragens escandalosas e provocações de dirigentes balcanizantes, e de espírito aberto para o que a sorte e o mérito ditar na uefa às equipas da nossa terra. Nas noites europeias não há lesões curadas milagrosamente, há pequenas mazelas que permitiram o jogador jogar. Nas noites europeias não há segredos bem guardados, apenas verdades pouco interessantes, e o mérito é dos criativos dentro do campo que resolvem os jogos. Nas noites europeias os dirigentes e os bancos portam-se melhor, e quando agem mal enfiam a viola no saco, pois ninguém liga nenhuma ao que eles dizem, aqui ou nos jornais internacionais. Em Portugal, à exceção da administração do SLB liderada pelo Rui Costa, temos um comportamento inaceitável dos líderes executivos e comunicacionais dos outros grandes. Chamam de corruptos os administradores da SAD do SLB, pedindo até a descida de divisão, enquanto apoiam um deles, apenas e só o CEO Domingos Soares de Oliveira, que alegadamente tantos contratos em investigação assinou, na liderança da empresa da Liga que gere a futura centralização dos direitos televisivos, a maior fonte de receita ordinária dos clubes nacionais. Imaginem por um momento que FCP e SCP apresentavam denúncias à Uefa e à Interpol, ou coisa que o valha, e pediam a exclusão das competições europeias de Barcelona, Paris St. Germain, Manchester City, Juventus, Arsenal, Inter de Milão e outros tubarões? Certamente que também imaginam o desfecho. Nestas próximas duas semanas SLB, FCP e SCP vão ter de provar dentro do campo que têm capacidade para derrotar os seus adversários, sem manobras nos bastidores, jogos psicológicos, pressões sobre as arbitragens ou táticas anti-jogo. O SLB vai defrontar uma equipa que deu 4 a 0 ao Porto em pleno Dragão, reencontrar Yaremchuk e promover um espetáculo de vídeo, luzes e som dirigido pelo Deejay Kamala. O Porto vai ter de recuperar uma desvantagem da equipa que conta com Onana, Dumfries, Gosens, Brozovic, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Lukaku, Lautaro Martínez ou Dzeko. O Sporting vai iniciar um duplo confronto com o líder da Premier League, que conta com o nosso Fábio Vieira, e que tem a melhor equipa desde os tempos de Bergkamp, Overmars ou Thierry Henry. Que bom seria que os nossos clubes ganhassem e fossem até às finais! Que o Sporting ganhasse a Liga Europa, e o Benfica ganhasse ao Porto numa final arbitrada, finalmente, por um bom árbitro estrangeiro. Todos precisamos esquecer as dificuldades comuns que passamos, tendo em conta o estado da Educação, Saúde, Transportes e Habitação. Alguns inteletuais dirão que o futebol é o ópio do povo, mas não se devem negar os poucos prazeres que os pobres e remediados têm, e até o que culturalmente junta os ricos e os mais desfavorecidos. Também não creio que seja razoável acreditar que o Papa Francisco deva falar para as moscas nas próximas jornadas da juventude, apesar da declarações pifias da Igreja Portuguesa sobre o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças. E digo isto sendo ateu. Temos de respeitar os outros e as crenças da maioria das pessoas da nossa comunidade chamada Portugal. E, dito isto, venham de lá as noites europeias, e vamos lá dar palco aos verdadeiros artistas, os jogadores. E que no final saiamos todos felizes, elogiando grandes defesas, cortes, fintas, passes, chutos e golos.
João Duarte, Montijo
---------------------------------------------------------------------
É hoje óbvio, até para os seus mais encarniçados inimigos, que o Benfica representa, sobretudo para certos órgãos de comunicação social, o garante das tiragens e dos shares que ameaçam desabar, sendo, assim, a maior e melhor fonte de rendimentos a que podem aspirar.
E como no nosso país, ninguém ganha nada a exaltar os feitos alheios, o que interessa é explorar até à náusea os acontecimentos mais sórdidos e escabrosos, ainda que para isso, tenham de recorrer, se necessário, a práticas desleais, desonestas, mentirosas e de duvidosa conformidade com as melhores práticas deontológicas. E o que é verdadeiramente revoltante é que, ainda por cima, tenham a pretensão de o fazerem em nome do “interesse publico”. Estes comentários são válidos quer para o sistema judicial quer para (certa) a comunicação social.
Continuo a não entender que alguns benfiquistas participem em programas televisivos e escrevam em jornais que só servem a propaganda anti-Benfica, dando, a esses programas e jornais, uma aparência de pluralismo de opinião que não corresponde à verdade. Espero bem que o final destes processos não tenha lugar por arquivamento dos mesmos, de modo a não ficarem dúvidas sobre de que lado está a razão e a permitir que o Benfica possa accionar quem o tem vergonhosamente difamado.
António Gomes-Martins, Vila Nova Gaia
---------------------------------------------------------------------
A época em Guimarães previa-se muito complicada devido aos problemas financeiros, mas também pelas saídas de jogadores, que nas últimas temporadas, foram muito importantes para o clube: Óscar Estupinan, André Almeida, Mumin, Rochinha, Ricardo Quaresma e Bruno Duarte.
Se a tudo isto, ainda juntarmos a saída do treinador, Pepa, a menos de uma semana da equipa iniciar a época na Hungria, frente ao Puskás Akadémia, num jogo da pré-eliminatória da Liga Conferência, tudo indicava que esta época tinha tudo para correr mal.
Contudo, Moreno pegou na equipa, um treinador com o ADN do clube, que teve de se agarrar a muitos jogadores vindos da formação para colocar a equipa a jogar um futebol à sua imagem. A muita juventude do plantel ajuda a explicar o início irregular: o Vitória tanto vencia 3 jogos seguidos no campeonato, como estava 4 jogos sem vencer na principal competição do futebol português.
A segunda volta do campeonato parece ter terminado com essa irregularidade e tem sido bastante positiva, os conquistadores em seis jogos venceram cinco e estão agora, confortavelmente, no quinto lugar, com a qualificação europeia no bolso e com o feito notável de terem alinhado no jogo deste domingo, nos Açores, que venceram por 3-1, com seis jogadores no onze inicial vindos da formação.
Fábio Monteiro, Glória do Ribatejo
---------------------------------------------------------------------
Com Luís Castro o Benfica B não pára de perder. E joga mal, pessimamente, diria. Deste modo, os jogadores em formação não evoluem e, o que é preocupante e surpreendente, os 2 reforços nórdicos só desaprendem. Os treinadores menos bons vêm-se pelo jogo e resultados das suas equipas. Escrevi aqui, em tempos, que Nelson Veríssimo não era treinador para o Benfica, nem sequer grande treinador. Foi para o Estoril e viu-se o estado em que deixou os canarinhos. Não conheço Luís Castro, mas atrevo-me a recomendar a Rui Costa para estar atento aos sinais.
Pedro Prista Lucas, Colares
---------------------------------------------------------------------
A expressão “contas à moda do Porto” significou sempre contas justas e equilibradas. Hoje, porém, e no que toca ao futebol e à SAD azul e branca, deixou de ser assim.
Foram tornadas públicas na semana transacta as contas do primeiro semestre da época 2022/23 das SAD’s dos principais clubes portugueses. Dos resultados apresentados, há aspectos a reter. Desde logo o facto de os clubes lisboetas se apresentarem com resultados diferentes. A SAD do SCP com um resultado positivo apreciável que lhe permite exibir, ao que julgo pela primeira vez na ultima década, capitais próprios positivos, saindo assim da situação de falência técnica ; e a SAD do SLB com um resultado negativo (que as vendas já realizadas no inicio do segundo semestre vão certamente inverter) mas que, em razão dos resultados de exercícios anteriores, se apresenta, ainda, com capitais próprios positivos (o triplo da SAD sportinguista) e como a SAD mais saudável económica e financeiramente. Os clubes que estas SAD’s representam dispõem de Centros de Treino próprios, que foram objecto de avultados investimentos e implicam certamente custos de manutenção importantes e, ao mesmo tempo, apresentam, ainda, assinalável ecletismo, com praticamente todas as modalidades praticadas por mulheres e homens Por outro lado, a Norte vemos a SAD do FCP apresentar, para o mesmo período, mais um resultado negativo, afundando ainda mais a sua situação de falência técnica, com capitais próprios negativos em valor superior a 100 M euros! Ora, não dispondo o FCP de património imobiliário comparável aos adversários lisboetas, e beneficiando, em condições que um dia a autarquia gaiense terá que explicar aos seus munícipes, de um Centro de Treino praticamente a “custo zero”, e, acrescente-se, tendo “facturado” nos últimos 10 anos, varias centenas de milhões de euros em transferências de jogadores, dever-se-á perguntar, para onde vai o dinheiro ? Parte da resposta a esta pergunta, para já, fica dada neste relatório, através dos montantes de prémios e salários praticados com os administradores que, numa falta de pudor que envergonha os portistas de bem, se “abotoam” com cerca de 3 milhões em meio ano e, só para 5 pessoas. É obra !!
Acresce que, ao contrario dos seus principais adversários, o FCP não tem quaisquer despesas com o Centro de Treinos onde trabalha habitualmente beneficiando dos favores e dos dinheiros públicos, de autarquia vizinha, o que, penso, o coloca numa situação de concorrência desleal para com esses adversários.
Finalmente, para o Porto, capital nacional do Liberalismo, e para os portuenses que se orgulham de serem Liberais, ver o clube que traz o nome da cidade de mão estendida aos poderes públicos, é, por certo, uma traição que não vão perdoar …
António Gomes-Martins, Vila Nova Gaia
---------------------------------------------------------------------
O atletismo, é uma das modalidades desportivas, que mais títulos têm sido alcançados para Portugal, como tal, mais vezes a bandeira de Portugal é hasteada, e a Portuguesa é ouvida. No entanto, é o futebol que domina e concentra mais atenções. Está a decorrer desde 2 de Março, terminando hoje dia 5 de Março, na cidade turca de Istambul, o XXXVII Campeonato da Europa de Atletismo em Pista Coberta, que se realiza desde de 1970, tendo sido efetuado o I Campeonato, na cidade austríaca de Viena. Portugal, conta no medalheiro, com a conquista de 12 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata e 3 medalhas de bronze. Neste campeonato da Europa, que está a decorrer em Istambul, destaque, para as conquistas de medalhas de ouro, no Triplo salto, através de Pedro Pablo Picardo, e no Peso, através da Auriol Dongmo, e ainda a conquista da medalha de bronze, no Triplo salto, através de Patrícia Mamona. Estão de parabéns os atletas, que estiveram neste Campeonato da Europa em Pista Coberta e ao atletismo português.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
---------------------------------------------------------------------
A Bola não mete água. É uma evidência, abonatória, quase sempre, para o seu sistema informativo. E, a comprovar tal facto, ontem não meteu e hoje apenas numa pequena notícia, que me cansei de procurar. Trata-se do TYR Pro Swim Séries de Fort Lauerdale, nos EUA, onde temos inúmeros nadadores portugueses e 3 finalistas. Gostaria que A Bola metesse mais água, nestes casos. Os nadadores portugueses merecem e os apreciadores da modalidade também.
Pedro Prista Lucas, Colares
---------------------------------------------------------------------
Li com atenção os dois últimos discursos do presidente do Benfica, Rui Costa, na entrega dos prémios Cosme Damião e dos anéis aos adeptos com mais de 25 anos de filiação. Sente-se que Rui Costa vai em crescendo porque este é um momento decisivo na época desportiva e que, no clube, todos devem dar as mãos para que a união se fortaleça e que se acredite que a vitória pode estar próxima no futebol e em muitas outras modalidades. A união porque ele luta pretende fazer face aos adversários que vêm de todo o lado: de fontes a coberto do anonimato, de clubes desejosos de insucessos na Luz, de televisões disponíveis para violarem segredos de justiça em processos a acordar como vulcões. Aos benfiquistas Rui Costa apela à calma e à certeza de que juntos todos serão uma força. E sente-se que a sua mensagem está a passar. Acreditar é possível pondo toda a mística na prática e porque, também ela, marca a vida do presidente que a todos pretende unir porque entende ser essa a sua principal tarefa como dedicado benfiquista. Oxalá consiga.
Eduardo Augusto de Sousa Dias Fidalgo , Linda-a-Velha
---------------------------------------------------------------------
Referente à 23.ª jornada da Liga Portugal bwin, defrontaram-se esta noite no Estádio Municipal Engº. Manuel Branco Teixeira, em Chaves, o encontro entre o Grupo Desportivo de Chaves-Futebol Clube do Porto, com a vitória dos dragões por 3-1. Arbitrado pelo Senhor Manuel Oliveira da AF do Porto, que deixou ficar mal a arbitragem, com uma atuação de péssima qualidade. Assim não. Aplicação de critérios totalmente diferentes, para as duas equipas. O trabalho do Senhor Manuel Oliveira foi da cor do equipamento alternativo apresentado neste jogo pela equipa do FC Porto, amarelo. Tal como o Senhor Jorge Nuno Pinto da Costa afirmou na passada jornada, que o melhor é acabar-se com o VAR, estou de acordo. O que estava a fazer o VAR neste jogo? Nada. Certamente que nunca há cartões para o irrequieto nrº. 25, de seu nome Otávio, internacional português, infelizmente. Este jogador leva o tempo todo a barafustar, a atirar-se para o chão, faz faltas, sem nunca ser punido. Será que está isento de ver cartolinas? Continua muito má a arbitragem em Portugal.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
---------------------------------------------------------------------
Sejamos sinceros, João Mário, com aquela intensidade, como 8 de uma equipa em 4-4-2 ou 4-3-3, é pouco mais que sofrível.
João Mário, como 10, é mediano, tem técnica e bom passe, mas não tem aquela visão de jogo ou último passe "Laudrupiano".
E como 8 de uma equipa com a proteção de 3 centrais, é funcional, mas nada de excecional.
E isso foi a história da sua carreira, uma carreira, onde fez 2 grandes épocas, a primeira de Jesus no Sporting e aquela que ainda decorre, com Schmidt, intermediadas por épocas da mais absoluta banalidade.
Porquê? Porque Jesus inventou-lhe a posição perfeita para as suas características, falso ala.
Aí, ele tem muito boas qualidades, primeiro que tudo, é inteligente, sabe que quando o segundo avançado sai para fora, ele tem que calcar terrenos interiores para equilibrar a equipa, depois, é um jogador, mesmo não sendo fantástico no um para um, a quem ninguém tira a bola, e isso permite-lhe andar pelo meio do bloco adversário a criar pequenos espaços, e, por último, não tendo uma visão de jogo por aí além, centra bem, passa bem e desbloqueia muito bem o jogo com pequenos toques.
João Mário é a demonstração da importância do contexto.
Schmidt foi inteligente ao perceber aquilo que os diferentes treinadores do Inter não perceberam, Jesus inventou o posicionamento perfeito para João Mário.
E, confesso, sempre fui muito crítico de Jesus, ainda ele era adorado por todos, mas quando o homem tem razão, tem razão! E aqui, o homem foi mesmo o "Mestre da tática"."
Pedro Ribeiro, Setúbal.
---------------------------------------------------------------------
O Benfica continua firme no comando da I Liga após o trinfo sobre o Famalicão.O clube da águia só depende da sua categoria em campo.O Benfica não precisa de escorregadelas dos mais directos concorrentes. No entanto, os encarnados que se cuidem. A norte as provocações vão se fortes. Adeptos infiltrados vão aperfeiçoar todo o tipo de desestabilização. Enquanto as multas por insultos e arremeços de objectos forem uma ninharia ,o vandalismo continua a entrar em jogo .Viva o Benfica. Viva o futebol.
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
---------------------------------------------------------------------
Churchill em resposta à agressão nazi proferiu um icónico discurso, disse então que os britânicos combateriam nas praias, nos vales, nas ruas, em síntese em todos os lados e nunca se renderiam. Inspirados os nossos adeptos de futebol fazem o mesmo. Em cafés ou bares, nas casas do povo, nas avenidas, nas aldeias, onde quer que se juntem. Desde que me lembro é assim. A devoção e amor aos clubes a derreterem a razão. Gentes que nunca entraram num grande estádio revelam-se eruditos de bola. Desconhecem as complexidades tácticas mas adivinham a ignorância dos profissionais. E a avaliar pelo que muitos dizem jogam melhor que muitos jogadores que não percebem nada daquilo. Já o lugar dos árbitros é obviamente na prisão e são todos sem excepção adeptos ao serviço do adversário e corruptos.
Como seria de esperar são estes os dias que vivemos. Como todos os anos. Ninguém se renderá.
É estranho mas isto também dá vida e alma ao futebol.
Paulo Costa e Cruz, Caparica
---------------------------------------------------------------------
Gonçalo Ramos, se não tiver lesões e jogar com regularidade, com a margem de progressão e a humildade que o caracterizam, será com certeza um caso sério a nível mundial. Possivelmente está será a última época no Benfica... Infelizmente.
Paulo Silva, Vila Nova de Gaia
---------------------------------------------------------------------
Depois do surpreendente, resultado de 1-2, verificado na jornada 22, da Liga Portugal bwin, da visita do Gil Vicente FC, ao Estádio do Dragão, frente ao “poderoso” FC Porto, que ao perder nessa jornada três pontos, que podem ser muito importantes para as contas finais de revalidação do título de campeão. Na jornada 23, da Liga Portugal bwin, o Grupo Desportivo de Chaves, vai receber o FC Porto, no Estádio Municipal Engº. Manuel Branco Teixeira, na cidade raiana de Chaves. Nas 16 visitas que o FC Porto, já realizou na cidade de Chaves, apenas na época de 1988/89, sentiu o amargo da derrota. Depois dos percalços, de duas derrotas consecutivas, em Milão, frente ao Inter, para a Liga dos Campeões e no Dragão, frente ao Gil Vicente, o FC Porto, apresenta-se frente ao GD Chaves, com uma distância desfavorável de onze pontos, do primeiro classificado. Mas, certamente, que a equipa do FC Porto, à semelhança, da força e do crer, do seu técnico Sérgio Conceição, vai dar uma resposta positiva e alcançar os três pontos, a fim de não perder o “norte” do primeiro lugar.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
---------------------------------------------------------------------
Os treinadores portugueses quando vao à luz vão sempre jogar ao ataque,olhos nos olhos,sem medo e á procura de pontuar.Depoiis é uma ferrolhada indecente que põe 22 jogadores a actuar em 50 metros.O Famalicão não levou 6 porque não calhou.Soares Dias é o que é.arbitrou bem? Nem bem nem mal.Um imbecil mesmo com fato de gala é sempre um imbecil.Neste caso galo.
Jose Alberto Pinheiro, Guimarães
---------------------------------------------------------------------
A arbitragem de Artur Soares Dias no Benfica-Famalicão, pelas imagens que vi do jogo, pareceu-me isenta de casos, situando-se em bom nível. Portugal deve ser dos países da Europa, onde é mais difícil apitar. Ainda o jogo não começou, já se tecem considerações, que a maioria das vezes são pressões, sobre o árbitro designado. Ou seja, antes de este ter iniciado o seu trabalho. O debate do futebol, no nosso país, centra-se, infelizmente, na arbitragem. Fala-se mais desta do que do jogo em si. E agora com o VAR ainda mais. O ambiente não é assim dos melhores e é perfeitamente natural que os homens do apito o acusem. Tem de haver mais respeito por eles. Tivemos grandes árbitros, três dos quais - António Garrido, Pedro Proença e Vítor Pereira - dirigiram finais da Champions. E Pedro Proença apitou também a final de um Campeonato da Europa. A opinião unânime é que se torna mais fácil, pelos condicionalismos que referi, arbitrar no estrangeiro do que intramuros. Se por vezes erram não devem ser crucificados, como acontece cá, porque os jogadores também falham golos e os dirigentes tomam decisoes erradas. A hipervalorização da arbitragem não é benéfica para o futebol. Tem de haver também mais discrição. O árbitro não pode nem deve ser a figura central do espectáculo, sob pena de este ser desvirtuado.
Simões Ilharco
---------------------------------------------------------------------
O Estádio do Sport Lisboa e Benfica, vai receber esta noite, referente à 23ª. jornada da Liga Portugal bwin, o Sport Lisboa e Benfica-Futebol Clube de Famalicão. Mais uma final, para o clube de Cosme Damião, poder conciliar o primeiro lugar e manter a distância de oito pontos do segundo lugar, pertença do FC Porto. O SL Benfica, que perdeu esta época, somente com o SC Braga, para a Liga Portugal e Taça de Portugal, e com o Sevilha, em jogo particular. Pela 10ª. vez que o FC Famalicão, defronta na capital, o SL Benfica, tendo sido o primeiro encontro realizado na época de 1946/47, resultado de 5-1. Das nove vezes que já se defrontaram, realço, para o único resultado positivo alcançado pelos famalicenses, que foi um empate de 0-0. Devido a um jogo de castigo aplicado ao timoneiro do SL Benfica, Roger Schmidt, que vai ficar afastado do banco de suplentes. Que Benfica vamos ter, para defrontar o 9º. Classificado da Liga Portugal bwin, já que o seu principal responsável técnico, vai estar ausente. Decerto vamos ter uma equipa mais responsável, e pronta a alcançar o seu objetivo, rumo a conquistar o ambicionado título que lhe tem fugido, a favor do FC Porto e Sporting CP.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
---------------------------------------------------------------------
Confirmo !
Como benfiquista, lia sempre com muito agrado, as crónicas do MST, salvo erro à 3ª-feira.
Começava aliás por ai, a leitura do jornal.....!
Concordei com o que escrevia, muitas vezes, discordei...algumas.
Lembro-me um episódio negro, da história de "A Bola" ( todos temos episódios destes nas nossas vidas ! ) relacionado com ele, mas do qual ele ( MST ) não teve qualquer responsabilidade: a censura ao Ricardo Araujo Pereira .
Agora....não se assustem, ou fiquem ....tristes !
Atão,.... alguém pensa que o MST, vai, verdadeiramente deixar de ler "A Bola" ?
É claro que não vai.
MST: obrigado e até já !
Mário Silva, Porto
---------------------------------------------------------------------
Um dia destes , dei por mim a sonhar ( José Torres ), que esta miudagem, ex-Benfica, já todos bem de vida ( e para sempre, merecidamente! ), aproveitavam o regresso do Gonçalo Guedes, e....desatavam a telefonar uns aos outros ( Cancelo, Bernardo, Ederson, Ruben , Renato, Félix ), mais ou menos nestes termos :
"Mano, já estamos bem na vida, para sempre! E que tal irmos todos, acabar a carreira, já, no nosso Benfica, e tentarmos ser campeões europeus com uma equipa formada no Seixal , ou que começou jovem, no Benfica?
Durante dois ou três anos, á medida que os respectivos contratos, acabavam, todos eles iam regressando, e..........!
Acordei , subitamente, deste sonho, ao passar-me pela cabeça, um outro nome.
Enzo Fernandez.
Como ?
Também regressava ao Benfica, depois de pedir( humildemente ) perdão ?
Não.
Acordei porque "vi" ...Enzo Fernandez, a jogar pelo Chelsea, e final da Liga dos campeões , DESTE ANO em curso, ,contra o Benfica , e a .....PERDÊ-LA ! !
"O sonho comanda a vida" ( António Gedeão )
Mário Silva, Porto
---------------------------------------------------------------------
Vitor Serpa, com a serenidade e lucidez habituais, pronunciou-se na Quinta da Bola desta semana sobre a devassa, porque efectivamente é disso que se trata, a que tem estado sujeito o Benfica. Devassa não no sentido da violação de correspondência, isto é, de estarem a ser tornados públicos documentos internos e correspondência confidencial da vida do clube e da SAD, como aconteceu no caso dos emails e do Porto Canal,mas porque, parece mais do que evidente haver uma preferencia por determinado canal e, com ele, uma gestão concertada entre quem gere e dirige os trâmites processuais desde a investigação à acusação e o orgão de comunicação que os publicita.
Ora, como muito bem salientou VS, não estamos a falar, no caso vertente, o caso Saco Azul, de jornalismo de investigação. Não, aqui não se trata de jornalismo a sério ! Aqui estamos a falar de informação que é feita chegar a um especifico orgão de comunicação social em beneficio dele próprio e, ao que tudo indica, com o não disfarçado propósito de promover esse em particular, contra a sua concorrência. Aqui chegados pergunto eu : será que numa situação em que determinada informação que deve estar em segredo de justiça, chega ilegítima e sistematicamente às mãos do mesmo órgão de comunicação social dando-lhe vantagem (aumento do seu share) face à concorrência, não estaremos perante um caso de corrupção ?!
É verdade que, como sublinhou o Dr. Dias Ferreira, quando nos processos aparecem pessoas, singulares ou colectivas, a reclamar constituírem-se assistentes, aumenta a probabilidade da existência de violações do segredo de justiça e, concomitantemente aumenta a dificuldade de conhecer de onde partem as violações, embora seja sempre possível, digo eu, concluir quem é que, dos assistentes, mais lucra com ou mais aproveita dessa situação. No entanto, fica óbvio que se torna mais difícil imputar ao MP, que é quem dirige o processo, a responsabilidade dessas violações. Mas, estando os casos ainda em investigação, como, segundo se conheceu ontem, será o caso de 12 jogos que estarão a ser investigados pelo MP, não se percebe, diria que é mesmo muito estranho, que a investigação já tenha caído no domínio público. É que nesta circunstancia, não se pode imputar aos eventuais assistentes constituídos no processo qualquer fuga de informação, simplesmente porque ainda não há processo, só há investigação. E esta, por definição, deve e tem que ser sigilosa e secreta, entre outras coisas porque, no decorrer da investigação pode chegar-se à conclusão que não há fundamento para as suspeitas, ou que não há suficientes meios para as provar, pelo que não se vai poder acusar e gozando o investigado da presunção de inocência, só interesses mais ou menos inconfessáveis, justificariam tornar publica tal investigação. Ora, é neste caso, que é difícil de entender que a violação do segredo de justiça não tenha origem no próprio MP (instituiçao), pois “se sou eu que decido investigar estes e aqueles factos sendo essa investigação portanto, só minha, fica claro, se alguém vier a saber que ela existe, ter sido eu a cometer a inconfidência”. E, a Justiça, tal como a mulher de César, não pode só ser séria, também tem que parecer !
António Gomes-Martins, Vila Nova Gaia
---------------------------------------------------------------------
Já me pronunciei sobre a perseguição movida às pessoas por falarem, no caso da FPF a Rui Costa, alvo de processo disciplinar. Sou benfiquista, mas, do mesmo modo, tenho que relevar que não compreendo a queixa da APAF contra o treinador do F C Porto, Sérgio Conceição. O que é que as palavras de SC tiveram de ofensivo? Não pode falar aos repórteres? Desta vez, o treinador do FCP foi surpreendentemente moderado. Exprimiu a sua opinião com normalidade. Não se percebe. Isto vai de mal a pior.
Pedro Prista Lucas, Colares
---------------------------------------------------------------------
Duas questões importantes: Rui Costa foi eleito presidente do Benfica sem quaisquer dúvidas. Uma vitória incontestável, mas parece que não para a oposição. Está a fazer um excelente trabalho mas alguns (ditos benfiquistas) parece que estão à espera do primeiro desaire para tentarem chegar ao poleiro. Tudo serve para atacar o clube, deixem o homem trabalhar, deixem o Soares Oliveira em paz, não foi julgado e já deu muito ao SLB. O Benfica não é um clube como outros que gostam de viver na lama, nós somos um clube do povo.
Pelo que leio nos jornais, a ser verdade, os valores a que o Grimaldo pede neste momento, é de assinar novo contrato. Será difícil o Benfica adquirir um bom lateral esquerdo por menos de 10 milhões de euros e será sempre uma incógnita, quantos já vieram e não vingaram? Quanto ao vencimento, quantos jogadores estão a receber cerca de 2 milhões/época/limpos? Se ele é dos melhores, qual é o problema? Quanto mais se arrastar, pior. Resolvam.
Carlos Frutuosa, Maia
---------------------------------------------------------------------
Miguel Sousa Tavares resolveu vir dar público conhecimento de que vai deixar de ler A Bola! Como desde logo se percebe, um acontecimento nacional… bem à medida do umbigo de MST e que, por isso, merece todo o destaque.
Por minha parte tenho de penitenciar-me, desde logo, pela perda tão significativa na qualidade média dos meus ilustres leitores, mas devo reconhecer que, como não imaginava que me lesse, também acho que não vou sentir a sua falta daqui para a frente.
Não posso, porém, deixar de registar a vaidade e a soberba subjacentes à sua carta que o levam a pensar que, o facto de deixar de ler o jornal seja assunto que interesse aos demais !
MST sempre foi dado a gestos teatrais e este é só mais um !
De facto, de MST já vimos de tudo, sobretudo quando se trata do seu visceral ódio (não, ao contrário do que diz, não se trata de rivalidade) ao Benfica, mas, apesar disso, não deixa de ser surpreendente que, durante 50 !? anos tenha sido leitor assíduo deste jornal, embora só agora tenha decidido deixar de o ler. Agora que considera que A Bola entrou, e cito, : “numa deriva já sem controle nem disfarce, (…) passou a alinhar com o Benfica a par e passo, como se fosse uma extensão diária do jornal do clube e, simultaneamente, alinhada com a estratégia do Benfica, a prosseguir um ataque sistemático ao seu principal rival (resposta vai acima), o FCP, em termos (…) já não suportáveis pelos poucos que o não são” (benfiquistas já se vê). Mais adiante permite-se até, pasme-se !, dar conselhos ao jornal em nome dos benfiquistas, “a prazo, (…), creio que os próprios benfiquistas acabarão por se fartar de um jornal que é escrito pelos próprios e só para os próprios (…)”. E termina com uma das suas certezas, uma frase digna do oráculo dos tempos modernos que se considera “Um jornal infinitamente pior daquilo que A Bola já foi no passado”!
A Bola afirmou-se, sobretudo, por ser um jornal independente desportiva e politicamente que, como é normal, dá mais destaque aos vencedores que aos vencidos e que, como qualquer jornal independente tem direito a interrogar-se sobre coincidências que parecem tudo menos inocentes, sobre fugas de informação a conta-gotas que saem em momentos criteriosamente escolhidos, sobre os agentes da Justiça que como a “mulher de César” também devem parecer … Depois, como é seu timbre, isto é, recorrendo a pesos e medidas diferentes consoante se trate do FCP ou do SLB, MST, o mesmo que se recusou a tecer comentários sobre o Apito Dourado porque se tratava de uma flagrante violação de correspondência (no sentido das conversas telefónicas) e da esfera da intimidade dos intervenientes, embora tivessem sido obtidas com autorização judicial, já acha que se deve perseguir o Benfica com base em violação grosseira de correspondência, obtida de modo fraudulento, pelos seus correligionários.
Percebe-se o quanto desagrada a este democrata que pensem diferente dele e, sobretudo, o quanto lhe desagrada que lhe demonstrem que o FCP não é a escola de virtudes que ele gostaria que fosse, mas as coisas são como são !
Por mim, adeus e boa sorte Dr. Sousa Tavares.
António Gomes-Martins, Vila Nova Gaia
---------------------------------------------------------------------
Quero dar os meus parabéns ao presidente Rui Costa pelo silêncio que tem mantido sobre as notícias que têm surgido em determinada imprensa e determinado canal.
Acham normal um presidente ter necessidade de entrar em esquemas quando durante 20 anos de presidência nunca auferiu de qualquer ordenado?
Os outros presidentes não têm ordenado?
Fala-se da transferência e empréstimos de jogadores. Atualmente este sistema mantém-se. Mantém-se e não só com o Benfica, mas com outros clubes. Já analisaram os negócios entre o Portimonense e o Porto.
Penso que já se esqueceram de que, anos atrás, todos os clubes do Norte eram treinados por antigos jogadores do Porto!
Espero que este ruído continue porque é sinal de que vamos a direito e somos o maior! Caso contrário todos estes assuntos deixariam de ter interesse!
Até fiquei pasmado que alguém que colaborou durante 27 anos com determinado jornal só agora tenha chegado à conclusão de que esse jornal não era isento!
Carlos Alberto de Sousa Pinto, Guimarães
---------------------------------------------------------------------
Na jornada europeia de ontem da Youth League, o FCP, desta feita através da sua equipa de jovens, deu mais uma triste imagem de indisciplina, com mais um arraial de arruaça, de mau perder, de falta de fair play, enfim, mais um sarrabulho à moda do dragão, nada que nós aqui em Portugal não saibamos ou não conheçamos e que, internacionalmente vai ser visto por muita gente, certamente pela primeira vez. Veremos onde vai chegar a mão pesada da UEFA.
> De uma vez por todas há que fazer entender aos responsáveis pelo clube que, não gostar de perder pode ser demonstrado, também, com desportivismo e civismo e não é necessário demonstrá-lo recorrendo à força bruta e à arruaça e à sistemática falta de respeito pelo adversário. E isto é tanto mais importante quando se trata de incutir esses princípios em jovens em formação para jogadores, mas também para … adultos e cidadãos responsáveis ! Parece que o que pretendem é infundir medo a adversários e árbitros de modo a que os primeiros tenham medo do que “pode vir aí se ganharem” e os segundos tenham também medo “das consequências” para os próprios (físicas e carreiras) e familiares próximos. Ora, pretender infundir medo não é desporto ! É outra coisa …
Alberto Carneiro, Porto
---------------------------------------------------------------------
Confesso que, apesar de tudo, ainda há coisas que me espantam!
E foi com um misto de estupefação e vergonha alheia que li a pretensa despedida do (felizmente) ex cronista Miguel Sousa Tavares que não encontrou, tanto tempo depois de ter abandonado as páginas deste nosso jornal, nada melhor que descarregar a sua bílis contra quem tantos anos o acolheu e que deu palco à sua prosa sem que em algum momento tenha sido coartado no seu livre discurso.
Não sei se se lembram, alguns entre os quais o diretor Vitor Serpa lembram com certeza, um artigo de opinião publicado em 2019 em que escreveu que a nossa bandeira nacional, face ás cores verde e vermelho, por não ter as cores do seu adorado clube era, sim, digna de um desses países corruptos de África.
E mesmo assim continuou, enquanto entendeu, a espalhar a sua verborreia sem que nunca tenha sido coartado.
O que só prova que este nosso jornal, enquanto palco de autêntica liberdade, não tem que dar guarida a quem não entende nem respeita as regras democráticas.
E que, lamentavelmente, envergonha o seu património genético.
É o que se chama cuspir no prato em que comeu.
Gimenez Moreno
---------------------------------------------------------------------
O senhor Carlos Alberto Santos, da Covilhã, diz que não compreende a minha reação para com Miguel Sousa Tavares, pois tanto quanto sabe sou apenas um leitor privilegiado do jornal. Não é verdade, Carlos Alberto Santos está mal informado. Sou jornalista profissional há mais de meio século, com currículo invejável, e, por isso, deveria merecer maior respeito por parte de Miguel Sousa Tavares. Talvez agora, sabendo quem eu sou, o senhor Carlos Alberto Santos compreenda a minha reação. Como se costuma dizer, quem não se sente não é filho de boa gente. E Miguel Sousa Tavares não visou apenas o jornal A BOLA, atingiu também a minha pessoa.
Simões Ilharco
---------------------------------------------------------------------
Mais um prego no caixão da credibilidade do futebol português.
Quando aquele que se diz o maior clube português (se calhar é por coisas destas que se alcandorou ao patamar elevado em que se encontra ) se conspurca desta maneira, mal vai o futebol em Portugal.
Para já é só uma ( entre tantos outros casos, ligados , sempre, ao Benfica ) acusação e, como tal, não se pode negar ao clube da Luz e aos dirigentes e ex dirigentes agora acusados, a presunção de inocência.
Mas, independentemente dos trâmites legais a serem seguidos e respeitados ( oxalá que sejam céleres e, em caso de condenação, ela seja exemplar - vejam os exemplos de Itália com o Milan e a Juventus ) é todo um mar de “podridão” que exala um perfume irrespirável e se abate sobre este gigante de “pés de barro”.
Quando a “grandeza” se consegue à custa de más práticas , o rei vai nu. E a competição torna-se desleal.
É tempo de dizer basta e limpar o “campo” de todas as ervas daninhas.
Armando Neves, Lisboa
---------------------------------------------------------------------
Miguel Sousa Tavares na sua carta de despedida dirigida ao prestigioso jornal A Bola enumera leitores com lugar cativo na secção Correio do Leitor. A honra não se mede em palavras, mas sempre a senti ao colaborar nessa secção. Custa a acreditar que Miguel Sousa Tavares com lugar cativo durante 27 anos neste fantástico jornal não tenha evocado na hora da despedida a memória de Cândido de Oliveira, um dos fundadores e coração deste jornal. Sem ele ,o Miguel e os opinadores não teriam lugar. Honra seja feita ao autor de Não se encontra o que se procura :lia o Correio do Leitor, prova dessa importância opinativa. Há bandeiras mais importantes na vida do que o mundo do futebol. Espero ler o Miguel Sousa Tavares defendendo as crianças que sofrem com a guerra, nomeadamente as crianças sírias injustamente esquecidas no discurso de sentido único .
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
---------------------------------------------------------------------
O Sporting vem a terreiro, por intermédio do seu presidente, estranhar que o caso Paulo Gonçalves seja independente do SLB. Se bem me lembro, Paulo Pereira Cristóvão foi condenado por tentativa de corrupção de um árbitro de um Marítimo-Sporting, enquanto vice-presidente do SCP. O SCP também não foi envolvido. Não entendo qual a surpresa e qual a moral de Varandas/SCP para vir, agora, falar.
Pedro Prista Lucas, Colares
---------------------------------------------------------------------
Ainda relativamente à despedida de Miguel Sousa Tavares deste jornal, tecendo-lhe graves criticas, gostaria de lembrar o seguinte: MST sempre se recusou a comentar as escutas do processo Apito Dourado, por serem ilegais e por respeitar a privacidade alheia. O mesmo MST não mostrou a mesma "cortesia" com os emails do Benfica, ainda para mais truncados e interpretados a la carte. Este jornal ganhou em integridade. Adeus, MST.
Miguel Jose Patricio Dias, Amsterdão
---------------------------------------------------------------------
Li o texto de Miguel Sousa Tavares. Lei-o, de resto há muito, entre outros textos, semanalmente no Expresso. Por vezes concordo, outras discordo, é como tudo. Sou Sportinguista e jamais me senti censurado por esse facto em qualquer carta para este jornal. De outros publicados pelos leitores discordei mais com aspectos de facto do que de opinião. Eu não comento física quântica porque não sei. Mas vejo outros a comentarem justiça sem vislumbre de conhecimento. Nem o elementar. E aí lamento, principalmente porque percebo o suficiente para sustentar opiniões. Sou jurista. Mas se a justiça é um pilar do estado de direito, da democracia não pode estar numa redoma para juristas. Mas deve ser comentada com um mínimo de informação, pelo menos. Todos podem e devem opinar. Que o façam com razão isso é outra coisa. É assim.
Paulo Cruz
---------------------------------------------------------------------
A acusação de MST a A Bola, de proteger e dar coro às notícias benfiquistas e voz aos benfiquistas, teve como intenção principal pressionar o jornal a publicar casos em segredo de justiça, a maioria passados, sem relevo e oficiosos, que prejudiquem o SLB. Conseguiu, porque A Bola quis demonstrar, de imediato, que não tinha razão. As suas acusações quanto ao sectarismo deste jornal são injustas. Basta mencionar, por exemplo, os artigos semanais de página inteira de António Oliveira e de Dias Ferreira, não por serem adeptos ferrenhos do FCP e do SCP, mas pelo seu manifesto e não disfarçado antibenfiquismo (DF, p.ex., que "descasca" fortemente, em Duarte Gomes quando as suas opiniões vão "contra" o SCP, utiliza-as esta semana, para "atacar" o SLB). São pequenos/grandes exemplos, sem qualquer juízo sobre eles. Há que aceitar a opinião de cada um. Este jornal desportivo é, ainda, o melhor, porque é de qualidade não sectária, pese as recriminações de que tem sido alvo pelos adeptos do FCP.
Pedro Prista Lucas, Colares
---------------------------------------------------------------------
Não sendo adepto do clube do escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares, sou sócio há 45 anos de um adversário do FCPORTO e leitor durante mais de sessenta anos deste jornal, pelas mesmissimas razões que o jornalista invoca cortei o meu relacionamento regular com o jornal e já no tempo do desencanto tinha a preocupação de comprar o jornal no dia em que era publicada a crónica do MST, como agora faço com JEDias Ferreira, não compreendo a reacção de Simões Ilharco,que tanto quanto sei é apenas um leitor previligiado do jornal. Adeus e boa sorte.
Carlos Alberto dos Santos, Covilhã.
---------------------------------------------------------------------
Quem diria que o Gil Vicente daria duas valentes bicadas ao F C do Porto, no Estádio do Dragão? Comparem os ordenados dos jogadores gilistas e dos jogadores portistas. Comparem as instalações de um clube e do outro .Comparem as receitas publicitárias! O Gil Vicente deu uma lição de futebol jogado com rapidez e com simplicidade. Para quem ande atento o Gil vinha ameaçando fazer estragos, só faltando saber em que estádio. Assim é que vale a pena ver futebol. Se os mais poderosos ganhassem sempre não valeria a pena competir. É triste vermos que quando um dos grandes perde a culpa é da arbitragem e do VAR. Viva o futebol
Ademar Costa, Póvoa de Varzim
---------------------------------------------------------------------
Antes de mais, esclareço que o meu clube de sempre, é o Clube Desportivo da Cova da Piedade, fundado em 28 de Janeiro de 1948, (um pouco mais velho do que nós), foi o primeiro campeão Nacional da III Divisão, na época de 1947/48, repetindo essa proeza na época de 1970/71. Ultimamente tem andado afastado dos principais escalões do futebol português. Depois de ter esclarecido devidamente a minha costela clubista. Por educação recebida de quem já não está no mundo dos vivos, aprendi a ter respeito por todos. Confesso que gostava de ter abraçado a profissão de jornalista, mas devido a muitos fatores da minha vida, tal não foi possível. Limitando-me nos dias de hoje, a rabiscar toscamente algumas frases, com que mato, de certa forma, a vontade de escrever. Claro! Que me falta a “escola”, que não tive, e que o Senhor certamente teve. Mas, nas opiniões que envio, para este mesmo espaço, que o jornal A BOLA, concede aos leitores, procuro respeitar, tudo e todos. Acerca da polémica lançada, neste espaço, pelo Senhor Miguel Sousa Tavares, digníssimo, jornalista, editor, escritor e comentador político, da nossa terra, tantas coisas, estou deveras cansado. Poucas considerações vou acrescentar ao que já foi opinado, acerca do assunto com o título, “Adeus e boa sorte”. Lamento que na pessoa do Senhor Miguel Sousa Tavares, como jornalista, não saiba, ter poder de encaixe, e não aceite as opiniões de outros, e como jornalista, não saiba o que é isenção. Não acredito que não saiba. Senhor Miguel Sousa Tavares, um jornalista, tem que ser isento, coisa que o Senhor, não sabe o que é? O Senhor tem o direito e pode ser anti benfiquista, os outros não podem ser anti portista. Porque? Passe bem e muita saúde, para todos.
Mário da Silva Jesus, Odivelas
---------------------------------------------------------------------
MST despede-se de A Bola, alegando que este jornal notícias que a operação "Saco Azul" redundara num saco cheio de nada. No dia seguinte, essa notícia "Saco Azul" tem honras de primeira página com fotografias dos benfiquistas acusados de fraude fiscal. Sublinhe-se acusados não condenados. A presunção de inocência sucumbiu, desta vez à vista de todos, à pressão de pessoas influentes. O prejudicado é o SLB, A Bola presta serviço aos rivais e MST deverá estar a rir.
Pedro Prista Lucas, Colares
---------------------------------------------------------------------
Parabéns ao menino Benfica pelos seus 119 anos! Mais uma noite de encher a alma com a gala Cosme Damião, revendo lendas como Humberto Coelho, Veloso, Álvaro Magalhães, Artur Santos, José Henrique, Diamantino, Carlos Manuel, Rui Águas, José Augusto ou João Vieira Pinto. Fomos prendados de várias formas, até pelo Ministério Público (MP), que pelos vistos decidiu deduzir acusação de fuga aos impostos sobre a SAD do Benfica precisamente no dia 28 de Fevereiro de 2023, sobre movimentos financeiros de 2017. A oportunidade desta divulgação fez-me pensar por momentos que estava a ler a newsletter dos Dragões ou os comunicados do Varandas. Mas parece que afinal é mesmo notícia: isto da fuga aos impostos é coisa rara no país, só podia ser investigado pelo MP e especificamente no Glorioso, pois jamais terá acontecido com quaisquer portistas ou sportinguistas moralistas, bons católicos que contrariando as palavras de Jesus, nunca terão pecado. Felizmente vivemos numa democracia, num país com liberdade de expressão, e todos somos inocentes até prova em contrário. A luta continua, já não contra a ditadura, mas contra Federações e outras maldições. E numa próxima gala homenagearemos os nossos craques em advocacia, sem nunca deixarmos de contribuir para a sociedade, seja com 600 mil euros, seja com outro valor, através da Fundação Benfica. Seremos sempre Benfica, cada vez mais Benfica, unidos e focados. Com um orgulho muito nosso, as camisolas berrantes, comeremos a relva se necessário, lutando com raça, deslizando sobre as palavras de Fernando Pimenta, chorando Chalana, promovendo o ecletismo e apostando nas modalidades femininas. A minha filha também já é sócia e só tem dois anos, e este também é o legado que deixamos, quando sabemos que não estamos sozinhos, os nossos atletas serão sempre valorizados, e que só nos últimos 12 meses entraram mais 39 mil sócios que no futuro encherão o Estádio e os pavilhões de aplausos. Todos os milhões de verdadeiros benfiquistas reveem-se no cântico que Rui Costa, um dos nossos, reproduziu: "Até morrer, até morrer... Benfica até morrer". Mística não se aprende em 5 minutos de Youtube, é certo, mas esta família acolhe-vos se vierem por bem. Afinal de contas o Benfica é de Portugal, e de todo mundo.
João Duarte, Montijo
---------------------------------------------------------------------
A diferença entre portistas e benfiquistas é... nula.
Uns, fazem ouvidos de mercador às escutas, outros, fazem delete aos mails.
Uns, endeusam o comportamento de Conceição, outros, beatificaram Jorge Jesus.
Uns, lançaram lama nas conquistas dos outros, outros, lama lançaram nas conquistas alheias.
Uns, defenderam-se com a ausência de condenações nos tribunais, outros, mimetizaram os primeiros.
Uns, defendem haver verdade desportiva quando ganham, outros, apontaram a falta de verdade desportiva quando perderam.
Uns, criaram cognomes como o título dos túneis, outros, criaram cognomes como o título "ROUvar".
Uns, defenderam até à morte Vieira, Paulo Gonçalves, Veiga ou Vale e Azevedo, outros, defendem Pinto da Costa e sua trupe enquanto houver vida neles.
E, no final, todos, uns e outros, acham-se muito diferentes.
Digo isto, assumindo-me portista, mas consciente da minha falta de originalidade.
Pedro Ribeiro, Setúbal
---------------------------------------------------------------------
Hoje no correio dos leitores Miguel Sousa Tavares, a que me habituei a ler as suas cronicas no semanario Expresso, mostrou o seu lado facioso no campo desportista, já conhecido e com uma falta de respeito para o jornal A Bola, mas agora com um nivel só igualado pela tiradas de Pinto da Costa, quando perde, como se viu agora a pedir o fim do VAR. O titulo "Adeus e boa sorte" só merece um "Já vai tarde".
Ilidio Farinha
---------------------------------------------------------------------
João Mário é o jogador do momento, não só do Benfica mas também da 1°Liga na minha opinião.
Se alguém ao início desta época fosse dizer ou até pensar que o médio benfiquista nesta altura teria 19 golos marcados e 10 assistências seria apelidado de lunático, mas a verdade é que hoje estes números e a consistência que o Super Mário demonstra tem calado todos os críticos.
Uma super equipa do Benfica repleta de desequilibradores como Rafa, Neres e até a vinda falhada de Draxler apontava para que algum destes assumisse o protagonismo, mas a verdade é que tem sido João Mário que tem assumir o peso dos números dos encarnados e esta já é sua melhor época de sempre.
Visto por muitos como um jogador a mais no início da época no seu clube, a verdade é que João Mário é neste momento o jogador mais do nosso campeonato.
Ruben Veiga, Bragança
---------------------------------------------------------------------
Tenho lido e ouvido variadíssimos comentários sobre o jogo e ainda não ouvi ninguém pronunciar-se sobre a imagem da cara do árbitro quando “foi forçado” a apitar de acordo com o parecer do VAR.
Foi mais do que evidente o desconforto, ( seria medo ? ) do árbitro Rui Costa quando se encaminhava para o local onde tiveram lugar a expulsão e mais tarde o penalti !
Sendo certo que é ao árbitro de campo que compete assinalar ou não aquilo que o VAR lhe diz, porque não manteve a sua opinião RC ? Por serem demasiado evidentes os erros que tinha cometido ? Ou por ter consciência dos problemas que tais decisões lhe poderiam custar ?
Alberto Carneiro, Porto
---------------------------------------------------------------------
O jornal A BOLA há muitos anos que é o meu jornal desportivo de referência pela qualidade e exemplaridade da informação que publica e por nunca lhe faltar qualquer notícia do momento, seja ela de grandes parangonas ou de qualquer jogo com importância aparente de menor impacto, mas que mesmo assim é reconhecido de valor desportivo não inferior. Em A BOLA todos os clubes têm referência de destaque com natural evidência para os que marcam a atualidade nacional e assumem prestígio internacional. O Benfica, que tem toda uma expressão que outros lhe querem tirar, tem sido tema de muitas manchetes pela positiva ou pela negativa, o mesmo acontecendo com Sporting e FC Porto, consoante o sentido da atualidade. Por que razão A BOLA é da preferência dos portugueses? Porque sentem que o jornal lhes fornece, edição a edição, informação credível seja para que lado for, pelo que o leem com gosto. É a favor do Benfica? Já o li contra. É a favor do Sporting? Fala do clube com a amplitude devida. E o FC Porto? É tratado da mesma maneira. Só não o sente, quem pretende assentar o prestígio azul e branco na sua contínua afirmação de qualquer maneira e na negação persistente dos outros, em particular do Benfica. Parece que só assim é que pessoas, como Miguel Sousa Tavares, gostariam de ler A BOLA que, bem pelo contrário, representa todos e não um só clube.
Eduardo Augusto de Sousa Dias Fidalgo, Linda-a-Velha
---------------------------------------------------------------------
Miguel Sousa Tavares deixou de colaborar como colunista no jornal "A Bola" e não terminou sem deixar uma carta de despedida bem ao seu jeito de adepto fundamentalista do seu FC Porto. Tentou ser elegante mas não foi mais do que aquilo que muitas vezes demonstrou, uma desonestidade intelectual encapotada numa prosa floreada de inverdades e de supostas alegações criminosas contra o seu ódiozinho de estimação! A situação desportiva e financeira do SL Benfica deixou-o com um enorme amargo de boca e nada melhor do que arranjar um bode expiatório no jornal que o manteve como comentador durante quase três décadas! As acusações que faz são pouco ou nada sustentáveis e baseiam-se em casos sem fundamentação sustentável! Aliás como todos os outros! Agora que tem mais tempo, talvez fosse boa ideia em se dedicar a aprofundar os actos de gestão da direção do seu clube e em como conseguiu chegar ao ponto de um quase descalabro financeiro e, já agora, nas atividades no mínimo suspeitas de toda a "entourage" que gravita à sua volta! Por mim, digo-lhe adeus...que não deixa saudades!
Luis Sorger, Amadora
---------------------------------------------------------------------
A videoabitragem está de novo envolvida em polémica devido há falta de uniformidade de critérios e decisões.
Se a implementação do VAR trouxe aspetos positivos, por outro lado, nota-se falta de rigor e de preparação dos árbitros que estão nessa função.
Raras não são as vezes em que lances idênticos são avaliados e assinalados de forma diferente.
É urgente e necessário reformular a formação, o critério de seleção dos elementos que vão para esse função e, mais importante do que isso, uma maior uniformidade e clareza de critérios.
A solução não pode passar pelo fim do VAR. Isso seria um retrocesso maior na verdade desportiva.
O caminho terá de ser o de se fazer uma avaliação profunda e melhorar aspetos que se considerem importantes modificar.
Uma arbitragem mais transparente é sempre amiga da verdade desportiva e da tranquilidade no ambiente em torno da arbitragem.
Jorge André Silva, Braga
---------------------------------------------------------------------
Continua a perseguição. A FPF, leia-se a Federação do Portista Fernando, não satisfeita com oito dias de suspensão e com a multa aplicada, abriu um processo disciplinar ao presidente do Benfica pelas palavras aos repórteres no fim do jogo. Indignado com erros de arbitragem em prejuízo do clube, exprimiu a sua opinião sem ofender ninguém. Os erros de arbitragem foram, na generalidade, comprovados e Rui Costa tinha razão. Não ofendeu ninguém, não utilizou palavras injuriosas, teve dignidade. Não se pode falar? Então o que estão os repórteres a fazer no local? A assistir a algum desfile? Esta é a liberdade da FPF, este é o modo como actua. Faz lembrar o antigamente. Se calhar, ainda, pior.
Pedro Prista Lucas, Colares
---------------------------------------------------------------------
Quando há poucos anos atrás o jovem de voz potente, Bruno de Carvalho ponto foi presidente do Sporting, surgiu uma estranha aliança que a muitos pareceu absolutamente anti natura.Ficou conhecida como os "Dragartos".
Neste fim de semana nacional futebolístico,apareceram fortes indícios do ressurgimento de uma outra aliança visível nos tempos do "apito dourado".Não tendo à data designação específica parece-me que lhe encaixa bem a designação de "Drapapas" tendo em atenção a milenar ligação de Braga a Roma Retendo a intervenção do Senhor Pinto da Costa após o jogo com o Gil Vicente apenas me ocorre dizer que se esqueceu de referir a violenta carada (agressão com a cara) ao punho de Pepe cometida por um jogador do Rio Ave e também a negligentíssima colocação da perna de um jogador do Gil por baixo dos pítons da bota de Pepe ambas merecedoras de severa punição.
recordo também o Braga Vitória da 1ª volta com 7 minutos de prolongamento e um golo marcado após a marcação consecutiva de 2 livres já para além desse tempo
E com o Paços de Ferreira também para além dos 7 minutos e co 5 elementos do banco do Braga dentro de campo (naõ influíram na jogada mas parece que não podiam estar).Mais haverá que não me ocorre
Mas reconheço que quando se está mal habituado estas coisas são uma chatice.
Fernando Alberto de Macedo Ferreira da Cunha
---------------------------------------------------------------------
MST, como, que se saiba, despreza essas modernices das redes sociais que só servem para expor, despudoradamente, a vida de gente … sem vida que valha a pena, resolveu, como qualquer simples mortal, vir dar público conhecimento de que vai deixar de ler (comprar já por certo não comprava) A Bola ! Acontecimento nacional bem à medida do umbigo de MST e que, por isso, merece todo o destaque !
Não posso deixar de lamentar a perda tão significativa que constitui para mim deixar de contar com tao ilustre leitor (fico desvanecido só de imaginar que perdeu alguns minutos do seu precioso tempo a ler alguma das minhas cartas), mas devo reconhecer que, como não imaginava que me lesse, também acho que não vou sentir a sua falta.
Registo, porém, a vaidade e a soberba que levam um qualquer indivíduo a pensar que, o facto de deixar de ler um jornal é assunto que interesse às outras pessoas !
Ah, mas isso é porque, se calhar, MST não se considera a si mesmo um entre muitos, deve julgar-se um primus inter pares ! Daí este gesto teatral !
De facto, de MST já vimos de tudo, sobretudo quando se trata do seu visceral ódio (não, não se trata de rivalidade) ao Benfica, mas, apesar disso, não deixa de ser surpreendente que, durante 50 !? anos tenha sido leitor assíduo deste jornal, embora so tenha começado a ler por altura do 25.Abril.
Recordo, porém, a época em que RAP e Diogo Quintela tinham também colunas neste jornal e de como eles, com a sua graça certeira, se entretinham a desmontar e demonstravam a falsidade da maioria dos argumentos que permitiam a MST chegar às “certazas absolutas” que lhe moldam o carácter, pretendem fazer dele uma espécie de oráculo dos tempos modernos e permitiam justificar o injustificável: O Apito Dourado ! Foi visivel o quanto isso desagraou a este icone da democracia que, pelos vistos, não gosta que pensem diferente dele. Por mim, adeus e boa sorte Dr. Sousa Tavares.
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova Gaia
---------------------------------------------------------------------
O jornal a bola é o meu espaço de leitura desportiva há 45 anos desde o tempo em que saia duas vezes por semana, aprendi a respeitar jornalistas como Vítor Santos, Carlos pinhão, Homero Serpa e outros independentemente da sua cor que todos temos clubística, senda a minha azul de portista e portuense, algums amigos muitas vezes me perguntam porque compras um jornal do sul e tendencialmente benfiquista, respondo sempre porque é o melhor jornal desportivo, mas chegado à 2023 e numca é tarde percebo que dos catedráticos jornalistas acima referidos é minamente isentos o jornal a bola após a mudança da direcção passou a ser o jornal do Benfica representado no seu pior por João bonzinho e Manel delgado, para não dizer do guerra, destilam ódio todos os dias ao FCP, sou portista com muita paixão e bairrismo, mas o jornal a bola está a correr para o abismo tendo apenas para se segurar a bandeira do SLB, da minha parte acabou a minha relação de leitor diário da bola, basta de jornalismo corporativista com a camisola bem vestida, pode ser isento e ter clube até amá-lo mas como se diz só não vê quem tem palas, sejam muito felizes, saudações portistas.
Paulo Alexandre Carvalho
---------------------------------------------------------------------
Li na A Bola de 27/02 a 2 páginas da mais completa demagogia e subserviencia a respeito das famosas suspeitas sobre, alegadas, corrupções do glorioso benfica.
Não tendo conhecimentos nem provas sobre o assunto não faço juízos de valor. Mas invocar o segredo de justiça quando passaram a vida a viola-lo quando dizia respeito aos outros é no mínimo hipocrisia e acusar os outros clubes das noticias que vão saindo nos diversos órgãos de comunicação social é, no mínimo, delírio. Tem provas que foram o Sporting e o Porto os responsaveis pelas noticias? Apresentem queixa na justiça! Não são os gloriosos donos da verdade a clamar por justiça?
O mais triste é ver pseudo jornalistas de A Bola a fazer parte deste circo.
José Joaquim de Carvalho Peixoto, Vila Nova de Gaia
---------------------------------------------------------------------
O 3º princípio da propaganda de Goebbels, o princípio da Transposição diz para se carregar sobre os adversários os seus próprios erros e defeitos. Este princípio, para além de todos os outros (sim, todos), tem sido religiosamente aplicado pelo Futebol Clube do Porto desde há décadas. Este clube, aplicando o princípio da Simplificação (1º), identificou na sociedade portuguesa um adversário, o SLB, como seu único inimigo (todos os outros são circunstanciais e têm como objetivo fazê-los aderir à sua propaganda ou à sua luta). Recorrendo a todos os agentes disponíveis da Comunicação Social, onde, ao longo do tempo, foram introduzindo e forçando os seus peões (jornalistas e comentadores) com a mesma persistência com que foram impondo dirigentes nas mais diversas instituições desportivas e judiciais, o FCP tem procurado alcançar a Unanimidade (11º) no sentido de convencer o maior número de pessoas de que pensa “como toda a gente”. Exagerando e Desfigurando (4º) tudo o que de mal possa ser apontado ao Benfica, tem Orquestrado (6º) um número de ideias, incansavelmente repetidas, (7º Renovação) juntando informações fragmentadas e novos argumentos (8º Verosimilhança) a partir de fontes diversas a um ritmo tal que quando o adversário responde, o público já está interessado noutra coisa. De caminho, encobrem as questões sobre as quais não têm argumentos e dissimulam as notícias que favorecem o adversário contra programando com a ajuda dos antibenfiquistas (9º Silenciamento). Mesmo que, sem influência nos resultados desportivos, todos os casos e processos atribuídos ao Benfica não tenham consequências para este, os mesmos servem para convencer os seus agentes e o público em geral de que, têm legitimidade para atuar fora das leis porque só assim conseguem vencer as forças do mal. Têm que ser um contrapoder para controlar as maléficas ações dentro do sistema por parte do Benfica. Se não for assim não têm hipótese. Dão então aos seus agentes o conforto de pensar que estão a lutar contra as forças do mal e que as suas ações são justificadas. São seus agentes, os árbitros, os observadores dos árbitros, os jornalistas, os comentadores, advogados, os presidentes dos conselhos de arbitragem, da liga, da federação e demais adeptos que estejam numa posição de beneficiar o FCP. Assim funciona o Futebol Clube do Porto. Não ganharam um campeonato que não fosse merecido e não perderam nenhum que não fosse roubado. Triste mesmo é o Sporting, a quem foi retirado o estatuto de 2º grande, mas que continua a achar que é o Benfica que manda nisto tudo apesar do principal beneficiado ser sempre o fcp.
Jorge Remígio, Alcobaça
---------------------------------------------------------------------
Sr M. S. T. Há lugar para um portista como você o comprovou hoje.
É claro que se os portistas não compram nem lêem a bola mas não escrevem porque não querem. Mais uma vez você provou isso e escreveu, claro que por azia em função da atual situação.
Sugiro que sugira ao jornal do seu clube ( o jogo), que crie um espaço como este para vocês escreverem até mais não porque nos Benfiquistas estamos para o jogo como os portistas estão para a bola. Não compramos nem lemos.
Já agora vou dizer-lhe que dos seus 27anos de colunista, nunca li um artigo na totalidade por não achar nada interessante.
O que a azia faz sr M. S. T.
Constantino Batista
---------------------------------------------------------------------
«Adeus e boa sorte». Este título foi o utilizado por Miguel Sousa Tavares hoje no correio do leitor, para se despedir da sua relação de mais de 50 anos com A Bola. Tão longa quanto a minha e a de muitos que continuam. Este jornal proporcionou-lhe a honra de ser colunista, com artigos de pendor portista, como é natural. Até nesta presumível despedida foi assim. Mais ainda, proporcionou-lhe a oportunidade de ser, agora, publicado com um texto tão contundente. Não é para todos. Nós, benfiquistas visados, em parte da sua missiva, retribuímos: Adeus e boa sorte.
Pedro Prista Lucas, Colares
---------------------------------------------------------------------
O Miguel Sousa Tavares diz que A BOLA é feita por benfiquistas e cita o meu nome, afirmando até que tenho lugar cativo. A minha colaboração em A BOLA tem pouco mais de um ano e Miguel Sousa Tavares, isso sim, teve lugar cativo neste jornal durante 27 anos, como ele próprio diz. Com esta enorme diferença, é difícil de compreender que me critique por ter um suposto lugar cativo, quem na verdade o teve foi ele. Miguel Sousa Tavares distingiu-se quase sempre por ser antibenfiquista primário. Quer dizer, o MST pode ser antibenfiquista, mas eu não posso ser benfiquista. Que grande democrata! E ainda tem a lata de dizer que em A BOLA não há pluralismo. Compreendo que esteja um pouco desiludido com o seu FC Porto, mas não critique camaradas de profissão, o que é sempre feio. Em mais de meio século de jornalismo, nunca me referi em termos depreciativos ao trabalho de outros jornalistas. Nem tive a preocupação de saber se eram do FC Porto ou Sporting. Respeitei-os sempre. O Miguel Sousa Tavares despede-se de A BOLA, mas a grandeza deste jornal, um dos melhores do país, saberá bem passar sem ele.
Simões Ilharco
---------------------------------------------------------------------
Compro e leio a bola todos os dias e por acho-me no direito de dar algumas opiniões no espaço que nos reservam.
Estou farto de far do Var, que obviamente sou contra e já expliquei porquê.
Mas hoje não falo de Vares senão tinha que lembra ao sr Pinto da Costa que o Var o ano passado lhe deu o título porque conseguiu ver que Darwin Nuñez estava 13 cm adiantado, o que nenhum juiz de linha conseguia ver.
E que esse Var não viu o prisão do Pepe a semana passada e ontem não viu a falta mais grave, outra vez do Pepe.
O Sérgio Conceição, é para mim um treinador de topo mundial e que tem 2 virtudes antagónicas,
As positivas: é muito inteligente e muito trabalhador.
As negativas : arrogante e malcriado. A semana passada disse que bastava o Benfica empatar e passava a depender dele, ontem deveria ter dito que basta que o Benfica perca e empate para depender dele.
O problema do S.C, para mim, é que a inteligência e o trabalho nem toda a gente sabe ver. A arrogância e falta de educação, até um cego vê.
Não quero mal ao Sérgio, porque sou defensor de quem se dedica 100% à sua missão.
Constantino Batista
---------------------------------------------------------------------
A luta pelo segundo lugar está ao rubro. Se, como se adivinha, esta noite o SC Braga vencer o seu rival minhoto, ultrapassa o FCP e ascende, de novo, à segunda posição da tabela por troca com os tripeiros, e, uma vez que no final do proximo mes recebe o FCP na sua casa, pode cavar aí uma diferença pontual preocupante para os portistas.
Por isso aguardo com alguma expectativa para ver qual a estratégia que Antonio Salvador vai adoptar a partir daqui, em relação ao FCP : Se, por um lado, vai continuar a não comentar, ignorar, os erros arbitrais que persistem em beneficiar o FCP (vide não expulsão de Pepe no jogo com o GV) ou se, como fez nos 1/4 de final da Taça, sai a terreiro em defesa do clube a que preside, mesmo quando as vitorias do SCB não forem totalmente limpas. Afinal de contas, FCP e SCB (e SCP) estão a lutar ou não pelo mesmo 2º lugar, pelo mesmo objectivo ?! São ou não são, nesta conjunctura, adversários directos !? Será que lhe é mais fácil lutar contra os adversários lisboetas do que contra os nortenhos ?! Dá a impressão, face á inércia demonstrada por AS, que o que se passa com o seu adversário directo não lhe diz respeito, o que não deixa de ser um facto a registar por inusitado.
Com este resultado do FCP diante do GV, também o SCP reentra na corrida pelo 2º posto. Pois se o FCP, a 8 pontos do líder Benfica, ainda legitimamente proclama e aspira ser campeão, porque não hão de os leões, continuar a aspirar a uma entrada directa na liga milionária, se também se encontrarem a 8 pontos dos portistas ?!
Importa sim que o Benfica não se deixe adormecer com esta vantagem, agora um pouco mais confortável é certo, mas que pode, com uma simples distracção, ou com um jogo menos conseguido como esteve para acontecer em Vizela, voltar a ficar mais problemática. É preciso manter esta distancia pontual para o segundo classificado (que pode ser só de 7 pontos hoje à noite) e só baixar a guarda a … 2 ou 3 jornadas do fim !
Antonio Gomes-Martins, Vila Nova de Gaia
---------------------------------------------------------------------
Não é verdade o que diz Pinto da Costa
O VAR não viu o Pepe fazer uma (carícia) na perna do jogador do Gil e o Pepe joga no Porto
Foi a prenda de anos
Jose jorge da Silva Lima, Setúbal
---------------------------------------------------------------------
Não sei se há lugar para um portista nesta secção reservada a leitores benquistas, alguns dos quais mesmo com lugar cativo: António Gomes Martins, Simões Ilharco, Ademar Costa. Mas, caso haja, esta é uma carta de despedida de alguém que foi colunista deste jornal durante 27 anos e seu leitor durante mais de 50 - num e noutro caso, sempre sem falhas. Mas chega um momento em que, por mais que o hábito esteja enraizado, já não é sustentável. Eu sei que metade ou dois terços dos adeptos de futebol em Portugal são do Benfica e a A Bola sempre reflectiu esse facto e, por isso, os privilegiou, em termos de cobertura e destaque. Mas isso não implica que o jornalismo aqui praticado dispense as mesmas regras de pluralismo, isenção e independência que são exigíveis por natureza em todas as publicações jornalísticas. Para mim, a gota de água, foi quando A Bola fez manchete da primeira página com um título que reproduzia a conclusão da contestação do Benfica no processo referente ao “saco azul”, titulando “Um saco cheio de nada”. Como se, para além de alinharem descaradamente pelas posições do clube, como se de uma sentença final se tratasse, o jornal achasse normal não se interrogar porque razão o Benfica se dera ao trabalho de inventar um esquema tão elaborado para reunir 200.000 euros em cash. De então para cá, e numa deriva já sem controle nem disfarce, A Bola passou a alinhar com o Benfica a par e passo, como se fosse uma extensão diária do jornal do clube e, simultaneamente, alinhada com a estratégia do Benfica, a prosseguir um ataque sistemático ao seu principal rival, o F.C. Porto, em termos que certamente enchem de júbilo os leitores benquistas mas que, como acima disse, já não mais suportáveis pelos poucos que o não são. A prazo, porém, creio que os próprios benquistas acabarão por se fartar de um jornal que é escrito pelos próprios e só para os próprios, debitando sempre a mesma verdade sem contraditório, o mesmo discurso, as mesmas razões, a mesma e única visão das coisas. Um jornal infinitamente pior daquilo que A Bola já foi no passado. Por mim, adeus e boa sorte.
Miguel Sousa Tavares