Dongmo e Pimenta são Atletas do Ano

Mais Desporto 02.02.2023 09:26
Por Miguel Candeias

A lançadora do peso Auriol Dongmo e o canoísta Fernando Pimenta foram distinguidos com o prémio Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP), na 26.ª Gala do Desporto, ontem à noite, no Casino do Estoril.


Campeã mundial em pista coberta em Belgrado e vice-campeã europeia em Munique, ambos em 2022, Auriol Dongmo, de 32 anos, atleta olímpica em Tóquio 2020, sucede à triplista Patrícia Mamona, galardoada na gala de 2021.


Medalhado com prata e bronze olímpicos (Londres2012 e Tóquio2020, respetivamente), Fernando Pimenta foi campeão da Europa (Munique) em K1 5000 metros e do Mundo em K1 Maratona Shorte Race e K2 Maratona em 2022, ano em que foi prata nos Mundiais em Lake Banook em K1 1000 m e K5 500 misto, e ainda bronze em K1 500. O canoísta, de 33 anos, segue-se nesta premiação ao judoca Jorge Fonseca.


«Estou extremamente satisfeito, estava ansioso por conhecer a decisão da votação e para entrar online [esteve ausente por estar a competir na Colômbia]. É o prémio da resiliência, porque quem me conhece sabe o meu historial nesta gala - há dez anos que sou nomeado -, e este ano consegui vencer, ao lado de grandes nomes do nosso desporto. Momento de enorme prazer e de orgulho«, disse Pimenta em ligação por videochamada.


Na lista dos desportistas no ano de 2022, eleitos entre cinco candidatos em igual número de categorias por votação do público em geral (online) e dos convidados presentes na cerimónia, seguiram-se o técnico da Seleção Nacional de futsal Jorge Braz, de 50 anos, campeão europeu (Eslovénia) e vencedor da Finalíssima (Argentina), que recebeu o prémio de Treinador do Ano; e como Jovem Promessa do Ano do desporto português o nadador Diogo Ribeiro, de 18 anos, medalha de ouro de juniores nos 50 e 100 metros mariposa e 50 metros livres, e recordista mundial na categoria nos 50 metros mariposa, todas as conquistas em Lima, Peru.


Os votantes elegeram ainda a formação sénior de ginástica de trampolim masculino, campeã mundial e vice-campeã europeia (Itália), a Equipa do Ano, enquanto no Desporto Adaptado, categoria em estreia no certame, foi distinguida a Seleção Nacional de andebol em cadeira de rodas, que se sagrou campeã da Europa e do Mundo em 2022 (Leiria).


Por indicação das federações, a CDP titulou de Personalidade do Ano o piloto Armindo Araújo, que juntou ao 7.º título nacional de ralis o reconhecimento por fair-play pela FPAK, IPDJ e o European Fair Play Movement. A entidade antitriã da 26.ª Gala do Desporto endereçou ao futebolista Cristiano Ronaldo e à Seleção Nacional de esgrima, que celebra o centenário, o prémio Alto Prestígio CDP. 
 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal