A 49.ª Volta ao Algarve, apresentada esta quinta-feira em Portimão, contará, uma vez mais, com muitas figuras do pelotão do WorldTour.
Geraint Thomas, vencedor em 2015 e 2016, e Michal Kwiatkowski, primeiro em 2014 e 2018, lideram a equipa Ineos Grenadiers, em que figuram igualmente Filippo Ganna, bicampeão do mundo de contrarrelógio e recordista da hora, Thymen Arensman e Daniel Martinez.
João Almeida lidera a UAE Emirates, que traz também Jay Vine e os gémeos Ivo e Rui Oliveira, enquanto Rui Costa será referência na Intermarché-Circus-Wanty. Jai Hindley (Bora-Hansgrohe), vencedor da Volta a Itália de 2022, conta com a parceria do trepador Sérgio Higuita e Sam Oomen destaca-se na Jumbo-Visma e Mark Padun na EF Education-EasyPost.
No vasto leque de sprinters, Fabio Jakobsen, Alexander Kristoff, Iuri Leitão, John Degenkolb, Hugo Hofstetter, Jake Stewart e Mike Teunissen. No contrarrelógio do último dia, em Lagoa, poderão impor-se Tobias Foss, campeão da Europa e do Mundo da especialidade, Filippo Ganna ou Stefan Bissegger e Stefan Kung.
A disputar entre os próximos dias 15 e 19, a prova terá total de 795 km, com destaque para as chegadas ao Alto da Foia no 2.º dia, ao Alto do Malhão, no quarto dia, e o contrarrelógio no final.