Depois de vencer a Volta a San Juan no passado domingo, Miguel Angel López (Medellin) sagrou-se esta quinta-feira campeão nacional da Colômbia de contrarrelógio, com o tempo de 52,59 minutos nos 45,3 km do percurso, seguido de Walter Vargas (Medellin) a 1,12 m e Rodrigo Contreras (GW Shimano) a 2,18 m.
Daniel Martinez (Ineos) campeão em 2019, 2020 e 2022, apontado como o principal favorito, sofreu uma avaria mecânica e classificou-se em 5.º lugar, com mais 3,08 m que o vencedor. Superman, como é conhecido no ciclismo, não conseguiu equipa na Europa por ligação ao médico Marcos Maynar, por alegadas ligações a casos de doping sempre desmentidos pelo ciclista, optando por continuar a sua carreira na Colômbia.
Na prova de fundo ,que se disputa em Bucaramanga, Egan Bernal não vai alinhar à partida, por não se encontrar totalmente recuperado da queda que deu na 1.ª etapa da Volta a San Juan e que obrigou dias depois ao seu abandono. O ciclista da Ineos Grenadiers regressa domingo à Europa, para a partir do dia 15 correr a Volta a Andaluzia, seguindo-se o Paris – Nice e Volta à Catalunha, sendo que o seu objetivo será a Volta à França.