Campeão em título, o FC Porto será o único dos três ‘grandes’ a disputar os quartos de final da Taça eLiga Portugal, na próxima terça-feira, frente ao Boavista, na sequência da vitória por 4-3 no inédito clássico de ontem com o Benfica, na prova de futebol virtual organizada pelo organismo que gere o futebol profissional, e da eliminação do Sporting pelo Marítimo.
Em dois duelos de 1 para 1 de consola realizados a partir de casa, José ‘Runrun’ Soares, de posse do comando do eFC Porto SoccerSoul na 1.ª ‘mão’, jogada de forma muito tática, impôs-se por 1-0 a João ‘Rikhard11’ Lourenço, o eleito dos encarnados. No segundo encontro, bem mais veloz e sobretudo emotivo, o Benfica Teleperformance igualou a eliminatória, depois de Rodrigo ‘Rodrigol’ Marques concluir os 90 minutos com favoráveis 3-2 no marcador, sendo necessário o primeiro prolongamento desta edição de 2023 para o inspirado João ‘JPeres99’ Peres apontar o golo decisivo e, apenas com um empate, 3-3, garantir agregado favorável de 4-3 aos dragões e, consequentemente, a passagem à próxima fase.
«Sabia que ia ser um jogo complicado, porque o Rodrigo é um excelente jogador. Felizmente consegui uma resposta bastante positiva. Somos os campeões em título e queremos defender este estatuto, embora ainda faltem mais algumas jornadas até à final. Importante foi manter sempre a postura e segurar o jogo, em que desistir nunca foi opção», resumiu JPeres99 sobre o sangue-frio demonstrado ao longo da partida.
O próximo adversário dos dragões será assim o Boavista FC, último emblema a qualificar-se mercê do triunfo por 4-3 frente ao Gil Vicente FC Vincera. Diogo ‘Chucky7’ Borges e Carlos ‘Wassup’ Pimenta terminaram o jogo 1 empatados, 2-2, mas Diogo Valada garantiu a vitória por 2-1.
A derrota do Sporting CP por pesados 2-6 com o Marítimo K1CK abriu este segundo dia de oitavos de final e o caminho à equipa insular para a próxima fase, após Diogo ‘Somosnos’ Brás vencer Bruno ‘BAlmeida’ Almeida por 3-0, tendo Bernardo ‘Bernasfigue’ Figueiredo confirmado o triunfo com nova vitória, esta por 3-2. O próximo adversário será, assim, o FC Paços de Ferreira DJE, que eliminou o Vizela (5-0) num dos três primeiros encontros desta fase, disputados anteontem. O Estoril Praia 22, que também na pré-eliminatória da véspera eliminara o Casa Pia FTW (6-4), afastou o GD Chaves Esportzy por 5-1, após triunfos por 2-1 e 3-0, marcando encontro com o Vitória de Guimarães, responsável pela eliminação do Santa Clara (3-2) anteontem.
Garantido está ainda um SC Braga EGN-Rio Ave FC. O primeiro duelo entre os arsenalistas e o FC Famalicão terminou empatado, 1-1, mas Diogo ‘Licapu’ Silva assegurou a passagem com vitória por 5-2 na segunda ‘mão’.
Encontrados os oito emblemas que vão marcar presença nos quartos de final, a Taça eLiga Portugal, jogada na versão FIFA23, regressa no próximo dia 17, para definir as quatro equipas que irão a Leiria disputar a Final Four presencialmente, na tarde de 28 de janeiro, de novo num camarote do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, o mesmo dia e palco da final da Taça da Liga (Allianz Cup).