Nome de Pelé no Estádio Nacional de Cabo Verde gera contestação

Cabo Verde Nome de Pelé no Estádio Nacional de Cabo Verde gera contestação

INTERNACIONAL09.01.202318:40

Nos últimos quatro dias, cerca de 2400 pessoas assinaram uma petição online para contestar o anúncio do primeiro-ministro de Cabo Verde, que decidiu atribuir o nome de Pelé ao Estádio Nacional do país.

A petição tem o nome «Não queremos o nome do nosso ‘Estádio Nacional’ como ‘Estádio Pelé’», respondendo à intenção de Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro, de homenagear o antigo futebolista brasileiro, que faleceu em 29 de dezembro.

«Se a FIFA recomenda que em todos os países deveria ser nomeado um estádio como ‘Estádio Pelé’, pois a FIFA que venha financiar um novo ‘Estádio Pelé’, aceitaremos de bom coração. Sem dúvidas que reconhecemos a grandeza do grande Pelé, mas este seria melhor homenageado pelo ‘Santos’ e pelo seu país», pode ler-se no texto.

O anúncio do novo nome do Estádio Nacional foi feito a 4 de janeiro, com o presidente da FIFA a manifestar a sua gratidão ao país africano no mesmo dia: «Muito obrigado, Cabo Verde! Quero agradecer ao senhor primeiro-ministro, Ulisses Silva, ao ministro do Desporto, Carlos do Canto, e à Federação Cabo-verdiana de Futebol, na pessoa do seu presidente, Mário Semedo, o facto de Cabo Verde ter anunciado a intenção de dar o nome de Pelé ao Estádio Nacional», é possível ler-se na conta de Instagram de Gianni Infantino.