Cabo Verde segue proposta de Infantino e 'batiza' Estádio Nacional de Pelé

Cabo Verde Cabo Verde segue proposta de Infantino e 'batiza' Estádio Nacional de Pelé

INTERNACIONAL04.01.202311:34

Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro cabo-verdiano, anunciou, esta quarta-feira, a intenção de nomear o Estádio Nacional, localizado em Monte Vaca, na ilha de Santiago, de ‘Estádio Pelé’, numa forma de homenagear a lenda do futebol brasileiro, que faleceu, aos 82 anos.

O anúncio foi feito através de uma publicação nas redes sociais de Ulisses Correia e Silva.

«Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares», começou por escrever.

«Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações. Como homenagem e reconhecimento a esta figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional, como 'Estádio Pelé', numa iniciativa ao qual, acredito, que vários países pelo mundo nos acompanharão. Já comunicámos à FIFA a nossa intenção, por ter sido essa instituição a lançar o repto e almejamos poder concretizar brevemente este ato simbólico», concluiu.

Cabo Verde é, assim, o primeiro país a seguir a proposta de Infantino, presidente da FIFA, organismo que rege o futebol mundial, que sugeriu que todos os países nomeassem um estádio com o nome de Pelé.

De referir ainda que o campo de futebol da FIFA na Suíça, anteriormente chamado ‘Home of FIFA in Zürich’, passou a chamar-se ‘Estádio Pelé – FIFA Zürich’. A revelação foi feita por Infantino, na segunda-feira.

«O mais importante é homenagear o Rei Pelé. Sugeri que em todas as nossas 211 associações membros pelo menos um estádio ou local de futebol tenha o nome dele e daremos o exemplo dando ao campo na nossa sede o nome 'Estádio Pelé – FIFA Zürich», referiu.