O médio defensivo Tomoki Iwata, de 25 anos, que representava o campeão do Japão, o Yokohama Marinos, será, a partir de 1 de janeiro de 2023, o sexto profissional do Celtic oriundo do país do sol nascente no plantel dos campeões da Escócia, cuja equipa é orientada pelo australiano de ascendência grega Ange Postecoglou, e na qual milita o extremo português Jota.
Iwata chegará em janeiro, primeiro por empréstimo do emblema de Yokohama, com a opção de compra a ser exercida pelo clube dos católicos de Glasgow no verão de 2023, adianta a BBC.
No grupo às ordens de Postecoglou já militavam os compatriotas Yosuke Ideguchi (médio, 26 anos), Yuki Kobayashi (lateral-esquerdo, de 22 anos), Reo Hatate (médio, 25 anos), Kyogo Furuhashi (avançado, de 27 anos) e o ponta-de-lança Daizen Maeda, de 25 anos. A mão cheia de japoneses passa a meia dúzia, com a chegada de Tomoki Iwata.
«Estou muito feliz por ir representar o Celtic, um clube tão prestigiado e reconhecido em todo o Mundo. Mal posso esperar para começar mais esta jornada na minha carreira», afirmou o ‘novo recruta’ ao site do clube de Glasgow, que o técnico, Ange Postecoglou, acolheu com elogios.
«É um futebolista com sentido de compromisso e grandes atributos. A sua carreira continua no rumo certo e na idade adequada: já mostra um elevado nível de experiência. Não é por acaso que foi considerado Jogador do Ano de 2022 na J-League [Liga Japonesa] e estou seguro que trará muito mais qualidade à nossa equipa», afirmou Postecoglou sobre Tomoki Iwata, internacional nipónico, que representou o país nos Jogos Asiáticos, disputados no Japão em julho de 2021, mas que não esteve nos eleitos de Hajime Moriyasu para o Mundial do Catar.
Veja como o clube anunciou no 'Twitter' o 'reforço', esta sexta-feira: