Catar prepara candidatura aos Jogos Olímpicos de 2036

Olimpismo Catar prepara candidatura aos Jogos Olímpicos de 2036

OLIMPISMO07.12.202223:39

O Catar, anfitrião do Mundial de futebol em curso desde dia 20 de novembro e até dia 18 do corrente mês, estará alegadamente a preparar «uma proposta séria» de apresentação da candidatura ao Comité Olímpico Internacional (COI) para receber os Jogos Olímpicos de 2026 em Doha, avançou esta quarta-feira o diário inglês The Daily Mirror.

Embora, e tal como sucede com o Mundial em curso, a realização no Catar, devido ao clima quente, obrigasse, dentro de 14 anos, à disputa dos Jogos Olímpicos de verão… de novo no outono e inverno, a imprensa inglesa avança que os responsáveis cataris, satisfeitos com o êxito de bilheteira e organizativo da prova, se abalançam agora ao maior evento multidesportivo do planeta.

Mesmo com as restrições de liberdades e comportamentos, e as múltiplas denúncias de alegadas violações laborais – em especial de trabalhadores migrantes de outros países – na construção de estádios e outras estruturas para a prova, e dos receios da comunidade LGBTQI+ (bem como dos direitos das mulheres) quanto a direitos humanos, polémicas que marcaram o antes e o durante do Mundial de futebol em curso no Catar, os responsáveis locais estão dispostos a um novo investimento multimilionário para ter os Jogos.

Nesta altura, com a competição nos quartos de final, e a faltarem apenas oito dos 64 jogos do Mundial, está ainda indefinido o futuro uso a dar aos estádios palco do evento depois de dia 18 e de terminar a competição. Mas a máquina organizativa montada e as infraestruturas (logísticas, de transporte, de sistemas) está já ensaiada com êxito para… 2036. E dinheiro e financiamento, já se sabe, não é problema.

«Doha teria condições para receber uns Jogos Olímpicos ‘low cost’ e o Mundial provou a capacidade do Catar em organizar um evento desportivo global de magnitude e dimensão ímpar», escreve o The Sun.

Este outro diário inglês revelou, também neste dia, que o COI terá já feito saber ao emir do Catar, após primeiros contactos exploratórios para aquilatar da recetividade à proposta, que veria com melhores olhos o lançamento de uma candidatura conjunta com outra nação do Golfo, a Arábia Saudita.

Bombaim (Índia), Jacarta (Indonésia) e Istambul (Turquia) são outras cidades que anunciaram ir entrar na corrida à organização dos Jogos de 2036.