João Manuel Pinto trabalhou quatro temporadas na Suíça. Três como jogador do Sion (2004 a 2007) e outra como treinador no Martigny-Sports em 2014/15. O antigo internacional português alerta para o perigo suíço, destaca as exibições de Bruno Fernandes e ressalva que Cristiano Ronaldo continua a ser de importância extrema para a Seleção Nacional.
- Como avalia a seleção da Suíça?
- É muito imprevisível. Varia muito. Defensivamente mostra algumas fragilidades. A nível ofensivo é forte. É uma seleção solidária, mas a cultura suíça vive muito envolvida neste espírito. Portugal tem de ter muito cuidado, muito mesmo. De um momento para o outro, a Suíça pode fazer estragos.
- Portugal tem hipóteses de ganhar o Mundial?
- Claro! Somos uma equipa que cria muitas oportunidades. Temos de aproveitá-las. Somos uma equipa soberba, com jogadores do outro mundo. Somos sempre um alvo a abater e muito por causa do Cristiano Ronaldo. É uma figura ímpar! Por isso mesmo jogar com Portugal é um estímulo para toda a gente!
- O melhor de Portugal?
- Bruno Fernandes.
- Melhor jogo?
- Uruguai.
- Qual o onze para o jogo com a Coreia?
- O meu onze? Seria, Diogo Costa, João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro, Rúben Neves, Vitinha, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo e João Félix.
- Quatro anos a trabalhar na Suíça ajudam a avaliar o momento do futebol helvético. Até onde pode chegar nos próximos anos?
- O futebol suíço cresceu muito. Investiu-se muito. Acredito que a Suíça pode ir muito longe. Tem-se trabalhado muito bem na formação. É um país que defende muito a cultura patriótica. O futebol cresce e cada vez está mais forte.
- Conhece esta seleção da Suíça?
- Sim. Muitos dos jogadores desta seleção jogam em grandes campeonatos europeus. Temos de ter muito cuidado esta terça-feira. Vamos sentir grandes dificuldades. Acredito que nos próximos anos a Suíça vai continuar a ser muito difícil de defrontar.
- Quais são os melhores jogadores suíços?
- Xherdan Shaqiri, Embolo e Xhaka são tremendos… muita atenção a eles… Xhaka é o grande líder da equipa.