O sueco Armand Duplantis (salto com vara) e a norte-americana Sydney McLaughlin (400m barreiras) foram nomeados pela World Athletics atletas mundiais do ano masculino e feminino, respetivamente.
Distinção que surge quatro anos depois de ambos terem sido nomeados pela organização mundial de atletismo ‘estrelas em ascensão’ na modalidade.
Duplantis bateu por duas vezes o recorde absoluto em 2022, fixando-o em 6,21 metros. Apesar de ter apenas 23 anos já é o atleta que mais vezes superou a barreira dos 6 metros na história da disciplina. No decorrer do ano venceu 18 das 19 competições em que participou, entra elas os Mundiais ‘indoor’ e ao ar livre e os Europeus.
McLaughlin, também com 23 anos, bateu por três vezes o recorde absoluto nos 400 metros barreiras em 2022, a última durante os Mundiais ao ar livre, fixando 50,68 segundos como nova marca a bater.
O norte-americano Erriyon Knighton (velocista) e a sérvia Adriana Vilagos (lançamento do dardo) forma distinguidos com o prémio de ‘estrelas em ascensão’ em 2022.