Portugal bate Uruguai e está nos ‘oitavos’

Mundial 2022 28.11.2022 20:59
Por Pedro Barros

Portugal bateu (2-0, 0-0 ao intervalo) o Uruguai e já está nos oitavos de final do Catar 2022, juntando-se assim a França e Brasil!


Um comportamento a recordar os Mundiais de Inglaterra (1966) e Alemanha (2006), com a Seleção Nacional a alcançar dois triunfos noutras tantas partidas, carimbando a passagem à fase seguinte quando ainda falta disputar um jogo.



O conjunto nacional entrou com uma boa atitude no desafio, dando a entender que pretendia resolver a questão do apuramento para os oitavos.


O conjunto de Fernando Santos remeteu o Uruguai para a sua área, criando situações para o remate, que chegou com alguma frequência, mas sem a melhor direção.


William Carvalho foi o protagonista da melhor situação para alvejar a baliza de Rochet, após assistência de Ronaldo como ombro, mas o disparo do centrocampista errou o alvo.


Os sul-americanos sentiram-se, depois, mais confortáveis e foram subindo de produção e no terreno. Bentancur foi o intérprete do lance mais perigoso do desafio, subindo no meio-campo, ultrapassando a linha defensiva e obrigando Diogo Costa a tremenda defesa, na mancha. O equilíbrio nos acontecimentos tinha sido restabelecido…


O intervalo serviu para Portugal recuperar energias e, embora menos atrevido, voltou a aproximar-se da baliza contrária. Uma primeira ameaça surgiu num contra-ataque desenvolvido por Bernardo Silva, com João Félix a atirar à malha lateral.


Depois, então, nasceu o primeiro momento de euforia da Seleção. Um cruzamento da esquerda de Bruno Fernandes descreveu um arco traiçoeiro para bater Sergio Rochet, perante a ameaça de Cristiano Ronaldo. Estava inaugurado o marcador.


A celeste reagiu, como lhe competia, e Diogo Costa assustou-se com um tiro de Maxi Gómez a embater com estrondo no poste. Luis Suárez e Arrascaeta também ameaçaram o golo.


Os sustos ficaram por aí, até porque as entradas de Palhinha, Matheus Nunes e Gonçalo Ramos serviram tranquilizar a equipa.


Os portugueses tiveram ainda oportunidade de ampliar a vantagem, num penálti marcado por Bruno Fernandes, a castigar mão na bola de Giménez na área, após um túnel do centrocampista.


Bruno Fernandes ainda teve mais dois momentos de perigo, mas Rochet e o poste impediram a goleada.


A festa foi lusa no final!!!...

Ler Mais
Comentários (9)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal