O selecionador nacional, Fernando Santos, falou esta quarta-feira em conferência de imprensa, naquele que foi o primeiro encontro do técnico com os jornalistas desde o arranque dos trabalhos de preparação para o Mundial e também desde a polémica entrevista de Cristiano Ronaldo, que tanto tem dado que falar. Como pano de fundo esteve o jogo com a Nigéria, esta quinta-feira, a partir das 18.45 horas, antes da partida da comitiva para o Catar. Antes, o treinador já tinha falado à Sport TV e eis o que disse, nos dois momentos, sobre a polémica em torno de Ronaldo e sobre a condição física do astro português.
Na conferência de imprensa:
Sente-se obrigado a colocar Ronaldo a titular por tudo o que ele já fez?
«Obrigado?! Ninguém é obrigado a nada, mas todos os jogadores que aqui estão têm condições para jogar de início, mas não há obrigações do selecionador de jogar A ou B. Mal de mim se assim fosse…»
Entrevista teve impacto no balneário?
«Como dizia aqui ontem o João Mário, já estamos habituados que nas conferências de imprensa quatro ou cinco perguntas sejam sobre o Ronaldo... [A entrevista] É uma questão que não tem a ver connosco nem com a Seleção Nacional, zero, o jogador, o homem decidiu dar uma entrevista muito pessoal, nem fala da Seleção, e portanto temos de respeitar. Agora fala-se muito de tolerância, por isso, não vejo ninguém na Seleção a pensar nesse assunto ou a comentar esse assunto, pelo contrário.»
Ronaldo joga com a Nigéria?
«Para amanhã não vai estar pronto, está em repouso, como se sabe uma gastrite manda os jogadores muito abaixo fisicamente»
Ronaldo está mesmo com uma gastroenterite ou é uma desculpa?
[Risos] «Sim, está mesmo com uma gastroenterite e não pode treinar.»
Ronaldo informou a FPF da entrevista
«Não tinha de informar a mim ou à Federação. O Cristiano não é livre? O que é que isso tem a ver com a Seleção Nacional e afeta a Seleção Nacional. Não me interessa o que se diz lá fora, interessa-me o que se diz e se passa cá dentro. Não nos afeta rigorosamente nada, temos de compreender e respeitar a decisão dele. Percebo a pergunta, é o vosso trabalho, mas a mim não me afeta rigorosamente nada.»
Na flash-interview:
Entrevista de Ronaldo tem impacto?
«Temos de respeitar a entrevista dele, não tem nada a ver com a Seleção, tem a ver com o clube dele, resolveu fazer [a entrevista] e não tem impacto nenhum na Seleção, seguramente. Não só ele, todos os jogadores estão altamente focados e dão-me garantias absolutas para encararmos este Mundial com grande ambição.»