O FC Porto foi derrotado, esta terça-feira, em casa, pelo Atlético Madrid (1-2), na partida que encerrou a fase de grupos da Youth League, competição que replica em sub-19 a Liga dos Campeões.
Os jovens dragões, sob o comando de Nuno Capucho, entraram para este jogo já com a continuidade na prova assegurada, mas poderiam chegar ainda ao primeiro lugar do grupo, diferindo se seguiam diretamente para os oitavos de final ou se tinham de disputar o 'play-off'.
O Atlético Madrid, contudo, cedo se adiantou no marcador, logo aos 12 minutos, numa grande penalidade convertida por Niño (marcou o sétimo golo na presente edição da prova). Tentou reagir o FC Porto, mas só no início da segunda parte conseguiu bater o guardião colchonero, Alejandro Iturbe.
Numa jogada de insistência, após pressão alta, Tiago Andrade fez o golo do empate, que, no entanto, pouco durou no marcador, uma vez que, na jogada imediata, o Atlético Madrid viria a marcar novamente, por Rahiani.
Comandados pelo também ex-internacional espanhol Fernando Torres, o Atlético Madrid fechou-se e pouco mais arriscou, tapando os caminhos para a sua baliza, sem que os azuis e brancos conseguissem causar verdadeiro perigo. As contas do grupo estavam definidas: a equipa espanhola passa em 1.º com 15 pontos e segue para os oitavos de final, enquanto o FC Porto, com 12 pontos, vai para o ‘play-off’.
Recorde as incidências da partida em direto:
19.52 horas: Termina a partida, festa do Atlético Madrid, que vence por 2-1.
Vão jogar-se mais quatro minutos de compensação...
90 minutos: cartão amarelo a Joel Carvalho (FC Porto).
85 minutos: cartão amarelo a António Ribeiro (FC Porto).
77 minutos: cinco substituições de uma assentada: no Atl. Madrid saem Díaz Igual e Julio Diaz, entram Gonzalez e Gomez; no FC Porto saem Martim Fernandes, Umaro Candé e Bernardo Ferreira, entram Mariano Regal, Martim Silva e Alfa Baldé
72 minutos: Saem Mbomio e Niño, entram San José e Djorjevic (Atl. Madrid).
63 minutos: Dupla substituição no FC Porto, saem André Oliveira e Tiago Andrade e entram Joel Carvalho e Bruno Pires.
57 minutos: Si Urzain e entra El Jebari (Atl. Madrid).
48 minutos: Golo do Atl. Madrid! Na resposta, a equipa espanhola a chegar novamente à vantagem. Jogada rápida pela direita, cruzamento para a área, onde surge Rahiani a encostar para o fundo da baliza do FC Porto.
47 minutos: Golo do FC Porto! Tiago Andrade a marcar, após um primeiro remate ao poste da baliza do Atl. Madrid.
14.04 horas: Começa a segunda parte...
13.47 horas: Intervalo na partida. O Atlético Madrid a vencer por 1-0, golo de penálti, aos 12 minutos. Com este resultado, a equipa espanhola garante o primeiro lugar do grupo e segue diretamente para os oitavos de final, enquanto o FC Porto é remetido para o 'play-off'.
Mais um minuto de compensação...
45 minutos: Bom movimento de Tiago Andrade, dentro da área, mas o remate é defendido por Iturbe, a dois tempos.
38 minutos: Quase volta a marcar o Atl. Madrid. Cruzamento do lado esquerdo e vale o corte providencial de Gabriel Brás ao segundo poste.
20 minutos: O FC Porto a tentar reagir ao golo. Remate forte de Vasco Sousa, mas Iturbe defende.
12 minutos: Golo do Atl. Madrid, por Adrian Niño, de penálti.
11 minutos: Penálti assinalado contra o FC Porto! Remate contra Gabriel Brás, que o árbitro considera ter desviado com o braço.
9 minutos: Quase marca o FC Porto, remate de Umaro Candé, Iturbe defende e Tiago Andrade não consegue fazer a recarga para a baliza.
13 horas: Início da partida.
O FC Porto vai alinhar: Gonçalo Ribeiro; Martim Fernandes, David Vinhas, Gabriel Brás, Bernardo Ferreira, André Oliveira, António Ribeiro, Vasco Sousa, Rui Monteiro, Tiago Andrade e Candé.
Suplentes do FC Porto: Diogo Fernandes, Mariano Regal, Silva, Alfa Baldé, Joel Carvalho, Bruno Pires e Jesus Diaz.
Já o Atl. Madrid apresenta de início: Alejandro Iturbe; Mbomio, Boñar, Moreno e Julio Diaz; Santamaría, Gismera, Díaz Igual e Urzain; Niño e Ralhani.
Suplentes do Atl. Madrid: Esquivel, Gonzalez, Djorjevic, San José, El Jebari, Denia e Gomez.