Inácio Soares ganha em Vilankulo e colhe dividendos

Futebol Inácio Soares ganha em Vilankulo e colhe dividendos

FUTEBOL30.10.202217:14

Décima sétima jornada verdadeiramente atípica no campeonato moçambicano de futebol da 1.ª Divisão (Moçambola). À exceção do Black Bulls, que recuperou de uma desvantagem de uma bola sem para ganhar por 2-1, em Vilankulo, todos os outros concorrentes ao título, com maior destaque para a líder União Desportiva do Songo, perderam os seus jogos, facto que deixa tudo em aberto quanto ao desfecho da prova, a cinco jornadas do seu epílogo.

Triunfando, este domingo, na visita à Associação Desportiva de Vilankulo, com tentos de Hammed, aos 76 minutos, e de Melque, aos 84’, anulando o golo com que Betinho, aos 12’, abriu o ativo, a equipa treinada pelo português Inácio Soares acabou por colher dividendos dourados, estando neste momento a somente dois do UD Songo.

Trata-se de uma recuperação espetacular dos ‘touros, considerando que, a dada altura, chegou a ser cogitada a possibilidade de praticamente terem atirado a toalha ao chão na sua luta pela revalidação do título. Isto porque os hidroelétricos chegaram a registar uma vantagem de oito pontos, com a particularidade de, nos embates entre ambos, terem vencido os dois.

Para a União Desportiva do Songo, a deslocação a Quelimane foi um verdadeiro pesadelo. É que, a priori, nada indicava que fosse perder pontos frente ao modesto Matchedje de Mocuba, mas o certo é que os militares zambezianos ganharam de forma convincente por 2-0, golos de Edissone, aos 22 e 45 minutos.

Pesadelo foi também vivido por Costa do Sol e Ferroviário da Beira no norte de Moçambique. Os canarinhos foram derrotados pelo Ferroviário de Lichinga, por 1-3, com os golos da turma da casa a cargo de Djey (14’), Dhlakama (65’) e Mateus (83’), tendo Telinho reduzido para a sua equipa.

Já os locomotivas do Chiveve perderam ante o Ferroviário de Nampula por 1-2, tentos de Isac (18’) e Belito (47’), para a equipa do português Nélson Santos, e de Shelton (90+3’) para os beirenses.

Na Matola, a Liga Desportiva, de Dário Monteiro, empatou a zero com o Ferroviário de Maputo, mantendo-se na última posição da tabela e com hipóteses bastante diminutas de continuar no Moçambola no próximo ano.

Quem também se bate pela manutenção é o Incomáti de Xinavane, derrotado na deslocação a Nacala, por 0-1, com o Ferroviário a marcar por Gervásio, logo aos cinco minutos.

Resultados da 17.ª jornada:

Matchedje de Mocuba-UD Songo                                     2-0

AD Vilankulo-Black Bulls                                                   1-2

Ferroviário de Lichinga-Costa do Sol                                3-1

Ferroviário de Nampula-Ferroviário da Beira                    2-1

Ferroviário de Nacala-Incomáti de Xinavane                    1-0

Liga Desportiva-Ferroviário de Maputo                             0-0

Classificação: UD Songo, 39 pontos; Black Bulls, 37; Costa do Sol, 28; Ferroviário de Nampula, 27; Ferroviário de Lichinga (menos um jogo), 24; Ferroviário de Maputo, 24; Ferroviário de Nacala, 23; Ferroviário da Beira (menos dois jogos), 18, AD Vilankulo (menos um jogo), 16; Incomáti de Xinavane, 16; Matchedje de Mocuba, 13 e Liga Desportiva de Maputo, nove.