Pérola de 17 anos é alvo do Barcelona, mas inspira-se em Cristiano

At. Paranaense Pérola de 17 anos é alvo do Barcelona, mas inspira-se em Cristiano

INTERNACIONAL29.10.202214:32

O Barcelona já trabalha tendo em vista a próxima época e está de olho em mais um prodígio do Brasil: Vítor Roque, 17 anos, avançado do Athletico Paranaense.

A equipa treinada por Luiz Felipe Scolari disputa esta noite a final da Taça Libertadores com o Flamengo e Vítor, apesar da idade e de apenas uma época como profissional (contrato até 2027) depois de ter feito a formação no Cruzeiro, está preparado para dar o salto para a Europa.

Tem 13 golos marcados em todas as competições e ajudou a equipa a chegar à final, batendo o Palmeiras. De acordo com o jornal Mundo Deportivo (que também tem uma entrevista com o jovem jogador) o Barcelona aprecia-lhe todas as qualidades: muita capacidade de golo, rápido, ágil e disciplinado, e tem o aval de Deco, ‘olheiro’ do Barça no Brasil.

O seu ídolo, no entanto, brilhou no rival, que também está interessado. Quando se lhe pede uma comparação com outro jogador, não hesita: «Gosto muito de Cristiano Ronaldo. É uma inspiração pelo sei trabalho, desde criança.»

Prefere então o Real Madrid por isso? «Não tenho preferências, gosto de todos os grandes clubes da Europa. É um sonho, para qualquer miúdo que joga no Brasil, dar o salto para um grande da Europa. Tenho de trabalhar para que quando essa oportunidade chegar eu esteja pronto», refere, garantindo que a sua cláusula de rescisão no Athletico é «bastante» mais baixa do que a de 300 milhões que tinha no Cruzeiro para clubes estrangeiros.   

Com 17 anos, sublinha-se, Vítor já foi treinador pelo antigo selecionador Vanderlei Luxemburgo e agora tem Scolari. Falou sobre o que aprendeu com eles. «Luxemburgo e ‘Felipão’ são dois homens incríveis, com quem me senti muito à vontade. Aprendi muito com eles e vou continuar a trabalhar para aprender mais. Eles não gostavam que eu jogasse tocado [com lesão], queria jogar sempre. Felipão diz-me para ter calma, que com trabalho tudo vem na hora certa.»