Tinoco fecha Euro de Pool com a sua terceira medalha e quarta de Portugal

Bilhar 18.10.2022 15:42
Por António Barroso

Uma medalha de bronze de Jorge Tinoco na disciplina de ‘Bola 9’ – a sua terceira em cinco eventos do torneio, após a de bronze na prova por Equipas (Portugal) e outra de prata na disciplina de ‘Bola 10’ encerrou, com quarto pódio para as cores lusas, a participação lusa nos Campeonatos Europeus de Pool de Seniores (mais de 45 anos), prova organizada pela European Pocket Billiards Federation (EPBF) e que decorreu de 8 a 15 do corrente mês em Lasko (Eslovénia).


No último dia de jogos no hotel Thermana, a 15 do corrente mÊs, Jorge Tinoco derrotou o alemão Markus Kamuf nos oitavos de final por 8-0 e nos ‘quartos’, para acesso às meias-finais – que garantiam desde logo medalha de bronze mínima para os dois vencidos nesta fase, não há jogo de atribuição de terceiro e quarto lugares – bateu o finlandês Valtteri Virtanen por 8-2.


O sonho de mais uma final, após a prata em ‘Bola 10’, diluiu-se às mãos do espanhol Francisco Diáz-Pizarro, nas meias-finais: 4-8, medalha de bronze, a terceira medalha de Tinoco nos Europeus, uma delas por Equipas (Portugal), a que se juntou o bronze de Henrique Correia na disciplina de ‘Bola 8’.


Manuel Pereira, que também chegara ao derradeiro dia de provas na ‘Bola 9’, ainda venceu nos oitavos de final o suíço Murat Ayas por 8-5, mas no jogo para assegurar uma medalha, nos quartos de final, foi batido pelo italiano Riccardo Sini.


Portugal terminou assim em sétimo no medalheiro geral dos Europeus de Lasko, com quatro medalhas conquistadas pelo trio de atletas nacionais nas quatro provas individuais, mais a 11.ª medalha em 12 participações lusas na competição por Equipas.


A Alemanha, com nove medalhas (três de ouro, duas de prata e quatro de bronze) em ambos os sexos foi a vencedora, mas em número total de pódios, apesar do sétimo lugar, logo a seguir veio Portugal, com quatro, mesmo sem representantes femininas a competir pelo País.


Isto enquanto a luso-britânica Alexandra Cunha – nascida em Portugal e radicada em Inglaterra -, que há tinha sido medalha de prata em ‘Bola 8’ e bronze em ‘Bola 10’ conseguiu, também, a sua terceira medalha, no concurso individual feminino de ‘Bola 9’.


No último dia de provas e jogos no hotel Thermana de Lasko, venceu nos quartos de final a italiana Cristina Moscetti por 6-3, garantindo no mínimo o bronze. Viria a cair nas meias-finais, às mãos da norueguesa Ine Helvik, por 4-6. Mas garantiu as três medalhas que o Reino Unido conquistou no evento.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal