Pereira e Tinoco a duas vitórias de medalha no Euro

Bilhar 14.10.2022 19:20
Por António Barroso

Manuel Pereira e Jorge Tinoco apuraram-se esta sexta-feira para os oitavos de final do concurso individual da disciplina de ‘Bola 9’, última das cinco provas dos Campeonatos Europeus de Pool de Seniores (mais de 45 anos), que vão terminar sábado, dia 15 do corrente mês, em Lasko, na Eslovénia, e estão a duas vitórias de assegurarem mais medalhas para Portugal no fecho do evento


Foi ainda na noite de quinta-feira que se iniciaram as provas de ‘Bola 9’ (94 jogadores). E como não há jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares – chegar às ‘meias’ vale, desde logo, medalha de bronze como mínimo -, a Manuel Pereira e Jorge Tinoco bastam duas vitórias no sábado para Portugal se despedir dos Europeus em beleza, com mais medalhas.


Ainda na noite de quinta-feira, e nesta ‘Bola 9’, Manuel Pereira – medalha de bronze por Equipas (Portugal) já na Eslovénia - bateu o finlandês Valtteri Virtanen por 8-7. O português voltou a jogar ao final da manhã desta sexta-feira e venceu o húngaro András Varadi por 8-4: estava nos ‘16avos’.


Ao final da tarde deste dia, Pereira suplantou o alemão Harald Stolka – bicampeão europeu,’14+1’ e ‘Bola 10’ já nestes Europeus da Eslovénia… -, a quem venceu por 8-4. Nos oitavos de final, Manuel Pereira defronta na manhã de sábado (9 horas em Portugal continental) o suíço Murat Ayas.


Já Jorge Tinoco perdeu, ainda na quinta-feira, ante o alemão Reiner Wirsbitzki por 3-8. Na manhã desta sexta-feira, nas repescagens, venceu o esloveno Zdenko Lisik por 8-2. À tarde, o turco Emir Ahmet Konuklu (8-3), o húngaro Csaba Nagy (8-2) e o norueguês Jorgen Nielsen (8-1) sucumbiram sucessivamente – e por esta ordem - às mãos do lisboeta radicado em Lagos, já medalha de prata na ‘Bola 10’ e de bronze por Equipas (Portugal) nestes Europeus da Eslovénia, onde aponta a terceira medalha em cinco eventos. Tinoco jogará os ‘oitavos’ sábado (9 horas de Portugal continental) ante o alemão Markus Kamuf.


E vão 32 medalhas para Henrique Correia!


Quanto a Henrique Correia, defrontou o alemão Timo Hofmann, ainda na noite de quinta-feira e perdeu 6-8. Voltou a jogar cedo na manhã desta sexta-feira, ante o turco Selim Sozen: desaire por 2-8 colocou ponto final na participação do vianense nestes Europeus, em que foi quinto no ‘14+1’ (ou ‘Straight Pool’), bronze em ‘Bola 8’ e também bronze por Equipas (Portugal).


Henrique Correia soma agora 32 medalhas em Europeus de Pool, 19 individuais e 11 por equipas (Portugal), a que soma mais duas em singulares numa outra disciplina do Pool, ‘BlackBall’, também organizada pela European Pocket Billiards Federation (EPBF). Notável.


Alexandra Cunha ainda na corrida a terceiro pódio na Eslovénia


Em femininos (14 competidoras), também na ‘Bola 9’, esta sexta-feira a luso-britânica Alexandra Cunha, a competir pelo Reino Unido, teve sortes diferentes ante duas alemãs: venceu Birgit Heidorn por 6-5, perdeu para Susanne Wessel (4-6), e foi relegada para as repescagens.


Alexandra defronta na manhã de sábado (11 horas em Portugal continental) a vencedora do embate entre a francesa Nathalie Rohmer e a italiana Cristina Moscetti de novo para um lugar nas meias-finais… e por terceira medalha garantida nestes Europeus da Eslovénia, após já ter averbado bronze na ‘Bola 10’ e prata em ‘Bola 8’.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal