Bronze para Correia nos Europeus de Pool

Bilhar 13.10.2022 16:24
Por António Barroso

O vianense Henrique Correia garantiu esta quinta-feira para Portugal a terceira medalha - segunda em concursos individuais - nos Campeonatos da Europa de Pool de Seniores (mais de 45 anos), em curso até sábado, dia 15 do corrente mês, ao conquistar o bronze na disciplina de ‘Bola 8’, em Lasko (Eslovénia).


Após o quinto lugar na disciplina de ‘14+1’ (ou ‘Straight Pool’) e do bronze para Portugal por Equipas – em equipa com Manuel Pereira e Jorge Tinoco -, o experiente ás do pano azul lusitano conseguiu, à quarta das cinco provas dos Europeus, segunda medalha para si, ao atingir as meias-finais da prova, onde não há jogo do terceiro e quarto lugares: chegar às ‘meias’ garante mínimo de bronze.


Nos 16avos de final da ‘Bola 8’ – a disciplina do pool mais popular em Portugal, embolsar um grupo de sete bolas numeradas, ou da 1 à 7 ou da 9 à 17, e a bola preta, número 8, por último -, de manhã, Correia suplantou o francês Vincent Facquet por 7-3, e logo depois, nos ‘oitavos’, o finlandês Valtteri Virtanen por claros 7-1.


A vitória que garantia medalha, nos quartos de final, chegou, sofrida (7-5), ante o polaco Dominik Zajac, a meio do dia. O sonho de Henrique disputar a final morreu nas ‘meias’, às mãos de outro polaco Roman Wasilewski: derrota por 5-7, medalha de bronze.


Ainda na ‘Bola 8’, no quadro final de 32 jogadores, Manuel Pereira bateu o francês Michel Natali por 7-3 e Jorge Tinoco bateu o polaco Tomasz Bak 7-2. Por capricho do sorteio, Tinoco e Pereira tiveram de medir forças nos ‘oitavos’, com vitória de Jorge Tinoco (7-2).


Tinoco, lisboeta de há muito radicado em Lagos – e já medalha de bronze na ‘Bola 10’, além de outra de bronze por Equipas (Portugal) caiu nos ‘quartos’, já na luta por medalhas, e apenas na ‘negra’ (6-7) ante o alemão Reiner Wirsbitzki: quinto lugar na ‘Bola 8’, entre 94 competidores.


Prata depois de bronze para Alexandra Cunha


Nascida em Portugal e radicada em Norfolk (Inglaterra), a luso-britânica Alexandra Cunha, já medalha de bronze na prova feminina de ‘Bola 10’ dos Europeus em Lasko, somou, também, segunda medalha, agora na ‘Bola 8’, no evento organizado peLA European Pocket Billiards Federation (EPBF).


Já com o bronze garantido como patamar mínimo na ‘Bola 8’, Alexandra Cunha jogou as meias-finais diante da alemã Birgit Heidorn e venceu por 5-3, disputando, durante a tarde desta quinta-feira, e já com prata assegurada no pior cenário, jogou a final, diante da neerlandesa Melissa Rademakers, que foi mais forte e venceu por 1-5. Prata para Cunha.


Esta quinta-feira, inicia-se ainda ao final da tarde, o último de quatro concursos individuais: a disciplina de ‘Bola 9’. Na prova masculina, Manuel Pereira defronta o finlandês Valtteri Virtanen às 19.30 horas locais (menos uma em Portugal continental), e Jorge Tinoco o alemão Reiner Wirsbitzki, à mesma hora em que Henrique Correia se inicia também nesta prova (20.30 horas de Portugal continental), ante outro germânico, Timo Hofmann.


Em femininos, também na ‘Bola 9’, sexta-feira, dia 14, a luso-britânica Alexandra Cunha espera a vencedora do duelo entre a francesa Nathalie Rohmer e a alemã Birgit Heidorn, em jogo agendado para as 13.15 horas de Portugal continental.


Três medalhas de bronze para Portugal – por Equipas, Tinoco na ‘Bola 10’ e Correia na ‘Bola 8’ -, mais duas para a luso-britânica Alexandra Cunha (que compete pelo Reino Unido, não por Portugal) são apreciável pecúlio no Euro, que terminará no sábado.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal