FIFA 23: fim de um ciclo em grande estilo

Videojogos FIFA 23: fim de um ciclo em grande estilo

VIDEOJOGOS04.10.202218:32

O FIFA está de volta, mas este será o último jogo com o nome de FIFA. A colaboração entre o organismo que rege o futebol mundial e a Electronic Arts (EA), que durou 30 anos, irá terminar. Foi revelado que o próximo jogo passará a ser chamado EA Sports FC, que irá focar-se nos diversos modos online.

A EA Vancouver prosseguiu a tentar melhorar os aspetos gráficos para tentar diminuir a distância entre o videojogo e a realidade. Todos os fãs deste série vão perceber que existiu uma evolução face ao anterior capítulo. Em termos de jogabilidade com as fintas a serem mais fáceis de realizar, as entradas dão a sensação de serem mais fortes e os cruzamentos parecem que estão mais acessíveis até para um principiante. Essa situação irá sempre ajudar a trazer mais 'gamers' para o universo do FIFA.

No capítulo anterior desta ‘franchise’, chegou o Hypermotion, que ajudou a melhorar bastante as ações dos jogadores. Agora, temos acesso à segunda versão e as animações dos jogadores estão ainda mais realistas e têm mais reações mediante as situações. Talvez tenha mesmo tornado o jogo mais físico. Gosto também da forma como a bola reage quando atinge alguma parte do jogador. Também é verdade que isso às vezes provoca grandes confusões.

Outra novidade é o ‘Power shot’. Onde temos a hipótese de fazer um remate fortíssimo, mas é preciso levar em conta que para fazer este remate especial, que faz lembrar a série japonesa do Tsubasa, é preciso ter alguma atenção. Ao carregar ao mesmo tempo no R1 e L1 vai surgir uma pequena barra que vai enchendo, mas atenção não é preciso encher na totalidade para ter um remate explosivo. Se encher demasiado vai acabar por sair por cima. Depois, este remate não tem nenhum tipo de assistência, pelo que é preciso ter pontaria para não desperdiçar essa oportunidade. Ao mesmo é preciso também levar em conta que ficamos à mercê dos defesas contrários, porque demora ligeiramente a carregar. É uma novidade neste jogo, mas que fez lembrar outros títulos do passado. É uma adição que aumenta a diversão e isso é o mais importante.

A evolução também está presente nos lances de bola parada, onde agora podemos definir melhor onde queremos que a bola vá. Isso ajuda, obviamente, na definição da jogada.

Para jogar o FIFA 23 é necessário o Playstation Plus, que é um serviço de subscrição com diversos níveis, que te oferece também jogos gratuitos todos meses e onde podes também ter acesso a jogos das gerações mais antigas da Playstation. Estão disponíveis centenas de títulos e muitos clássicos do passado da Sony.

É inevitável abordar um dos aspetos mais importante e com milhões de fãs. A Ultimate Team é um modo de jogo que a maioria dos ‘gamers’ quer rapidamente começar a tentar criar a derradeira equipa, com os melhores jogadores do mundo. Para isso é também possível ir à Playstation Store adquirir FIFA points para comprar ‘packs’ de jogadores. Uma das mudanças é que a partir desta versão se o jogador for do mesmo país, campeonato irá aumentar a sua ligação e isso ajuda muito.   

Também foi introduzido o ‘Moments’, onde é preciso cumprir desafios para receber recompensas. Neste modo de jogo, temos acesso a diversos cenários para atingir os objetivos. Se tivermos sucesso ganhamos recompensas e podemos comprar ‘packs’. O modo de futebol feminino também evoluiu e temos acesso às principais ligas.

É claro que o VOLTA está de regresso, é uma versão mais das ‘arcadas’ para o FIFA, onde é possível fazer todo o tipo de truques, num recinto mais pequeno. Temos diversos desafios para alcançar. Prossegue também o modo carreira de um jogador, onde vais evoluindo o teu ‘player’ fazendo os exercícios no treino, os objetivos nos jogos, nomeadamente passes e golos.

No FIFA 23 o ambiente dos estádios, os aspetos sonoros, os adeptos nas bancadas estão incrivelmente realistas e muito bem trabalhados. Todos os fãs desta ‘franchise’ não vão ficar desiludidos com o que vão encontrar. O jogo prossegue a evoluir, a ganhar mais e mais conteúdo.

Os ‘gamers’ podem comprar o FIFA 23 nas habituais lojas ou então na Playstation Store e têm acesso a diversas versões para a Playstation 4 e para a Playstation 5

Vão estar disponíveis as seguintes edições:

Standard Edition (PS5), 79,99 euros

EA SPORTS FIFA 23 PS5

Jogador TOTW 1 Não Trocável

Item por Empréstimo Kylian Mbappé

Escolha Jog. Emprestado Embaixador FUT

Talento Local no Modo Carreira

Standard Edition (PS4), 69,99 euros

EA SPORTS™ FIFA 23 PS4™

Item de Jogador TOTW 1 Não Trocável

Item por Empréstimo Kylian Mbappé

Escolha Jog. Emprestado Embaixador FUT

Talento Local no Modo Carreira

Ultimate Edition, 99,99 euros

FIFA 23 PS4 e FIFA 23 PS5

4600 FIFA Points

3 Dias de Acesso Antecipado

Item A Observar FUT Não Trocável

Jogador TOTW 1 Não Trocável

Item de Jogador Emprestado Mbappé

Escolha Jog. Emprestado Embaixador FUT

Talento Local no Modo Carreira