Pool Masters e ‘bis’ do Boavista nas Supertaças em Gaia

Bilhar 27.09.2022 15:51
Por António Barroso

A formação de Pool Feminino do Clube de Bilhar Pool Master e as equipas de Pool Masculino e Pool Português (PT) do Boavista arrecadaram as primeiras três Supertaças da época 2021/22 da Federação Portuguesa de Bilhar, cuja decisão ocorreu nas instalações do ISLA  - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, em Gaia, durante o fim-de-semana de dias 24 e 25 do corrente mês.


A primeira Supertaça da época finda, no Pool Masculino, teve decisão apenas nos ‘penáltis’ (embolsar a bola preta do ponto superior do triângulo da zona onde se colocam as bolas na mesa) entre axadrezados e estudantes. Na disciplina de ‘Bola 8’, Pedro Teixeira, da Académica, foi batido pelo australiano Vincent Calabrese, da formação do Bessa, por 7-8.


Os coninbricenses igualaram a contenda 1-1 com a vitória de Manuel Pereira ante João Sousa por 9-7 em ‘Bola 9’, e passaram para a frente no marcador (2-1) ainda no segundo jogo desta mesma ‘Bola 9’, com Tomás Ribeiro a vencer Pedro Pereira por 9-6.


Valeu à formação da cidade invicta Samuel Santos, que, na disciplona de ‘Bola 100, venceu também na ‘negra’ (7-8) João Cardoso, dos estudantes, e fez o 2-2. Tudo para decidir nos penáltis, nos quais João Sousa se superiorizou a Manuel Pereira (1-0), dando o triunfo (3-2) e o troféu ao Boavista.


Ainda em Gaia, e no Pool Feminino, o CB Pool Masters triunfou por 2-0 sobre o FC Porto e levou a Supertaça, graças a triunfos de Helena Moreira sobre Inês Silva, dos dragões, na ‘Bola 8’ (5-4), e de Sérgia Queirós ante Mariana Marinho, do FC Porto, na ‘Bola 9’, por claros 6-2, a selar o 2-0 e a vitória.


O ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia de Gaia assistiu ainda à entrega da terceira de cinco Supertaças, a encerrar a época 2021/22 da FPB, na variante do Pool Português, com o Boavista a bisar em Supertaças na época ao bater o Bolas Virtuais por concludentes 9-1.


Pelos axadrezados, João Sousa bateu Ilberto Marco Pereira e Carlos Gonçalves, enquanto Samuel Santos levou sucessivamente de vencida Miguel Ângelo Mendes e Marco Manuel Faria. Já Bruno Fumega também não cedeu qualquer partida (e ponto) diante de Carlos Gonçalves e Miguel Ângelo Mendes.


Vitórias de Pedro Pereira ante Marco Manuel Faria, de João Sousa sobre Carlos Gonçalves e de Vincent Calabrese perante João Manuel Silva permitiram ao Boavista fechar com nove pontos a dezena de jogos: o ponto de honra do Bolas Virtuais, de Braga, coube a Ilberto Marco Pereira, ao vencer Pedro Pereira.


A época 2022/23 da FPB encerra-se no próximo domingo, 2 de outubro, ainda no ISLA - Instituto Superior Politécnico e de Tecnologia de Gaia, com a disputa das Supertaças por Equipas de Carambola, entre FC Porto e Leça, e de Snooker, esta opondo a Associação Académica de Coimbra, ao Boavista Futebol Clube, ambas às 15 horas, e com entrada gratuita a todos os interessados.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal