«A vida simples liberta-te»: o dia a dia de um campeão

Atletismo 26.09.2022 08:11
Por Nuno Paralvas

Eliud Kipchoge estabeleceu novo recorde mundial da maratona, cortando a meta, ontem, nas Portas de Brandenburgo, Berlim, com o tempo de 2:01.09 horas, retirando 30 segundos à anterior melhor marca para os 42,195 quilómetros que lhe pertencia desde 2018 e que fixou também na capital da Alemanha.


O queniano de 37 anos acabou a prova com menos 4’49’’ do que o compatriota Mark Korir. Desvalorizara, na véspera, a possibilidade de bater o recorde do mundo, mas logo avisou que desconhecia os limites dele. 


Kipchoge, recorde-se, correu os 42,195 quilómetros, em Viena, em 1:59.40 horas, mas o tempo não foi reconhecido pela IAAF, por não ser prova oficial: fechada a outros participantes, beneficiou de ajudas ilegais, entre as quais uma equipa de lebres, um carro a cortar o vento e um laser a marcar o ritmo.


«O que me motiva é a minha família. Quero continuar a inspirar os jovens», disse Kipchoge, no final da prova. Humildade é característica forte da personalidade de alguém que começou a correr, em criança, quando tinha de percorrer largos quilómetros até à escola. Casado e pai de três filhos, vive durante cerca de 300 dias por ano, segundo a BBC, no centro de treino de Kaptagat, Quénia, a cerca de 30 quilómetros da família.


«A vida simples liberta-te» é o lema dele. Reportagem da revista Runner’s World deu conta de que se levanta às 5 da manhã, antes de o sol nascer, respeita um regime de treino rigoroso e uma dieta simples - bebe leite das vacas que pastam na aldeia, come arroz, ugali (bolo de farinha de milho) com legumes e estufados, e alguma carne de vaca. Participa em tarefas do centro de treinos, como limpar as casas de banho, cortar legumes para o jantar comunitário ou arranjar jardins.


Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal