Arranca a Liga mais equilibrada do País

Liga 3 19.08.2022 10:00
Por Nuno Raposo

Começa hoje, às 18 horas, com um SC Braga B-Varzim - referente à Série A da prova que num primeiro momento tem as 24 equipas divididas em duas séries; os quatro primeiros de cada uma apuram-se para a Fase de Subida e os oito restantes jogarão a Manutenção e Descida -, a Liga 3, que em 2021/2022 foi, de acordo com um estudo do Portugal Football Observatory, unidade da Federação Portuguesa de Futebol, o campeonato de futebol sénior masculino mais equilibrado em Portugal.


O estudo agora revelado teve em conta três categorias de resultados - equilibrados (empate ou diferença até dois golos), desequilibrados (diferença de três ou quatro golos) e muito desequilibrados (diferença de cinco ou mais golos) - e chegou à conclusão que a percentagem de resultados equilibrados na Liga 3 foi de 95 por cento, sendo o 1-0, o 2-1 e o 1-1 os mais frequentes. A Liga Bwin, por outro lado, teve 85 por cento de jogos equilibrados, encontrando-se por isso na parte final da classificação do estudo do Portugal Football Observatory. A Liga Sabseg (Liga 2) aparece na segunda posição, com 90 por cento de desafios equilibrados. O terceiro lugar é ocupado pelo Campeonato de Portugal, prova também organizada pela FPF, em que se registaram, durante a época passada, 88 por cento de jogos equilibrados.


O estudo revela também que a Liga 3 foi, entre as quatro competições analisadas, a única em que não ocorreu qualquer jogo muito desequilibrado - diferença de cinco ou mais golos -, sendo que a Liga 2 teve apenas uma partida com resultado tão desnivelado. Na Liga Bwin aconteceu nove vezes e no Campeonato de Portugal 16. Na Liga 3 o estudo verificou ainda um ligeiro acréscimo de competitividade da primeira para a segunda fases, altura em que apenas ocorreram três resultados desequilibrados - jogos que tenham terminado com diferença de três ou mais golos.
 

Série A
1.ª jornada


SC Braga B-Varzim    Hoje, 18 h
Felgueiras SAD-Sanjoanense    Amanhã, 11 h
Fafe-S. João Ver    Amanhã, 17 h
Anadia-Montalegre    Amanhã, 17h
V. Guimarães B-Canelas    Domingo, 17 h
Paredes-Länk Vilaverdense    Domingo, 17 h


Série B
1.ª jornada


Belenenses-Académica    Amanhã, 17 h
Sporting B-Moncarapachense    Amanhã, 17 h
Amora-Alverca    Amanhã, 19.30 h
Fontinhas-Caldas    Domingo, 11 h
Ol. Hospital-Real    Domingo, 17 h
UD Leiria-V. Setúbal    Domingo, 17 h

Ler Mais
Comentários (2)

Últimas Notícias