Zhao e Bingham caem no European Masters

Snooker 18.08.2022 22:20
Por António Barroso

O veterano inglês Robert Milkins, de 46 anos, 27.º do ranking e campeão do Open de Gibraltar, protagonizou a maior surpresa nos jogos desta quinta-feira relativos aos 16avos de final do Masters da Europa, a decorrer em Fürth (Alemanha) até domingo, dia 21 do corrente mês, ao vencer na ‘negra’ (5-4) e eliminar do torneio o número seis mundial, o chinês Zhao Xintong, de 25 anos (vencedor do UK Championship e German Masters).


Sensacional proeza – mais uma – para ‘O leiteiro’ (‘The Milkman’, sua alcunha), que irá agora medir forças sexta-feira, nos ‘oitavos’, com Barry Hawkins.


Noutro dos duelos mais aguardados do dia, que igualmente não desiludiu as expetativas e só acabou no derradeiro ‘frame’ (5-4), mais um campeão do Mundo foi para casa: o inglês Stuart Bingham, de 45 anos (em 2015), 13.º da hierarquia, despediu-se do Stadhalle da cidade alemã, às mãos do compatriota Ali Carter, de 43 anos, 20.º do ranking mundial.


Quanto aos restantes favoritos ainda em prova, ditaram leis. O inglês Judd Trump, de 32 anos, segundo do ranking (e campeão mundial em 2019) venceu o compatriota Andrew Higginson, de 44 anos, por 5-3: segue-se mais um inglês no seu caminho nos oitavos de final, Farakh Ajaib, de 31 anos… e a certeza de nos ‘quartos’, também a jogar ainda na sexta-feira, continuar entre compatriotas – o vencedor do duelo medirá forças com Robert Milkins ou Barry Hawkins.


Mas o tricampeão mundial (2000, 2003 e 2018) galês Mark Williams, de 47 anos, sétimo do ranking, o inglês Kyren Wilson, de 30 anos, oitavo da tabela (e vice-campeão mundial em 2020), o chinês Yan Bingtao (15.º do ranking) e o campeão mundial de 2005, o inglês Shaun Murphy, de 39 anos, décimo da tabela mundial, continuam numa prova de prognóstico imprevisível, na qual compete ainda, também, um clássico e inevitável do circuito, o galês Ryan Day…


Shaun Murphy diante de Kyren Wilson, os mesmos protagonistas de uma das meias-finais do Mundial-2021, surge como o ‘jogo do dia’ e da ronda dos oitavos de final, na sexta-feira (14.30 horas de Portugal continental).


Galês Liam Davies campeão mundial sub-16 em Bucareste


Em ação no Stadhalle de Fürth, e no torneio, continua o árbitro internacional português André Santos: o algarvio, juiz de Classe 1, dirigiu esta quinta-feira neste European Masters o jogo entre o jovem chinês Wu Yize e o inglês Rory McLeod (5-0) e continua a impressionar os responsáveis pela arbitragem da World Snooker.


O European Masters, prova da época 2022/23 da World Snooker, pontua para o ranking, iniciou-se dia 16 e decorre até domingo, dia 21 do corrente mês, no Stadhalle, em Fürth (Alemanha).


O torneio distribui £427 mil (€507.078) de prémios, dos quais £80 mil (€95.003) para o campeão. O vencedor da prova, transmitida em direto para Portugal (EuroSport) sucederá ao campeão de 2021/22, o chinês Fan Zhengyi: venceu Ronnie O’Sullivan por 10-9 na final, então em Milton Keynes, na Inglaterra.


Até aos quartos de final (inclusive) os jogos são à melhor de nove ‘frames’: vence o primeiro a ganhar cinco (de 5-0 a possíveis 5-4).


Na sexta-feira, dia 19 do corrente mês, os profissionais ainda no torneio terão duas rondas da prova, jogando os oitavos de final nas sessões matinal (10 horas de Portugal continental) e da tarde (14.30 horas), com os ‘quartos’ a partir das 19 horas.


À margem de Fürth, mas ainda snooker, esta quinta-feira, o galês Liam Davies sagrou-se campeão mundial amador de sub-16, ao vencer na final dos Campeonatos da Mundo da International Billiards and Snooker Federation (IBSF), que decorrem em Bucareste (Roménia) até dia 27 do corrente mês, o húngaro Bulcsú Révész, por 4-2.


Jogos desta 5.ª feira, 16avos de final (apurados a negro):

Si Jiahui-Xiao Guodong, 5-3

Wu Yize-Rory McLeod, 5-0

Ali Carter-Stuart Bingham, 5-4

David Grace-Jackson Page, 5-0

Farakh Ajaib-Marco Fu, 5-3

Ricky Walden-Yan Bingtao, 0-5

Scott Donaldson-Ryan Day, 2-5

Judd Trump-Andrew Higginson, 5-3

Stuart Carrington-Barry Hawkins, 1-5

Robert Milkins-Zhao Xintong, 5-4

Jamie Jones-Mark Joyce, 5-1

Daniel Wells-Gary Wilson, 5-2

Chris Wakelin-Shaun Murphy, 3-5

Jimmy Robertson-Kyren Wilson, 2-5

Mark Williams-Dominic Dale, 5-3

Jack Lisowski-Zhou Yuelong, 1-5


- European Masters, jogos de 6.ª feira (hora de Portugal continental):

- Oitavos de final:

Ryan Day-Wu Yize (10 horas)

Ali Carter-David Grace   

Judd Trump-Farakh Ajaib     

Barry Hawkins-Robert Milkins

Daniel Wells-Si Jiahui (14.30 horas)   

Shaun Murphy-Kyren Wilson  

Mark Williams-Zhou Yuelong 

Yan Bingtao-Jamie Jones


- Quartos de final (19 horas):

Daniel Wells/Si Jiahui-Shaun Murphy/Kyren Wilson

Ryan Day/Wu Yize-Ali Carter/David Grace

Judd Trump/Farakh Ajaib-Barry Hawkins/Robert Milkins

Mark Williams/Zhou Yuelong-Yan Bingtao/Jamie Jones

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias