Jorge Jesus evita derrota nos descontos

Fenerbahçe 08.08.2022 22:04
Por Eduardo Pedrosa Marques

O Fenerbahçe empatou (3-3) na receção ao Umraniyespor, numa partida relativa à jornada inaugural do campeonato turco, realizada na noite desta segunda-feira, no Estádio Sukru Saracoglu, em Istambul.


Diante de um adversário que subiu esta época ao principal escalão do futebol da Turquia, Enner Valencia inaugurou o marcador aos 19 minutos, de penálti, mas os forasteiros chegaram ao empate à passagem da meia hora, com Tomislav Glumac, de cabeça, a dar o melhor seguimento a um cruzamento da esquerda de Ermir Lenjani.


Depois do tento da igualdade, refira-se, os comandados de Jorge Jesus baixaram a intensidade, expondo-se, inclusivamente, à reviravolta, mas ao cair do pano da primeira parte, Enner Valencia bisou e levou o Fenerbahçe a vencer para o intervalo.


Na segunda parte, e quando se esperava que a turma orientada pelo técnico português surgisse motivada pela vantagem, podendo até aumentá-la, foi o Umraniyespor que voltou a festejar, aos 67 minutos, quando Valentin Gheorghe, acabado de entrar, rematou de primeira, à entrada da área, não dando hipótese de defesa a Altay Bayindir.


E a surpresa foi ainda maior seis minutos depois, uma vez que o emblema recém-promovido à elite turca logrou mesmo passar para a frente do marcador: penálti cometido por Luan Peres e Antonio Mrsic, chamado à conversão, não perdoou e serlou a reviravolta.


Jorge Jesus acabou por ser salvo nos descontos, no segundo dos sete minutos dados pelo árbitro da partidda, quando Mergim Berisha, depois de um excelente trabalho individual de Miha Zajc, rematou de pronto para o 3-3 final.


O Fenerbahçe não conseguiu acompanhar a entrada triunfal dos seus adversários diretos no campeonato - Basaksehir, Trabzonspor, Besiktas e Galatasaray, os principais candidatos ao título venceram na jornada inaugural - e parte, já, em desvantagem perante os seus concorrentes.


A próxima partida do Fenerbahçe está agendada para quinta-feira (18 horas), no terreno do Slovácko, na segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Já a 2.ª jornada da Liga Turca será jogada na próxima segunda-feira (19.45 horas), no reduto do Kasimpasa.


Recorde o filme do jogo:


Final da partida! Fenerbahçe 3 Umraniyespor 3.


90+5 minutos: Cartão amarelo a Ferdi Kadioglu.


90+2 minutos: Golo do Fenerbahçe! Belo trabalho individual de Miha Zajc e Mergim Berisha, já dentro da área, rematou forte para o 3-3.


Sete minutos de tempo adicional mínimo concedidos a esta segunda parte.


88 minutos: Substituição no Umraniyespor, com a saída de Serkan Goksu para a entrada de Fatih Sanliturk.


87 minutos: Remate forte de Serdar Dursun, de pé esquerdo, e Serkan Kirintili, à segunda, consegue evitar o golo do Fenerbahçe.


83 minutos: Cartão amarelo a Mergim Berisha.


83 minutos: Erro de Serkan Goksu e Mergim Berisha, na cara de Serkan Kirintili, remata a rasar o poste direito da baliza do conjunto forasteiro. 


81 minutos: Livre direto de Mergim Berisha, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza de Serkan Kirintili.


79 minutos: Substituição no Umraniyespor, com a saída de Antonio Mrsic para a entrada de Isaac Sackey.


77 minutos: Cartão amarelo a Gustavo Henrique.


76 minutos: Cartão amarelo a Emre Nefiz e a Lincoln.


74 minutos: Dupla substituição no Fenerbahçe, com as saídas de Joshua King e de Diego Rossi, para as entradas de Mergim Berisha e de Serdar Dursun.


73 minutos: Golo do Umraniyespor! Na transformação do penálti, Antonio Mrsic não dá hipótese de defesa a Altay Bayindir: bola para um lado, guarda-redes para o outro. 2-3.


70 minutos: Cartão amarelo a Luan Peres.


70 minutos: Penálti para o Umraniyespor! 


67 minutos: Golo do Umraniyespor! Canto da direita de Oguz Gurbulak, marcado de forma atrasada, para a entrada da área, onde Valentin Gheorghe, de primeira, rematou cruzado, sem hipótese de defesa para Altay Bayindir. 2-2.


64 minutos: Tripla substituição no Umraniyespor, com as saídas de Del Valle, Durel Avounou e Geraldo, para as entradas de Onur Ayik, Valentin Gheorghe e Emre Nefiz.


63 minutos: Dupla substituição no Fenerbahçe, com as saídas de Emre Mor e de Enner Valencia para as entradas de Bruma e de Miha Zajc.


60 minutos: Lincoln tenta a sua sorte do meio da rua, mas o remata raspa em Oguz Gurbulak e sai pela linha final. Pontapé de canto para a formação orientada por Jorge Jesus.


56 minutos: Remate de Emre Mor, à entrada da pequena área, para grande defesa de Serkan Kirintili.


54 minutos: Excelente jogada de entendimento entre Ferdi Kadioglu e Emre Mor, com um cruzamento do lateral direito, que ia na direção de Diego Rossi, a ser intercetado por Serkan Kirintili.


52 minutos: Golo (bem) anulado ao Umraniyespor, por fora de jogo de Adel Bettaieb.


49 minutos: Remate de longe de Serkan Goksu, ao lado do poste esquerdo da baliza de Altay Bayindir.


46 minutos: Substituição no Fenerbahçe, com a saída de Willian Arão para a entrada de Ismail Yuksek.


Início da segunda parte!


O conjunto de Jorge Jesus vai para o descanso em vantagem. Um resultado que se aceita, face à superioridade evidenciada ao longo dos primeiros 45 minutos, mas o Umraniyespor aproveitou um período menos fugaz do Fenerbahçe para causar alguns problemas à defensiva da equipa da casa.


Enner Valencia, de penálti, abriu o ativo logo aos 19 minutos, mas os forasteiros, à passagem da meia hora, lograram chegar ao empate, quando Tomislav Glumac, de cabeça, deu o melhor seguimento a um cruzamento da esquerda de Ermir Lenjani.


Depois disso assistiu-se a uma ligeira quebra da turma orientada pelo técnico português que, ainda assim, voltou a carregar no período final da primeira parte, acabando por ser recompensada com mais um golo. Já em período de compensação, e depois de uma transição rápida conduzida por Joshua King, Diego Rossi, descaído para o flanco direito, cruzou para o segundo poste, onde apareceu Enner Valencia a encostar para o fundo das redes contrárias.



Intervalo! Fenerbahçe 2 Umraniyespor 1. 


45+3 minutos: Golo do Fenerbahçe! Transição rápida dos comandados de Jorge Jesus, na sequência de um pontapé de canto a favorecer o Umraniyespor, passe de Joshua King para Diego Rossi, com o internacional uruguaio a cruzar com conta, peso e medida para o segundo poste, onde Enner Valencia, oportuno, a ter apenas que encostar para o 2-1.


Cinco minutos de tempo adicional mínimo concedidos a esta primeira parte.


41 minutos: Cartão amarelo a Adel Bettaieb.


33 minutos: Grande jogada individual de Emre Mor, que depois de tirar vários adversários do caminho tentou o remate de fora da área, mas a bola acabou por ser desviada para canto por um defensor contrário.


30 minutos: Golo do Umraniyespor! Canto da esquerda e Ermir Lenjani e Tomislav Glumac, de cabeça, faz o empate. 1-1.


29 minutos: Grande remate de Oguz Gurbulak, para bela intervenção de Altay Bayindir.


22 minutos: Cartão amarelo a Enner Valencia.


19 minutos: Golo do Fenerbahce! Enner Valencia, na transformação do penálti, faz 1-0.


18 minutos: Penálti para o Fenerbahçe. Depois de consultadas as imagens do VAR, a equipa de arbitragem decidiu-se pela marcação do castigo máximo, por mão Durel Avounou.


15 minutos: Cruzamento da esquerda de Lincoln e Joshua King, de cabeça, fica perto do golo, mas Tomislav Glumac, em cima da linha, nega a vantagem ao Fenerbahçe.


12 minutos: Cartão amarelo a Willian Arão.


3 minutos: Já na área, Emre Mor tentou a sua sorte, mas o remate do criativo turco saiu por cima da barra.


1 minuto: Geraldo, na cara de Altay Bayindir, remata para grande defesa do guarda-redes do Fenerbahçe.


Início da partida!


Recorde-se que o Fenerbahçe já não vence o campeonato turco há oito temporadas, sendo esse o principal objetivo do novo projeto do clube.


Umraniyespor: Serkan Kirintili, Serkan Goksu, Tomislav Glumac C, Allyson Aires, Ermir Lenjani, Antonio Mrsic, Oguz Gurbulac, Durel Avounou, Del Valle, Adel Bettaieb e Geraldo

Suplentes: Orkun Ozdemir, Onur Ayik, Mustafa Karagoz, Valenti Gheorghe, Tashin Hacimustafaoglu, Eser, Metehan Mimaroglu, Emre Nefiz, Issac Sackey e Fatih Sanliturk

Treinador: R. Ucar


Fenerbahçe: Altay Bayindir C, Luan Peres, Gustavo Henrique, Attila Szalai, Ferdi Kadioglu, Emre Mor, Willian Arão, Lincoln, Diego Rossi, Joshua King e Enner Valencia

Suplentes: Osmar Cetin, Mergim Berisha, Bruma, Miguel Crespo, Serdar Dursun, Arda Guler, Maurício Lemos, Osayi-Samuel, Ismail Yuksek e Miha Zajc

Treinador: Jorge Jesus


Já há equipas!


Após o empate na primeira partida, diante do conjunto ucraniano (0-0), o Fenerbahçe voltou a empatar, em casa (1-1), mas acabou por ser derrotado após prolongamento (1-2), desaire que ditou o afastamento do emblema turco - onde alinham os portugueses Miguel Crespo e Bruma - da Champions. Depois disso, e já na Liga Europa, o Fenerbahçe levou de vencida o Slovácko, por esclarecedores (3-0) e está com um pé e meio no playoff da segunda prova mais importante de clubes da UEFA.


Será o quarto jogo oficial do treinador português nesta nova aventura na carreira. Até à data, Jorge Jesus soma dois empates e uma vitória no tempo regulamentar, sendo que um dos empates acabou por redundar em derrota, como foi o caso do encontro da segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, diante do Dínamo Kiev. 


O Fenerbahçe defronta esta segunda-feira (19.45 horas) o Umraniyespor, na 1.ª jornada do campeonato turco, e A BOLA online vai acompanhar a par e passo a estreia de Jorge Jesus na competição. Venha daí connosco, caro leitor. Tem lugar no onze onze inicial...


Boa tarde!

Ler Mais
Comentários (27)

Últimas Notícias